Feriados chineses em 2016

2016 já começou, e veio com tudo! Após um ano turbulento como 2015, graças à crise brasileira que fez muita gente passar apertado durante o ano todo, a virada do ano trouxe promessas de que 2016 trará condições melhores de vida para todos. Na China, é o ano do macaco que se inicia, já que os chineses se regem pelo calendário lunar, e não pelo solar, como os ocidentais. Essa diferença de calendários faz com que, a cada ano, muitos dos feriados chineses caiam em dias diferentes do nosso calendário. Pensando nisso, elaboramos este pequeno guia com os principais feriados chineses em 2016, para você que quer planejar seus negócios comerciais com a China, ou para você que pretende viajar ao país este ano. Os feriados chineses listados aqui são aqueles considerados feriados nacionais, em que a maioria, se não a totalidade, dos estabelecimentos comerciais e empresariais do país cessarão suas atividades. Ao final, fornecemos uma TABELA com os principais feriados chineses em 2016, para facilitar sua visualização.

 

Principais feriados chineses em 2016

O Ano Novo Chinês (春节)

Como dissemos, o uso do calendário lunar faz com que os feriados chineses caiam em dias diferentes a cada ano, e o primeiro deles a observar essa diferença é o Ano Novo Chinês. Também comemorado em outros países países asiáticos, o Ano Novo Chinês é o principal feriado nacional chinês. Por duas semanas inteira, o país praticamente para. Lojas, supermercados, estabelecimentos comerciais diversos, empresas, etc., quase todos fecham suas portas. Na segunda semana, apesar de alguns desses lugares reabrirem, a esmagadora maioria ainda continua fechada. Isso porque os chineses voltam às suas cidades de origem, às suas casas, para passar o feriado ao lado de seus parentes mais próximos. Sim, o Ano Novo Chinês tem um componente familiar extremamente forte, assim como o Natal, que também é celebrado na China (apesar de muitos acreditarem que não). Além disso, não importa se estamos falando de feriados chineses em 2016 ou em qualquer outro ano, o Ano Novo Chinês é sempre o feriado nacional mais importante da China.

Em 2016, o Ano Novo Chinês será celebrado

entre os dias 7 e 13 de fevereiro

feriados chineses em 2016

 

Qingming Jie (清明节) – o feriado dedicado aos ancestrais

Os caracteres chineses para “Qing” e “ming” se referem, respectivamente, a “pureza” e a “limpeza” (o significado de “Jie” é apenas “feriado”). Isso porque, durante este feriado, os chineses vão aos cemitérios para reverenciar seus ancestrais, mas não o fazem somente ofertando-lhes flores e orações. Mais do que isso, vão aos cemitérios para cuidar, limpar, e passar pano nos túmulos de seus antepassados, como forma de mostrar seus repeito a eles. Muitas vezes comparado ao Dia de Finados brasileiro, ou ao Dia dos Mortos mexicano, o Qingming Jie figura entre os mais importantes dos feriados chineses em 2016, como ocorre todos os anos na verdade. Isto se deve graças à grande importância que os chineses devotam a seus antepassados, uma característica presente na cultura chinesa há, pelo menos, 4000 anos, ainda antes de que se iniciasse o período dinástico da história da China, período este que durou por cerca de 3000 anos.

Em 2016, o Qingming Jie será celebrado

entre os dias 2 e 4 de abril

feriados chineses em 2016

 

Dia do Trabalho (国际劳动节)

Diferentemente da maioria dos feriados chineses, o Dia do Trabalho na China segue o calendário solar. Assim sendo, ele também é celebrado no dia primeiro de maio. No entanto, o Dia do Trabalho na China também engloba os dias 30 de abril e 2 de maio. As origens desse feriado na China são as mesmas que nos outros países, ou seja, as revoltas dos trabalhadores americanos que demandavam carga laboral máxima de 8 horas por dia, ocorridas no final do século XIX. No século XX, a maioria dos países do mundo passou a reconhecer o primeiro de maio como o Dia Internacional do Trabalho, e a China também. Assim, dos feriados chineses em 2016, o Dia do Trabalho na China pode ser considerado o menos tipicamente chinês.

Em 2016, o Dia do Trabalho na China será celebrado

entre os dias 30 de abril e 2 de maio

 

Dragon Boat Festival (端午节)

Este feriado é dedicado a Qu Yuan (屈原), um dos poetas mais importantes da história da China. Durante os dias do feriado, os chineses comem muito! Especialmente zongzi (粽子). E também bebem bastante. Principalmente xionghuangjiu (雄黄酒). Os primeiros são bolinhos de arroz que mudam bastante de sabor, dependendo da região da China em que você está, variando de sabores doces no norte até salgados no sul. O último é uma bebida alcoólica que, frequentemente, faz muitos chineses nem se lembrarem de como passaram o feriado, graças à quantidade que alguns deles podem tomar em um curto período de tempo.

Mas muitas das calorias que os chineses ingerem durante este feriado são gastas rapidamente. Uma das principais atividades do Dragon Boat Festival é a corrida de botes, em homenagem a Qu Yuan (aquele poeta citado acima), que teria se jogado a um rio, morrendo afogado, por preferir a morte ao exílio. Se você pretende visitar a China durante algum dos feriados chineses em 2016, o Dragon Boat Festival é uma boa opção pra você.

Em 2016, o Dragon Boat Festival será celebrado

entre os dias 9 e 11 de junho

feriados chineses em 2016

 

Festival do Meio do Outono ou Mid-Autumn Festival (中秋节)

As origens deste feriado estão entre as mais antigas da história chinesa, remontando a pelo menos 3000 anos atrás, ainda na dinastia Zhou (周). Carregada de mitologia, a história do Festival do Meio do Outono conta que Hou Yi (后羿) destruiu nove sóis que haviam queimado seu povo, e como recompensa, a Deusa-Mãe do Oeste lhe deu o elixir da vida. No entanto, ele não quis consumir o elixir, e o deixou para sua amada, Chang’e (嫦娥), que foi obrigada por um dos aprendizes de Hou Yi a tomá-lo, tornando-se uma imortal. Diz-se que Chang’e viajou para a lua, onde vive até hoje, observando seu amado Hou Yi.

feriados chineses em 2016

Por isso, uma das principais características do Mid-Autumn Festival é justamente o Bolinho da Lua, guloseima muito facilmente encontrada na China nessa época do ano, e que geralmente é comido com a família reunida sob a luz da lua cheia. O número de casamentos também aumenta durante o festival, devido à história de Chang’e, que os chineses acreditam ser uma deusa casamenteira, e que pode trazer sorte ao casamento. Além disso, a decoração feita para este feriado é uma das mais bonitas, com lanternas e faróis coloridos que iluminam as noites chineses por vários dias. Todos os anos incluído entre os principais feriados chineses, o Mid-Autumn Festival com certeza também será um dos maiores feriados chineses em 2016.

Em 2016, o Mid-Autumn Festival será celebrado

entre os dias 15 e 17 de setembro

feriados chineses em 2016

 Dia Nacional da China ou Chinese National Day (国庆节)

Um dos mais recentes feriados chineses, o Dia Nacional da China nasceu em 1949, e começou a ser celebrado em 1950, por decisão do governo chinês. Durante toda a década de 1950, grandes paradas militares e celebrações públicas ocorriam todo primeiro de outubro. Na década de 1960, devido problemas econômicos, as paradas militares foram suspensas, embora as celebrações em massa da população terem continuado. A partir da década de 1970, as festividades de massa foram sendo gradativamente substituídas por visitas a parques e outros lugares públicos, costume que continua até hoje. Apesar de durar oficialmente 3 dias, o Chinese National Day geralmente tem duração de uma semana, incluindo o fim de semana. Por isso, caso você queira gastar um tempo maior na China durante algum dos feriados chineses em 2016,  está é uma época muito boa.

Em 2016, o Dia Nacional da China será celebrado

entre os dias primeiro e 7 de outubro

feriados chineses em 2016

 

Tabela com os principais feriados chineses em 2016

      Dia do mês Feriado Dia da semana

Comentários

7 a 13 de fevereiro

Ano Novo Chinês Domingo a sábado

1º dia do 1º mês lunar

2 a 4 de abril

Qingming Jie Sábado a 2ª feira

Limpeza da tumba dos ancestrais

30 de abril a 2 de maio

Dia do Trabalho Sábado a 2ª feira

Celebrado juntamente com diversos outros países, incluindo o Brasil

9 a 11 de junho

Dragon Boat Festival 5ª feira a sábado

As folgas serão compensadas no dia 12 de junho

15 a 17 de setembro

Festival do Meio do Outono 5ª feira a sábado

As folgas serão compensadas no dia 18 de setembro

1 a 7 de outubro

Dia Nacional Sábado a 6ª feira

Folgas serão compensadas nos dias 8 e 9 de outubro

Por Gabriel Condi, diretamente de Wuhan, Hubei, China

Fontes: China na minha vida, Office Holidays, material de estudo preparatório para o Chinese Bridge, livro “As Religiões Chinesas”

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook e em nosso site.


Veja Também


Deixe seu comentário