Importação de máquinas da China – Guia passo a passo

Neste artigo, vamos explorar o que você precisa saber na hora de fazer uma importação de máquinas da China com segurança e evitar problemas comuns que ouvimos semanalmente de empresas e/ou pessoas que tentam fazer um processo de importação sem conhecer a cultura chinesa e o modo de negociar com a China.

 

importacao de maquinas

Algumas dicas mencionadas aqui para fazer sua importação de máquinas da China podem parecer básicas, mas tenha certeza que os pontos escolhidos aqui são os mais importantes para sua operação ter sucesso.

 

Passo 1 – RADAR de importação

Muitas empresas pecam neste passo 1, especialmente as MEIs e PMEs e acabam fazendo um pedido ou compra sem ter o RADAR de importação habilitado na empresa. Ter um fornecedor chinês não significa que a sua compra já está fechada, é preciso ter a documentação de importação correta e em dia para efetivamente importar da China.

Para habilitar o RADAR de importação na sua empresa, você pode aplicar na própria junta comercial da sua cidade ou pedir para seu contador dar entrada no processo. Alguns contadores possuem conhecimento nesta área e vão poder auxiliar sua empresa neste próximo passo. Você também pode contar com a China Link Trading para fazer este serviço, leia mais clicando aqui. O prazo médio de habilitação é de 30 dias se seu CNPJ estiver sem nenhuma pendência, em alguns casos pode ficar pronto em até 15 dias.

Caso você não tenha CNPJ e queira importar como pessoa física, você pode usar a modalidade do importa fácil dos correios. Essa modalidade também se extende para empresas que não tenham RADAR, no entanto, além desta limitar o valor de compra, o peso e cubagem da máquina ou outra mercadoria com maior volume provavelmente poderão impossibilitar a importação.

 

Passo 2 – Busca de fornecedores chineses de máquinas

Buscar fornecedores é uma tarefa complicada em qualquer segmento e em qualquer país. Se encontrar um anúncio do produto que estamos procurando fosse o único passo de compras, comprar da China seria muito mais fácil. Para encontrar fornecedores na China, essa tarefa se torna ainda mais complicada, já que devemos adicionar as diferenças culturais e entender como é a maneira do chinês fazer negócios, alem de driblar os golpistas e atravessadores.

> Leia sobre a feira de Cantão, a maior feira de negócios da China <

Uma das maneiras mais efetivas de encontrar fornecedores e fábricas é através de feiras de negócios na China. Existem diversas feiras específicas divididas por segmento de mercado que vão expor uma grande variedade de empresas chinesas que estão dispostas a levar você em suas instalações e fábricas para uma visita presencial. Dessa forma, você conhece a estrutura da fábrica e vê amostras de perto, alem de poder ver as máquinas chinesas funcionando.

Importar máquinas da China pode ser um processo extremamente perigoso se você escolher seu fornecedor sendo convencido apenas pelas fotos enviadas da “gigante” fábrica e da “simpatia” da atendente chinesa pelo MSN ou Skype. Existem diversos tipos de golpes e falcatruas que algumas empresas chinesas podem fazer antes e durante um processo de compra de máquina da China. Parece ser difícil de acreditar, mas pagar pelo produto e não recebe-lo será o menor dos seus problemas.

Se você ou a sua empresa não tiverem uma oportunidade em um futuro próximo de visitar uma feira de negócios da China para conhecer potenciais fábricas chinesas, você pode contratar o serviço de pesquisa de produtos e fornecedores da China Link Trading. Com este serviço, você terá a garantia de ter uma empresa da China selecionando e escolhendo os seus parceiros futuros.

fabrica de maquinas na china

 

Passo 3 – Auditoria da fábrica na China

Na hora da importação de máquinas e na busca de uma fábrica chinesa, existem alguns sites que podem facilitar esta busca. Nos famosos sites como o Alibaba e Made-in-China, é muito comum a presença de diversos fornecedores fantasmas. Isso é basicamente causado pela facilidade de qualquer empresa se tornar um ‘Fornecedor Ouro’ dentro destes sites, já que basta apenas pagar um valor fixo anual e estes sites promovem sua empresa, existindo ou não.

