Higiene dos chineses: Tomar banho e escovar os dentes como no Brasil?

Geralmente nós não pensamos sobre o que fazemos constantemente todos os dias, nossos hábitos e costumes, pois, eles se tornam tão normais para nós que repetimos eles sem muita reflexão. Contudo, quando alguém de outra cultura entra em contato com a nossa, essa pessoa pode estranhar coisas que são muito “normais” aos nossos olhos. Entre tais costumes, está a higiene pessoal, que causa muita estranheza para os brasileiros que conhecem a China.

 

higiene

Chineses tomam banho e escovam os dentes como nós?. Fonte: História do mundo

Assim, muitos brasileiros que vão para China ou tomam conhecimento de informações sobre a higiene dos chineses ficam surpresos e até mesmo estranham alguns fatos que para eles são vistos com maus olhos. Logo, entre os costumes de higiene dos chineses que podem chocar muitos brasileiros, estão e banho e o ato de escovar os dentes em meio a todas as curiosidades da China.

 

Relação dos brasileiros a higiene pessoal

Nós brasileiros podemos achar muito diferentes os costumes de higiene dos chineses devido a fatores culturais e também ao clima tropical do país. O tempo quente fez com que nos acostumássemos a tomar banho com uma frequência muito maior que os europeus, por exemplo.

Segundo pesquisas realizadas, ninguém no mundo toma tanto banho quanto os brasileiros. Porém, é preciso atenção para que esse hábito saudável de higiene não vire desperdício.

O brasileiro vai para baixo do chuveiro até três vezes por dia. E nada de ‘banho de gato’ com aquela esponjinha ou então na banheira. O negócio é a ducha mesmo. Os colombianos, mexicanos e australianos também tomam muito banho, mas de diferentes maneiras.

Já no que se refere ao ato de escovar os dentes, é importante lembrar que a falta de higiene dos dentes pode causar severas dores e consequentemente queda dos mesmos. Uma boca e dentes mal cuidados também contribui para o aparecimento de infecções, que podem ir da boca para outras partes do organismo.

 

higiene

A importância de escovar os dentes. Fonte: Forumcpu.com

Assim, nesse quesito, os brasileiros estão escovando os dentes com uma boa frequência. Mas então, como será a higiene dos chineses que deixa muitos brasileiros surpresos?

 

Costumes de higiene dos chineses

Ao considerar a higiene dos chineses com seus dentes, apesar de a situação ter melhorado muito, é possível dizer chineses não escovam tanto os dentes como nós. Pesquisas indicam uma frequência diária menor que a média brasileira.

Já houveram várias campanhas do governo chinês com o intuito de mudar esse hábito. Um fato interessante é que uma pesquisa também mostrou que muitos chineses usam ervas ou chás para limpar os dentes, por causa da tradição ou da falta de dinheiro para comprar produtos dentários.

Já no que se refere ao banho, para uma população que adora um chuveiro como a nossa, a descoberta pode ser chocante. Pois, os chineses estão entre os últimos lugares na lista dos países que tomam mais banho. Os chineses não tomam banho todos os dias e podem passar até dois dias sem se preocupar com a questão. Outros costumes de higiene dos chineses estão em muitas vezes lavarem os cabelos em salões de beleza (serviço muito barato) e também, muitas vezes têm um kit de higiene, com uma bacia cheia de água quente e um pano para umedecer e passar nas extremidades do corpo.

Esses costumes de higiene não podem ser generalizados e não fazem com que os chineses cheirem mal. Apesar de não tomarem banho como os brasileiros, os chineses cuidam de sua higiene de outras maneiras para evitar mau cheiro e se higienizam conforme acham necessário. Esses costumes também não influenciam na aparência dos chineses, que no dia a dia aparentam sempre estar corretamente limpos (apesar de muitos brasileirosacharem que não).

 

higiene

Higiene dos chineses: lavar o cabelo em salões de beleza. Fonte: Br.depositphotos.com

Esses hábitos não se restringem somente ao gigante asiático, mas ocorrem em outros países do mundo. Seguidos pela Índia, onde se lava o cabelo apenas uma vez por semana, estão na fila a Turquia, Alemanha, Reino Unido e, surpreendentemente, Japão, com costumes um tanto questionáveis. De modo que os costumes de higiene dos chineses não acontecem de forma isolada.

Porém, por quais motivos os hábitos de higiene dos chineses são dessa maneira? De acordo com discussões existentes, isso pode ser determinado por diversos fatores como a questão climática, possível escassez de água e simplesmente um costume levado por muito tempo.

 

Discussões sobre higiene versus hábitos de higiene dos chineses

Assim, após conhecer os hábitos de higiene dos chineses que deixam muitos brasileiros espantados, podemos pensar na sua importância e eficácia.

Quanto a higiene bucal, não há controvérsias entre os especialistas de que escovar os dentes é muito importante, que evita diversos problemas e até mesmo sintomas sérios como infecções, não devendo ser negligenciado.

Já no que se refere ao banho, existe uma margem maior para a discussão. Muitos ecologistas defendem uma diminuição da quantidade de banhos e do tempo de duração do banho, para que a água seja economizada.   O banho é essencial para a saúde e está presente na higiene dos chineses, e de todos os povos, de alguma forma.

Para dermatologistas, o ato de tomar banho é importante, mas tomar tantos banhos por dia como os brasileiros pode não ser tão benéfico. Para o dermatologista Jayme de Oliveira Filho, mais do que um banho por dia pode prejudicar a nossa pele e aconselha passar mais sabonete onde é necessário, regiões axilares e genitais e utilizar sabonetes que tenham PH mais leves: infantis, líquidos. Banhos rápidos e não muito quentes, porque a temperatura também acaba tirando a proteção natural da pele”.

Não podemos julgar que nossos hábitos de higiene sejam os mais corretos e devem ser espalhados pelo mundo. Pois existem diferenças entre ps hábitos de higiene de culturas diferentes. Contudo, sempre deve ser priorizada a saúde da população.

Confira nosso mais novo vídeo do canal para conhecer sites para buscar fornecedores chineses. Acompanhe nosso canal para mais respostas sobre importação de produtos da China.

 

Por Pedro Mochiatti Guijo, diretamente de Marília, SP – Brasil.

Fontes: Marifigueredo.blogspot, G1, Oriente-adicta.blogspot, Brasil El Pais, Casadascomabola.wordpress, BBC.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário