January 16 2018

Jack Ma: a história do fundador da Alibaba

Posted by Ana Yamashita

Se você faz negócios com a China, ou somente se interessa pelo país e pela cultura chinesa, já deve ter ouvido falar da Alibaba, não é? Se não, com certeza conhece a AliExpress ou até mesmo já fez umas comprinhas por lá. O que você talvez não saiba é que a AliExpress é apenas uma parte do gigantesco negócio de Jack Ma, o chinês fundador da Alibaba que começou o seu negócio no próprio apartamento e hoje é um dos maiores bilionários da China e de todo o mundo. Hoje, vamos contar um pouco da história do empresário que tanto inspira empreendedores no Brasil e no mundo. Esperamos que ele te inspire também!

 

jack ma

 

Jack Ma: a história de um símbolo de perseverança

 

Primeiros passos

jack ma

O menino Ma Yun com seus dois irmãos.

Nascido Ma Yun, o chinês de 53 anos nasceu e cresceu na cidade de Hangzhou, no leste da China. Filho de dois artistas de pingtan – técnica tradicional de narrativa musical -, Ma veio de uma família com condições de vida simples, sem quaisquer luxos, e desde criança possuía a fama de ser um menino problemático e rebelde.

Desde jovem já demonstrava interesse em aprender inglês e, com apenas 10 anos, decidiu que aprenderia o idioma sozinho, já que sua família não poderia custear um curso formal àquela altura. Assim, começou a frequentar o Hotel Hangzhou, pedalando 70 minutos diariamente para praticar o idioma com os turistas que se hospedavam no hotel. E, oferecendo tours ao redor da cidade, Ma conquistou os estrangeiros e permaneceu na função por 9 anos, praticando sua proficiência no inglês e expandindo sua visão de mundo através desse contato, conforme contaria mais tarde em muitos de seus discursos.

Foi nessa época, também, que Ma Yun tornou-se Jack Ma. O rapaz notou que, em seus contatos com estrangeiros, muitos tinham dificuldade em pronunciar o seu nome e decidiu adotar uma nova identidade. Foi uma turista americana que sugeriu que escolhesse o nome Jack, muito mais compreensível para estrangeiros do que seu nome de nascença.

 

Vida profissional

 

jack ma

O jovem Jack Ma com um turista, em seu período como guia turístico em Hangzhou.

 

Depois de sua experiência como guia turístico por 9 anos, Jack Ma decidiu tentar entrar na universidade. Ironicamente, o rapaz nunca tinha sido bom com números, e sua dificuldade com os cálculos quase o impediu de cursar uma faculdade.

O exame admissional universitário chinês só poderia ser prestado uma vez por ano e Ma precisou de 4 anos de estudo para ser aceito. Assim, tentou ingressar em três universidades de prestígio de Hangzhou, mas novamente enfrentou dificuldades: foi rejeitado pelas três e precisou se contentar com uma universidade mediana de professores locais.

Contrariando todas as expectativas, o jovem demonstrou um desempenho impressionante em seus estudos e se graduou em Inglês. Uma das curiosidades mais famosas sobre Jack Ma nesse período é, também, mais uma história de “fracasso”: Ma tentou ingressar na conceituada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mais de 10 vezes e foi rejeitado em todas elas.

Foi também nesse período que se deu outra história muito divulgada em suas palestras: quando a rede de fast-food KFC chegou em sua cidade, o rapaz se candidatou a uma vaga de trabalho na empresa. Segundo ele, dos 24 candidatos, 23 foram aprovados e somente ele foi rejeitado sob o argumento de “não ser bom o suficiente” e ter “um currículo vergonhoso”.

 

Empreendedorismo e nascimento da Alibaba

 

jack ma

A equipe da Alibaba na época de sua criação, por volta de 1999.

 

Não só o KFC, mas 30 empresas rejeitaram Jack Ma nessa época sob essas justificativas. Profundamente frustrado e decepcionado com a sua vida profissional até este ponto, foi em 1995, quando era professor de inglês, que o jovem deu seus primeiros passos rumo a seu império bilionário.