É claro que existem sim os fornecedores idôneos que estão expondo nesses sites de busca, mas não seria prudente ficar na dúvida e fechar um negócio às cegas, sem contar com uma auditoria de fábrica presencial na Chinaaveriguando toda a parte documental do fornecedor chinês, assim como as instalações da planta produtiva.

Tenha certeza que é muito mais fácil usar um photoshop e maquiar as fotos da fábrica e dos produtos, que efetivamente apresentar documentos reais e estrutura física que consiga atender a demanda de compra de sua empresa.

 

Passo 4 – Contrato de manutenção e peças sobressalentes

Se você já fez alguma negociação na hora de importar máquinas da China antes, provavelmente já ouviu muitas vezes a frase “No problem, my friend”. O fornecedor chinês falará alguma dessas frases comuns:
– ”Qualquer problemas na máquina importada, enviaremos novas peças”;
– ”Não se preocupe que nossa máquina não quebra. Já trabalhamos há muitos anos com este equipamento”;

Os argumentos acima não deixam claro quem será responsável pelo frete e envio das peças, qual o tempo de espera e reposição, quem deve enviar a peça primeiro, qual a porcentagem de peças que será enviada junto com a máquina importada da China sem custo, quais peças devem ser compradas junto com a máquina para uma rápida manutenção entre outras perguntas.

Lembre-se de que mesmo que o fornecedor chinês formalize todas estas questõea por email, a única maneira de garantir que seu contrato tenha algum valor legal é apenas com um contrato entre uma empresa chinesa com outra empresa chinesa. Essa é uma das vantagens de comprar uma máquina com a China Link Trading. Nós fazemos toda a parte contratual com a fábrica chinesa para garantir que a importação da máquina aconteça de uma forma eficaz e segura.

 

inspetor de qualidade china link

 

Passo 5 – Controle de qualidade e inspeção pré-embarque

Na hora da importar máquinas da China (ou na compra de qualquer outro produto) é imprescindível que seja feito o controle de qualidade da carga antes do embarque. Esse controle de qualidade precisa ser realizado por uma terceira parte, completamente neutra aos interesses da fábrica chinesa, e que tenha competência para se certificar de que a máquina funciona de acordo com suas expectativas.

Você tem algumas escolhas na hora de fazer uma inspeção: vir pessoalmente até a China para testar a máquina, chamar um amigo e conhecido e pagar as despesas de viagem dele até a fábrica, ou contratar uma empresa de controle de qualidade na China. A China Link Trading possui pessoal técnico e equipamentos de teste para garantir que a sua máquina saia da China nas condições que foram acordadas no momento da compra.

Lembre-se de que os chineses tendem a dizer que podem trocar a máquina importada na ocasião de um eventual problema. Mas você já parou pra pensar que só vai conseguir verificar se a máquina tem algum problema após fazer o processo de importação completo (impostos, desembaraço, frete e transporte rodoviário)? Fique esperto neste ponto, conhecemos diversos empresários que preferiram economizar no controle de qualidade e tiveram gastos muito maiores depois que a máquina importada da China chegou e não funcionou.

 

Passo 6 – A importação de máquinas e desembaraço aduaneiro

Este último passo é também um dos mais importantes, já que aqui podemos identificar se a máquina importada possui algum tipo de benefício fiscal de importação e ter sua carga tributária reduzida. Com uma boa análise fiscal e de tratamento administrativo na hora da importação de máquinas, você tem possibilidades de reduzir o imposto de importação e até mesmo o IPI.

A equipe da China Link Trading faz parte de um grupo que contém empresas de desembaraço aduaneiro e despachantes, frete internacional, transporte rodoviário e importadora no Brasil. Sua empresa vai precisar de profissionalismo no processo de escolha de um despachante de confiança para que a importação de máquinas da China ocorra de uma transparente e rápida.

Sempre consulte referências de outros clientes que já compraram ou adquiriam o serviço destes fornecedores no Brasil, eles podem fazer você encontrar um novo parceiro comercial como podem evitar grandes apuros.

Espero que este guia tenha lhe ajudado a entender quais são os passos de uma importação de máquinas da China. Quando for importar máquinas, conte com a China Link Trading para realizar todo o processo. Você pode sempre acessar nosso site ou falar conosco caso tenha alguma dúvida.

 


Veja Também


Deixe seu comentário