Setembro 28 2012

Festival do Meio do Outono – Festival da Lua

Posted by Lincoln Fracari

Meus amigos e conterrâneos brasileiros que me desculpem, mas amanhã oficialmente (para nós aqui na China) começa o tradicional feriado chinês chamado de Festival da Lua ou Festival do Meio do Outono, na verdade isso é o que menos importa, o importante é ficar uma semana de folga. Enquanto vocês amigos, como brasileiros que são e não desistem nunca, continuam suas rotinas normais, rs.

Festival do Meio do Outono

Chang’e, um dos símbolos do Festival do Meio do Outono

O Festival do Meio do Outono, é um tradicional feriado chinês que tem como origem o culto à lua. Como o nome sugere, o dia cai no meio do outono e simboliza a colheita e as reuniões familiares.

O festival, celebrado no 15º dia do oitavo mês do calendário chinês, não tem data fixa no calendário ocidental, mas o dia sempre ocorre durante a lua cheia, então é o motivo do feriado também ser chamado de Festival da Lua.

Descrições sobre o “meio do outono” apareceram primeiro nos “Ritos de Zhou”, a coleção de rituais da Dinastia Zhou do Leste 3.000 anos atrás. Eles descreviam o oitavo mês lunar, o segundo mês do outono, como “meio do outono”.

Os chineses começaram a celebrar o Festival do Meio do Outono no início da Dinastia Tang (618-907), um período de abundância material e florescimento cultural. Os chineses cultuavam a lua, oferecendo bebidas, frutas e comida nas ruas, expressando sua gratidãoão pela boa colheita e pedindo à deusa da lua que trouxesse boa sorte.

O templo da Lua, ou Yuetan, no centro de Beijing, era onde os imperadores das Dianstias Ming (1368-1644) e Qing (1644-1911) reverenciavam a lua.

O festival é considerado um importante feriado chinês, atrás apenas do Festival da Primavera, o Ano Novo Lunar chinês. O governo chinês listou o patrimônio cultural intangível do festival em 2006. E a data tornou-se feriado em 2008. O Festival do Meio do Outono conta com quatro patrimônios intangíveis.

O primeiro deles é o Bolinho da Lua. Segundo a lenda, os bolinhos da lua foram feitos pela primeira vez no século XIV, quando as pessoas trocavam panquecas que continham tiras de papel que diziam “Mate os Mongóis no 15º dia do oitavo mês”. Segundo dizem, esta era uma mensagem secreta do líder rebelde Zhu Yuanzhang, pedindo que os chineses se rebelassem contra o jugo mongol durante a Dinastia Yuan (1279-1368).

bolinho da lua

O tradicional Bolinho da Lua, que pode ter diferentes recheios, e é típico durante o Festival do Meio do Outono

O segundo é o Senhor Coelho. Conhecido como Tu’er Ye em chinês, o Senhor Coelho é um tradicional ícone do festival. Ele tem um corpo humano, mas a boca e as orelhas de um coelho.

Tu'er ou senhor coelho do Festival do Meio do Outono

O Tu’er, ou Senhor Coelho. Outra figura presente no Mid-Autumn Festival

O terceiro é o sentido casamenteiro do festival. Os chineses acreditam que a deusa da lua é uma casamenteira. Em algumas partes da China, bailes de máscaras são realizados durante o Festival de Meio do Outono para que homens e mulheres jovens encontrem parceiros. Uma a uma, as jovens são encorajadas a jogar seus lenços para a multidão. O homem que pegar o lenço e retorná-lo tem a chance de viver um romance com a dona do lenço.

Máscaras do Festival do Meio do Outono

Máscaras usadas durante o Festival do Meio do Outono na China

O último patrimônio intangível são as danças das lanternas e dos dragões. Estas são tradicionais atividades durante o feriado, mas são mais populares no sul da China, particularmente na Proví­ncia de Guangdong e em Hong Kong.

Mid-Autumn Festival

Dança das lanternas e dos dragões, típica em algumas regiões da China durante o Mid-Autumn Festival


Por Douglas Pazelli, diretamente da China

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site