Julho 04 2018

Futebol chinês e as suas curiosidades

Posted by Victor Fumoto

Todos sabemos o quanto o povo brasileiro é apaixonado por futebol. Ainda mais neste ano, com a Copa do Mundo da Rússia, as pessoas estão empolgadas com a Seleção Brasileira e torcendo para que tragam para casa o hexacampeonato. Enquanto todos vestimos os nossos uniformes verde-amarelos e nos preparamos para os jogos, será que os chineses também estão animados? Este artigo entra no clima da Copa e busca apresentar a vocês um pouco sobre o futebol chinês.

 

futebol chinês

 

O futebol chinês na Copa do Mundo

Para começar, lamento dizer que a Seleção Chinesa não foi classificada para esta Copa do Mundo. Todavia, os chineses já participaram de uma edição do evento, a Copa do Mundo de 2002, sediada no Japão e na Coreia do Sul. O futebol chinês, estreante, não obteve bons resultados. Caiu no grupo C da primeira fase e teve que enfrentar as seleções de Costa Rica, Turquia e a nossa Seleção Brasileira, da qual perdeu de 4 a 0.

 

A Super Liga Chinesa

Apesar do resultado pífio, o futebol chinês não é nada novo. Ao contrário, a modalidade esportiva foi introduzida aos chineses no começo do século XX, com a formação dos primeiros times profissionais. Futebol em mandarim pronuncia-se zúqiú (足球), e os chineses possuem um equivalente ao nosso Campeonato Brasileiro, que chamam de Zhōngchāo Liánsài (中超联赛), expressão que significa “Super Liga Chinesa” em português.

Este campeonato iniciou-se em 2004 e é jogado com 16 times, sendo que até o presente momento, 6 times já foram campeões, a saber, Shenzhen Jianlibao, Dalian Shide, Shandong Luneng, Changchun Yatai, Beijing Guoan e o time que mais vezes venceu a Super Liga, num acumulado de 7 títulos, o Guangzhou Evergrande. A seguir, conheça um pouco mais sobre o time que mais vezes venceu esse campeonato.

 

futebol chinês

O Guangzhou Evergrande é um time de futebol chinês sediado na cidade Guangzhou, na província de Guangdong. Foi fundado em 1954 e é considerado pela revista Forbes como o time de futebol mais valioso da China, avaliado em cerca 282 milhões de dólares. Como já dito anteriormente, ele foi o maior vencedor da Super Liga Chinesa e na sua escalação tem 3 brasileiros: Alan Carvalho, Ricardo Goulart e Talisca.

Por falar em jogadores brasileiros, você se lembra do Oscar? Ele jogou pela seleção canarinha na copa de 2014 e atualmente está no Shanghai SIPG, junto com os também brasileiros Elkeson e Hulk, que é o capitão do time. Além desses, outros brasileiros que se destacam no futebol chinês são Alexandre Pato (Tianjin Quanjian), Diego Tardelli (Shandong Luneng), Alex Teixeira e Ramires (Jiangsu Suning) e Renato Augusto (Beijing Guoan), o qual também jogará pela seleção na Copa da Rússia. Muitos desses jogadores foram atraídos pelo futebol chinês graças aos altos salários.

 

O brilho do futebol feminino da China

Se por um lado o futebol masculino na China não tem muito brilho, sua contrapartida feminina, todavia, é um grande orgulho para o futebol chinês. Embora não tão valorizado e muitas vezes desconhecido e ignorado pelo público amante do futebol, as mulheres têm lutado para conquistar o seu espaço num esporte ainda predominantemente masculino. E as chinesas têm contribuído para solidificar a presença feminina dentro dos gramados de estádios de futebol.

 

futebol chinês

 

A Copa do Mundo de Futebol Feminino, também realizada pela FIFA, teve a sua primeira edição justamente na China, em 1991. Em comparação com a sua versão masculina, esta é bem mais recente, visto que os homens já têm o seu torneio desde 1930, quando foi realizada a primeira edição no Uruguai. A China voltou a sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2007.

A seleção feminina de futebol chinesa conseguiu ser a vice-campeã na Copa de 1999, perdendo para os Estados Unidos, os quais detêm 3 títulos dessa modalidade. Apenas por curiosidade, as demais seleções campeãs são as da Alemanha, com 2 campeonatos ganhos, e Noruega e Japão, com 1 título cada uma. A Seleção Brasileira chegou ao terceiro lugar na Copa de 1999 e ao vice-campeonato na Copa de 2007. Além disso, a nossa jogadora Marta detém o título de maior artilheira da Copa, com um total de 15 gols.

 

futebol chinês

 

As chinesas também são fortes na Copa do Mundo de Futebol Feminino sub-20, nas qual chegaram a ser vice-campeãs duas vezes.  Ademais, na modalidade olímpica, as chinesas ganharam a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.

No ranking feito pela FIFA, os homens estão na 75ª posição, enquanto que as mulheres ocupam a 17ª colocação. Atualmente, as primeiras colocadas na modalidade masculina e feminina, respectivamente, são a Alemanha e os Estados Unidos.

Concluindo, embora o futebol chinês não tenha ainda a mesma atratividade que os times europeus ou mesmo brasileiros, isso é uma realidade em transformação devido aos altos investimentos feitos nos times locais e aos altos salários pagos também, os quais têm atraído jogadores brasileiros. Por outro lado, o futebol chinês feminino tem ganhado cada vez mais reconhecimento internacional pela sua qualidade e quem sabe possa contribuir, futuramente, para o maior suporte e aceitação do público a essa modalidade.

E aí, gostou de conhecer mais sobre o futebol na China? Quer saber mais? Continue ligado no blog!

 

Por Victor Fumoto, diretamente de Indaiatuba, SP, Brasil

Fontes: FIFA, Globo Esporte

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +