Importação de produtos da China: setor da saúde

O setor da saúde é de grande importância no dia a dia das pessoas. Todos têm, de vez em quando, a necessidade de visitar o médico, fazer exames, usar medicamentos, entre outras formas de atender aos pedidos que o corpo faz. Muitos são os casos nos quais as pessoas precisam fazer exames dos mais variados, que exigem os devidos equipamentos que facilitam os diagnósticos feitos diariamente através do país. O Brasil não é um país forte na produção de grandes equipamentos, como os aparelhos de tomografia, ou ressonância magnética, e precisa suprir o setor da saúde de produtos menores, como gazes, ampolas, entre outros. Nesse caso, a importação é a melhor opção dos setores público e privado para obter suas ferramentas de trabalho. Importar da China também é uma opção para os que trabalham no setor da saúde, assim como em muitos outros. Vamos conhecer um pouco mais sobre as importações da China no setor da saúde?

 

Dando atenção às regras

Apesar da qualidade dos produtos de origem chinesa estar aumentando cada vez mais em diversos setores, não sendo mais o país de onde vêm produtos de baixa qualidade, como lhe foi rendida a má fama, o Brasil tem diversas especificações quanto à importação de produtos do setor da saúde, com normas que devem ser seguidas cuidadosamente. Essas especificações são requeridas principalmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA. É evidente que falar apenas sobre “equipamentos médicos” torna o conceito muito vago, então o que são especificamente os equipamentos médicos considerados pela ANVISA? São estes, segundo manual da agência: “todos os equipamentos de uso em saúde com finalidade médica, odontológica, laboratorial ou fisioterápica, utilizados direta ou indiretamente para diagnóstico, terapia, reabilitação ou monitorização de seres humanos e, ainda, os com finalidade de embelezamento e estética”.

 

equipamentos médicos
Os aparelhos e ferramentas do setor da saúde que podem ser importados da China são muito variados, desde que cumpram as normas.

 

Resolvida essa questão de termos e nomes, é importante lembrar que a ANVISA, vinculada ao Ministério da Saúde, trabalha para garantir que todos os padrões de segurança sejam cumpridos, evitando que os brasileiros corram o risco de sofrer acidentes ou desenvolver doenças decorrentes de possíveis negligências às normas de saúde durante a produção, embalagem e transporte dos equipamentos. Além de supervisionar o cumprimento das normas, a ANVISA classifica os itens importados do setor em diferentes níveis de risco que, independentemente destes níveis, devem todos ser importados com o consentimento da agência. É obrigatório que todos os produtos estejam de acordo com as normas presentes na Resolução da Diretoria Colegiada RCD nº 81 de 05/11/2008.

 

Explorando bem as vantagens do setor

A importação dos produtos para o setor da saúde é trabalhosa, o que acaba por intimidar muitos que desejam comprar produtos da China voltados às necessidades da área. Sendo assim, a concorrência é relativamente baixa, o que significa que desse meio podem surgir boas oportunidades de lucro. Para que tudo seja resolvido da melhor forma, o ideal é usar os serviços de uma trading confiável e com experiência em importar da China. Por isso, nós da China Link Trading ficamos contentes em ajudá-lo em todas as etapas do processo de importação. Com nossos escritórios localizados em regiões estratégicas na China, podemos garantir os melhores fornecedores, assegurando nossos clientes da veracidade das informações e da qualidade dos produtos desde a origem.

É importante ressaltar também que a China Link Trading possui um novo escritório na cidade de Itajaí, uma cidade portuária com grande movimentação de cargas tanto de importação quanto de exportação, atendendo todo o Estado de Santa Catarina. Com origens no século XIX, o porto de Itajaí é um dos maiores do Brasil em movimentação de carga, com localização estratégica e logística de qualidade. Além da estrutura oferecida pelo porto, você pode se tranquilizar com suas importações de produtos da área da saúde. E por que toda essa tranquilidade? Primeiramente porque além de seus escritórios na origem (China), a China Link Trading acompanhará de perto a chegada de seus produtos, cuidando para que a carga seja tratada com todo o cuidado e atenção merecidos, garantindo um serviço seguro e confiável.

 

escritório de itajaí
O Porto de Itajaí é o segundo maior do Brasil em movimentação de contêineres.

 

O segundo motivo que torna atrativo importar seus produtos pelo Porto de Itajaí, é relacionado aos incentivos do Estado de Santa Catarina às empresas que importam produtos no Estado, afinal, desde 2010, Santa Catarina oferece um regime tributário especial para empresas do segmento farmacêutico e de saúde. Pensando na necessidade de abastecer o mercado nacional com os produtos do setor, o Estado de Santa Catarina é adequado para receber as importações da China. Atualmente muitas empresas realizam suas importações pelos portos de Santa Catarina, para depois distribuir por todo o país devido aos incentivos do Estado.

Confira também o nosso vídeo com dicas para começar a importar!

A estabilidade técnica de Santa Catarina é importante para o bom funcionamento do setor de importações, e trabalhando em conjunto com a China Link Trading, você pode ficar seguro de que todas as suas necessidades de importação da China serão atendidas, facilitando seu trabalho, agilizando os resultados e dando maiores perspectivas de lucros em um setor onde a concorrência é relativamente baixa. Por isso, caso seja do seu interesse importar aparelhos e produtos do setor da saúde da China, entre em contato conosco e façamos bons negócios!

 

Por Arthur Bonsaglia, diretamente de Marília – SP.

Fontes: Passarini, Pronta Serviços Contábeis, ANVISA, G1, Porto de Itajaí.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário