Dezembro 23 2018

Ano Novo ou Festa da Primavera na China?

Posted by Victor Fumoto

Já parou para pensar que o Oriente se difere muito do Ocidente quanto aos feriados, cultura e celebrações? Dentre diversos fatos, o próprio dia 31 de dezembro tem outra razão e outra forma de ser comemorado na China. Ficou curioso? Continue lendo abaixo!

 

 

A tão esperada “Festa da Primavera” é o ponto principal que diferencia o Ano Novo Ocidental das comemorações chinesas no dia 31 de dezembro. É um evento muito importante e, mesmo com o passar dos anos e alterações no jeito de se celebrar a primavera, esta data continua sendo um dos eventos mais importantes para os chineses, assim como sua posição no calendário continua sendo insubstituível aos olhos das famílias e na ideologia da China. O Ano Novo Chinês (calendário lunar) ainda acontecerá no final de janeiro ou começo de fevereiro, onde a tradicional comemoração que perdura por dias une familiares e amigos, porém, a celebração do ano que termina acontece e energias positivas são desejadas para o ano que segue.

 

Mas então, do que se trata a Festa da Primavera?

A primavera, segundo o calendário lunar, é contabilizada há 4 mil anos de história. Até mil anos A.C., sua definição era “nian”, o que significava colheita de grãos, e todos esperavam a grande colheita. Atualmente, o que se é conhecido e praticado, é que a Festa da Primavera dura aproximadamente três semanas. Seu início é no dia 23 de dezembro e termina no dia 15 de janeiro (o período é determinado quando a lua nova se estende entre essas datas, ou seja, a celebração termina quando a primeira lua cheia do ano aparece). Nesse período, também se comemora a Festa de Lanternas, a qual a noite do dia 30 e 31 de dezembro são as mais importantes e são as quais as famílias e amigos se unem para a celebração.

Em cada região do país, a Festa da Primavera é comemorada unindo toda a família na véspera do ano novo. Tanto no sul quanto no norte, em meio a diferentes hábitos tradicionais entre famílias, a união dos parentes é algo indispensável.

Na mesa de jantar dos que moram no sul do país, há dezenas de pratos para a degustação da família, incluindo tofu e peixe, pois, seus significados refletem o conceito de “enriquecimento” em chinês. Já no norte do país, os pratos preparados pelas famílias costumam ser raviólis. Mas, tanto no sul quanto no norte, as famílias se sentam à mesa para degustar diferentes pratos, criando uma atmosfera animada, alegre e positiva.

A sobremesa também tem significado. O bolo de ano novo e tangyuan e yuanxiao (bolinhas de farinha de arroz glutinoso), representam a elevação do nível de vida e a felicidade da família.

 

Tradições nas comemorações

O hábito tradicional de despedida do ano velho e boas vindas ao ano que chega, permanece. Antigamente, fogos e bombinhas eram lançados, significando a expulsão de maldades, contudo, por questões de segurança e poluição, este ato foi proibido.

Para o primeiro dia do ano, as pessoas usam roupas novas para receber os amigos e familiares ou para ser recebido por eles em suas casas. A ocasião do Ano Novo era ótimo para a reunião de pessoas que estavam brigados ou desentendidos por algum acontecimento do passado. Estes sentimentos são eliminados com a troca de cumprimentos e palavras positivas durante a festa.

Muitas atividades e detalhem englobam a Festa da Primavera. Nas cidades, é possível ver óperas locais, danças típicas como a dança dos leões, yangge, pernas de pau e várias feiras com produtos locais. Ainda existem os que preferem assistir programas de televisão em casa, mas não é desmérito. Os programas nessa época são muito atraentes e focados no tema da primavera.

Outras pessoas, além de aproveitarem um ótimo jantar e rever os familiares, gostam de ir aos grandes centros das cidades que possuem as grandes telas, onde shows de fogos e cores, imagens de peixes e galáxias são reproduzidas, por exemplo, em Beijing.

 

 

O acender de lanternas fazem parte das celebrações durante a Festa da Primavera. O ato também simboliza elevação do nível de vida e essa tradição continua sendo mantida pelos chineses, apesar do envolvimento e desenvolvimento das famílias em novas atividades, como jogos online em casa, patinagem no campo e até mesmo, viajar para o exterior. Austrália e Nova Zelandia são exemplos de destinos muito procurados.

 

Tradições pelo mundo

A festa da Primavera não se limita apenas a ser celebrada na China. Outros países que a população chinesa está presente, também contam com a tradição, como Indonésia, Vietnã, Singapura, Filipinas. Além desses países, em outras grandes cidades de cultura ocidental a comemoração também se estabeleceu, devido a quantidade de imigrantes (Chinatown) e turistas, Sydney, Paris, Berlim, Lisboa e Nova York são exemplos.

De qualquer lado do mundo, os preparativos para o evento envolve uma grande limpeza na casa, uma lista com os melhores desejos são escritos em uma folha de papel da cor vermelha, pois, simboliza “Boa Sorte”. Além desse, veja abaixo outras palavras chinesas relacionadas a esta ocasião:

  • : 福 significa felicidade,
  • Chūn: 春; primavera,
  • Tùnián dàjí: 大吉, clima de festa,

Desta maneira, repare se em sua cidade existe alguma casa com uma luz vermelha pendurada acima da porta da casa e sob o teto desta pessoa. Se sim, as chances desta família estar celebrando esta histórica tradição é grande!

 

Lanterna pendurada na frente de uma casa em JingLi, ChengDu, China

 

E você leitor, já participou de alguma comemoração tradicional da China? Nos conte nos comentários!

 

Fontes: China ABC, Super Prof

Por Carolina Ranzoni, diretamente da Nova Zelandia.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter