Maio 16 2018

Importar da China: dicas de como encontrar bons fornecedores!

Posted by Victor Fumoto

Praticamente todo mundo já comprou alguma coisa pela Internet proveniente da China, não é mesmo? Hoje sites como o Alibaba são muito utilizados por quem busca adquirir algo barato. Mas, se você é um empresário, que tem por objetivo importar em grande quantidade da China, sabe como realizar suas importações? Este artigo irá abordar algumas dicas de como importar da China, especificamente em como encontrar bons fornecedores no país asiático, baseado em vídeos do nosso canal no Youtube. Quer saber mais? Confira abaixo!

 

Importar da China: trading ou fábrica?

 

 

Uma das principais dúvidas de quem quer importar da China é encontrar o melhor fornecedor. Sempre fica a pergunta: é melhor contatar uma trading ou fábrica na China diretamente?

Muitos brasileiros, quando vão à China participar de feiras de negócio, frequentemente perguntam se a empresa que está no stand é uma fábrica mesmo ou apenas uma trading. Isso se deve muito ao tabu de que comprar de tradings chinesas é ruim. A primeira diferença entre comprar de uma trading ou de uma fábrica está na diversidade de produtos. Uma trading costuma trabalhar com diferentes produtos dentro de uma mesma linha e tudo depende se você é uma pessoa iniciante ou não no processo de importação. Para aqueles que estão entrando no ramo agora, ter uma linha de produtos diversificada para vender é importante, então seria melhor negociar com a trading. Porém, se o comprador possuir uma alta demanda de produto e precisar de um fornecedor que tenha capacidade de entregar tudo aquilo que está pedindo, então seria melhor comprar diretamente de uma fábrica chinesa.

Uma outra diferença está no modo de trabalho. Muitas fábricas chinesas estão acostumadas a atender às demandas do mercado interno, porém são inexperientes em vendas internacionais. As tradings, por outro lado, são experientes em vender no mercado externo e sabem, por exemplo, quais as exigências do mercado e da legislação brasileira no momento da importação. Algumas fábricas, no entanto, já estão estruturadas com um departamento de comércio internacional, que lhes concede o know-how de como fazer esse tipo de venda.

Uma outra questão é a flexibilidade. Tradings podem vender uma quantidade menor de produtos, enquanto as grandes fábricas geralmente vendem apenas uma grande quantia do que foi produzido. Para um comprador iniciante, é indicado comprar em pequenas quantidades, então uma trading seria melhor; já para os que precisam de um grande volume de produto, uma fábrica é mais recomendada. As tradings também conseguem consolidar cargas, isto é, conseguir o mesmo produto de fábricas diferentes e colocá-los no mesmo contêiner.

 

Importar da China: como encontrar bons fornecedores

 

 

Num outro vídeo, a China Link Trading te dá dicas valiosas de como encontrar bons fornecedores na China e assim conseguir importar da China de modo eficiente. Uma das formas que um comprador pode encontrar um fornecedor no país asiático é através da Internet. Hoje já existem sites que oferecem uma plataforma B2B (Business to Business), em que apenas digitando algumas informações do produto você consegue encontrar um fornecedor. Esse tipo de busca, todavia, não é considerada a mais eficiente, pois há uma grande quantidade de informações falsas nesses sites. Então, caso a sua empresa queira fazer uma compra pela Internet, é sempre bom realizar uma auditoria com essa empresa para ver se a mesma é idônea.

Uma outra maneira de encontrar fornecedores na China é visitando feiras internacionais no Brasil. Muitas dessas feiras possuem áreas relacionadas à China ou à importação. Essas empresas que vêm ao Brasil muitas vezes são patrocinadas pelo governo chinês ou buscam novas oportunidades de negócio no país. A recomendação, todavia, é que mesmo assim não feche negócio sem antes fazer uma auditoria, seja presencialmente ou através de uma outra empresa, como a China Link Trading, para verificar as condições daquela fábrica.

A última dica dada neste vídeo seria a de ir à China e participar de uma feira de negócios no seu segmento. Assim, se sua empresa é do ramo de iluminação, recomenda-se participar de uma feira do segmento de iluminação na China. Esse tipo de feira é importante, pois através dela sua empresa pode ter acesso a uma gama de novos produtos, novas tecnologias e designs, uma vez que, certamente, contará com a presença de inúmeras empresas chinesas. Desse modo, sua empresa pode até importar da China produtos diferentes que possam expandir a sua linha de produtos vendidos aqui no Brasil. Para quem está interessado em conhecer novos produtos, aconselha-se a participação na Canton Fair, a maior feira de negócios do mundo.

Uma outra vantagem de você vir a uma feira de negócios na China é poder visitar a fábrica in loco e assim conhecer a capacidade de produção, o controle de qualidade dessa empresa e se eles têm um departamento de P&D para o desenvolvimento de novas tecnologias; além de conseguir construir um bom guanxi, isto é, um relacionamento de confiança mútua, com o vendedor dessa empresa.

Se você ainda tem dúvidas de como encontrar bons fornecedores na China, não hesite em entrar em contato conosco da China Link Trading e continue ligado no blog!

 

Por Victor Fumoto, diretamente de Indaiatuba, SP, Brasil

Fontes: China Link Trading

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +