Hábitos Chineses Curiosos: Conheça!

Alguns costumes orientais são vistos como diferentes pelos olhares de diversos países, principalmente os ocidentais, que não estão acostumados a vivenciar alguns dos aspectos culturais que são mais comuns no outro lado do mundo. E na China, há muitos desses costumes que, além de serem normalmente desconhecidos em outros lugares, quando descobertos, são comumente vistos com bastante surpresa. Ovos cozidos em urina? Gansos ajudando no combate ao crime? Sonecas em locais públicos? Conheça a seguir alguns hábitos chineses curiosos e surpreenda-se também!

 

9 Hábitos Chineses Curiosos

Anteriormente, já chegamos a apresentar alguns costumes do gigante asiático que costumam surpreender os turistas ocidentais. E, para complementar essa lista, elegemos mais 9 hábitos chineses curiosos que você provavelmente não conhecia. Vamos saber quais são?

 

hábitos chineses curiosos
Quando for comer arroz, nunca deixe os Kuàizi em pé dentro da tigela

 

1.Nunca deixar os Kuàizi de pé

Está em um restaurante ou fazendo uma refeição na China? Tome cuidado! Os Kuàizi, os famosos pauzinhos chineses(também conhecidos como hashis , para os japoneses) nunca devem ser posicionados de pé em uma tigela de arroz. Isso porque a imagem é vista como um mau agouro, já que relembra o posicionamento da prática da queima de incensos, feita para cultuar os mortos.

 

hábitos chineses curiosos
Gansos são utilizados pela polícia na província de Xinjiang

 

2.Gansos ajudando os policiais

Em alguns lugares como a província de Xinjiang, um dos hábitos chineses curiosos está ligado à segurança. Alguns locais domesticam gansos  para serem usados por policiais. As autoridades afirmam que as aves têm uma visão potente, além da possibilidade de serem agressivos, substituindo, assim, os cães de guarda na polícia.

 

hábitos chineses curiosos
Bata na mesa em sinal de agradecimento após os chineses te servirem chá

 

3.Refil de chá

Os chás são uma bebida muito consumida na China, e, por isso, é muito comum serem oferecidos pelos anfitriões a uma visita. Há o costume de sempre encher com a bebida as xícaras de chá, evitando deixá-las vazias. Quando isso acontecer, a pessoa cuja xícara foi cheia deve bater com os dedos suavemente na mesa, como uma forma de agradecimento.

 

hábitos chineses curiosos
Comum em muitos países, o hábito de deixar gorjetas não é bem visto na China

 

4.Gorjetas podem ser ofensivas

Mesmo o ato de dar gorjetas ser considerado bastante comum em diversos países do mundo, na China, elas são consideradas desnecessárias, e até podem ser vistas como uma prática ofensiva e mal-educada. As gorjetas só são dadas comumente em atividades relacionadas ao turismo, como durante tours e em hotéis.

 

hábitos chineses curiosos
Os chineses adoram tirar fotos com estrangeiros

 

5.Chineses pedindo para tirar fotos com turistas

Ás vezes, você pode ser surpreendido por um grupo de chineses pedindo para tirar fotos com você. Esse, que é considerado como um dos hábitos chineses curiosos, ocorre comumente em locais públicos. Os chineses ainda podem perguntar se você gostaria de tirar uma foto com eles também.

 

hábitos chineses curiosos
O face-kini é um dos hábitos chineses curiosos

 

6.Máscaras na praia

O padrão de beleza chinês valoriza o aspecto pálido da pele há anos e foi pensando nisso que o chamado face-kini surgiu.  Criado em 2014, esse tipo de máscara protege da luz do sol e até de queimaduras de água-viva e está se tornando cada vez mais comum em algumas praias chinesas, principalmente entre as mulheres.

 

hábitos chineses curiosos
Cochilar em locais públicos é uma prática comum entre os chineses

 

7.Cochilos em locais públicos

Um dos hábitos chineses curiosos mais comuns é o de tirar cochilos em lugares públicos. Pode ser nos trens, ônibus, dentro de carros ou em outros lugares públicos incomuns. Esse costume é tão conhecido no país, que existe até mesmo um site que se dedica a compilar fotos dos chineses dormindo em locais inusitados, como em bancos de parques, em pedras nas margens de rios e até mesmo nas calçadas !

 

hábitos chineses curiosos
Camisetas dobradas para o calor

 

8.Camisetas Dobradas no Calor

Na parte leste da China, de clima costuma bastante úmido, durante os meses mais quentes do ano os homens costumam adotar uma técnica para se refrescar: dobrar as camisetas, deixando somente as barrigas à mostra.

 

hábitos chineses curiosos
Essa iguaria típica da cidade de Dongyang é consumida há séculos

 

9.Ovos cozidos no Xixi?

hábitos chineses curiosos
Ovos são vendidos nas ruas de Dongyang

Sim, ovos de galinha cozidos em urina! Essa iguaria é um hábito curioso típico da cidade de Dongyang, no leste da China, e é vendida e consumida popularmente há séculos. Primeiro, os ovos são mergulhados em urina de meninos -normalmente menores de 10 anos- e são fervidos.

Depois, os ovos são retirados, as cascas são rachadas e retornam à urina, onde permanecem borbulhando por horas. Conhecidos como “ovos de meninos virgens”, essa iguaria é vendida nas ruas de Dongyang por ambulantes que garantem que os ovos trazem benefícios à saúde como melhora da pressão sanguínea, prevenção de ataques cardíacos e diminuição de dores no corpo.

Mesmo havendo controvérsias entre os médicos sobre os reais benefícios desses ovos, não se pode negar que eles viraram uma importante e bastante curiosa tradição dessa cidade chinesa, chamando muita atenção dos estrangeiros .

 

E aí, qual desses hábitos chineses você achou o mais curioso?

 
Por Camila Sakamoto, diretamente de São Paulo, SP, Brasil

Fontes: CNN, The New York Times, G1, Business Insider, LifeBuzz.

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site


Veja Também


Deixe seu comentário