Numa viagem aos Estados Unidos, Ma conheceu a internet, a grande novidade da época, e ficou fascinado com as inúmeras possibilidades que tal tecnologia oferecia. Segundo o próprio, realizou algumas pesquisas online e se surpreendeu com a ausência de resultados vindo da China ou mesmo de informações sobre o seu país na web.

Foi nessa lacuna que enxergou uma oportunidade de ouro: com a ajuda de um amigo, desenvolveu um site simples contendo informações sobre a China e já começou a receber um bom feedback de chineses. Assim, deu início à sua primeira empresa, cujo objetivo era desenvolver websites para algumas companhias locais venderem seus produtos online para o exterior. Nesse negócio, investiu 20 mil dólares, que renderam 800 dólares na época.

Sem nenhuma intenção de desistir diante das adversidades, Jack Ma e um grupo de 17 amigos fundaram a Alibaba, em 1999, que consistia apenas em um site similar ao anterior, buscando conectar vendedores e potenciais clientes numa plataforma global que atendesse pequenas e médias empresas.

Nessa época, todos os funcionários trabalhavam no apartamento de Ma no segundo andar do Lakeside Gardens, em Hangzhou, com a mínima estrutura possível para desenvolver esse trabalho. Foi no escritório improvisado que fez um inspirador discurso sobre as suas ambições para o seu grupo de amigos e funcionários, que você pode assistir aqui.

Mesmo após o trabalho árduo, Jack Ma não conseguia encontrar nenhum investidor que acreditasse no seu negócio e lhe concedesse qualquer apoio financeiro. Os grandes investidores e empresários da época duvidavam do potencial da internet e do modelo de negócio proposto por ele, bastante inovador naquela conjuntura e arriscado aos olhos daqueles que não possuíam o seu espírito visionário e empreendedor.

 

Do apartamento para o mundo: o sucesso da Alibaba

 

jack ma

Após diversos fracassos, Jack Ma criou um dos maiores impérios da China e do mundo.

 

O apoio financeiro começou a surgir com um investimento de US$5 milhões da Goldman Sachs e teve continuidade com investimentos na casa dos US$20 milhões com o presidente do SoftBank japonês, Masayoshi Son. Ma compartilhou uma grande parte da empresa com seus 17 cofundadores, mas ele e seu vice, Tsai, ainda detinham a maior parte do negócio.

A empresa começou a lucrar, de fato, no ano de 2002, momento em que Jack Ma decidiu criar uma plataforma para o consumidor para concorrer com o eBay: e assim nasceu o Taobao – em chinês, “em busca do tesouro” – desenvolvido com o auxílio do SoftBank numa força tarefa secreta.

Foi em 2004 que a Alibaba se consolidou como sucesso mundial, recebendo investimento de empresários famosos como Jarry Yang, co-fundador do Yahoo. Nessa altura, o mundo já havia abraçado as ideias revolucionárias de Jack Ma.

Hoje em dia, a Alibaba consiste em uma gigantesca cadeia de empreendimentos, todos idealizados por Ma, e vale, aproximadamente, 500 bilhões de dólares – valor que superou o do Facebook em 2014, quando a empresa abriu suas ações na bolsa de valores de Wall Street.

O fundador da Alibaba é famoso, também, por dar inspiradoras palestras ao redor do mundo – inclusive em Harvard – sobre sua história de vida e como sua perseverança o levou a construir um império virtual. Temos uma playlist só com alguns de seus discursos no nosso canal, e você pode assistir aqui.

Esperamos que a trajetória do carismático chinês tenha te inspirado também a perseverar em seus objetivos e, quem sabe, ser o próximo bilionário e inspiração para as gerações futuras. Não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários, ou, se preferir, uma mensagem motivadora!

 

Por Laís Barbosa, diretamente de Santos, SP, Brasil

Fontes: Blog Saia do Lugar, Estadão, Exame, Forbes

 

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +