Importação de computadores da China

Não é segredo pra ninguém que os produtos que são fabricados na China possuem um preço muito baixo do mercado, devido, justamente, à mão de obra excedente no país mais populoso do mundo. Felizmente, os computadores, que são de grande uso para nossa vida cotidiana, também se incluem em tais produtos com faixas de preços muito mais acessíveis. Uma forma de aproveitar o início do ano e uma nova etapa em seu trabalho seria recomeçar com um novo e mais funcional computador! Neste texto trataremos mais a fundo sobre como você pode adquirir seu computador novo vindo direto da China, dando algumas dicas sobre a importação de computadores do país que mais exporta no mundo.

 

Computadores
Image by NetMaddy.

 

Importar computadores da China

Os computadores atingem cada vez mais o status de ferramentas absolutamente indispensáveis para as tarefas do dia a dia, seja nos escritórios ou mesmo em casa, proporcionando organização, entretenimento e, sobretudo, empregos a milhões de pessoas nas mais diversas áreas. Através da crescente corrida tecnológica, diariamente novas versões de computadores e notebooks são lançadas no mercado internacional através das mais famosas marcas como Apple, Sony, Dell, HP, entre outras marcas, e tais versões costumam ter preços muito altos aqui no Brasil, principalmente pela grande carga tributária que nosso país taxa para produtos eletrônicos, e é neste ponto econômico que comprar diretamente da China se mostra como uma alternativa muito mais favorável. Outra das principais vantagens de se comprar esse tipo de produto na China é que o respectivo país, por sediar a maioria das grandes fábricas eletrônicas do mundo, conta com uma imensa variedade de computadores, seja ele um desktop, notebook, entre outras linhas que funcionam como mobile. Para importar tais produtos eletrônicos, existem diversos sites, onde é possível encontrar produtos oferecidos diretamente pelos fornecedores da China, como é o caso do mais recomendável site para computadores, chamado uBid, que expõe nas suas ofertas o contato direto com os fabricantes. Mas não pense que seu produto chegará tão facilmente no Brasil, pois a Receita Federal irá reter a mercadoria e taxá-la para a liberação, mas isso não significa que tal procedimento não valerá a pena, uma vez que para remetentes que atuam apenas como uma pessoa jurídica, seu produto é taxado em 60% do valor, acrescidos os custos de frete, caso seja pago. Caso seu remetente seja uma pessoa física, há isenção de impostos para produtos de até US$ 50,00, o que equivale, hoje em dia, numa economia de mais de R$ 150,00 no seu produto final.

 

Computadores
Image by Business Destination.

 

O que os números de exportação dizem

Os dados de exportação chinês para computadores demonstram como o mercado dos eletrônicos tem atuado em todo o mundo. É possível perceber, através dos dados coletados nas alfândegas internacionais que têm perdido força, provavelmente relacionando-se com a grande crise imobiliária no ano de 2008, na bolsa de valores dos Estados Unidos, levando as exportações para computadores a uma queda, entre os anos de 2013 e 2017, em 24,3%, ou o equivalente à, aproximadamente, 1,3 bilhões de dólares estadunidenses. Nos atacados online da China, os produtos eletrônicos sofreram um pouco mais entre o mesmo período de tempo, sofrendo uma queda, entre os anos de 2013 e 2017 de 26,8%, significando um déficit acumulado de 795 milhões de dólares estadunidenses. O segundo que país que mais exporta computadores é a Alemanha, e por lá a queda, foi menor, percentualmente, entre tais anos, caindo 19%, mas as escalas de exportação dos dois países são muito diferentes, significando para o país europeu um déficit acumulado de 317 milhões de dólares estadunidenses. Os seguintes números demonstram uma repentina queda no faturamento em exportações de computadores de todo o mundo, podendo significar, de acordo com a lógica da oferta e procura, uma relativa baixa nos preços unitários nos produtos eletrônicos dentro das lojas, uma vez que se procura cada vez menos computadores importados.

 

Computadores
Image by Reinaldo Canato/VEJA.

 

Cuidados a serem tomados

Ao iniciar um negócio é importante que você compreenda os diferentes canais de mercado para determinados produtos e é justamente em tal quesito que os fornecedores chineses se destacam principalmente pelos baixos custos oferecidos de desenvolvimento do produto e do baixo custo de produção. De qualquer forma é preciso se atentar a confiabilidade das fábricas que você procura para não causar um efeito oposto ao desejado e acabar com algum prejuízo quando você estiver procurando sua principal ferramenta de trabalho no dia a dia nos atacados online.

Confira também esse vídeo do Lincoln sobre dúvidas de importação!

O que achou? Vai comprar um novo computador para você? Deixe seu comentário!

 

Por Lincoln Fracari, revisado por Lucas Fortes Mulati, diretamente de Ribeirão Preto, SP, Brasil

Fontes: UBid, Trademaps, Invest&ExportBrasil

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter

 

 


Veja Também


Deixe seu comentário