Feriados Chineses em 2018: confira o calendário!

O ano de 2018 chegou, e, com ele, todos os planos para os meses que virão. E, com a chegada de um novo calendário, tanto no Brasil quanto na China, sabemos que é importante saber com antecedência quais serão as datas mais importantes para os chineses e quais desses feriados podem impactar de alguma forma os seus negócios com a China. Assim, como sempre fazemos no início do ano, trouxemos o calendário de feriados chineses em 2018 para que você possa se preparar e se planejar com antecedência neste ano que se inicia. Conheça cada um dos feriados e saiba quando serão comemorados na China!

 

Feriados Chineses em 2018

Os feriados na China funcionam de maneira um pouco diferente dos feriados no Brasil. Primeiramente, eles não são tão numerosos quanto por aqui! Oficialmente, a China reconhece somente 7 feriados nacionais, durante os quais há o costume de se tirar folga para as celebrações. Quando esses feriados são durante a semana, os trabalhadores geralmente precisam repor os dias sem expediente posteriormente, mesmo em finais de semana. Existem, é claro, mais datas comemorativas no país, mas estas não são reconhecidas como feriados.

Outra diferença importante é que os chineses não se guiam através do calendário solar, como nos países ocidentais, e sim do calendário lunar. Assim, muitos feriados na China não são celebrados sempre na mesma data, sofrendo alterações todo ano, por isso a necessidade de conferir o calendário de feriados chineses em 2018 e a cada novo ano. A seguir, faremos um breve resumo do significado de cada feriado, suas datas neste ano e como são comemorados no país!

 

Dia do Ano Novo (01/01)

Embora não seja tão celebrado, nem tenha um significado tão grande quanto o Ano Novo Chinês, o dia do Ano Novo é considerado feriado oficial pelo governo chinês. Neste ano, os dias de folga compreenderam os dias 30, 31 de dezembro de 2017 e 1 de janeiro de 2018.

 

Ano Novo Chinês (16/02)

 

feriados chineses em 2018
O Ano Novo Chinês é o mais importante e mais longo dos feriados chineses.

 

O Ano Novo Chinês é, sem dúvidas, o mais importante dos feriados chineses. Sua data também é influenciada pelo calendário lunar e, portanto, também é comemorado em datas diferentes a cada ano. Em 2018, o Ano do Cachorro, o Ano Novo Chinês será comemorado oficialmente no dia 16 de fevereiro e suas comemorações se estenderão do dia 15 ao 21 de fevereiro.

É importante lembrar que, oficialmente, as comemorações são de 7 dias, sendo os 3 primeiros irrevogáveis, mas tradicionalmente comemora-se por 15 dias e muitas pessoas, principalmente no interior do país, ainda respeitam esse calendário. O Ano Novo Chinês é considerado um calendário familiar: é a data em que as famílias chinesas costumam se reunir para celebrarem juntas a chegada de um novo ano, assim como fazemos no Brasil no Natal.

Durante todos esses dias as empresas, lojas, estabelecimentos comerciais fecham as portas, os trabalhadores tiram folga do trabalho e as crianças não têm aulas nas escolas. Assim, cerca de 3 dias antes do feriado inicia-se a maior migração anual de pessoas no mundo, de chineses dentro da China, e se estende até 7 dias após a data.

 

Qingming (05/04)

 

feriados chineses em 2018
O Qingming Festival é semelhante ao Dia de Finados no Brasil.

 

Este importante feriado é a data em que os chineses homenageiam e prestam respeito aos mortos. Semelhante ao Dia de Finados no Brasil, os chineses costumam visitar os cemitérios, deixando flores, orações e limpando os túmulos de seus familiares falecidos. Uma tradição chinesa desta data é a de soltarem um tipo de pipa com pequenas lanternas no céu, formando uma bela imagem no céu noturno. O Qingming Festival é tão celebrado na China devido à importância da figura dos antepassados entre os chineses. Em 2018, ele será comemorado nos dias 5 e 6 de abril.

 

Dia do Trabalho (01/05)

 

feriados chineses em 2018
O Dia do Trabalho é um feriado internacional e também é comemorado em 1º de Maio.

 

O Dia do Trabalho é um dos poucos feriados chineses que segue o calendário solar e, portanto, é celebrado na China no mesmo dia em que comemoramos no Brasil e em outros países. A grande diferença é que na China o feriado é prolongado, e, em 2018, se estenderá do dia 29 de abril ao dia 1º de maio.

 

Dragon Boat Festival (18/06)

 

feriados chineses em 2018
Um dos principais feriados chineses, o Dragon Boat Festival existe há mais de 2000 anos.

 

O Dragon Boat Festival, também chamado de Duan Wu ou Tuen Ng Festival, é também um dos principais feriados chineses em 2018 e um dos mais tradicionais, sendo comemorado há mais de 2000 anos. A data é uma celebração a Qu Yuan (340 a 278 a.C), um antigo poeta chinês. Sua comemoração ocorre no quinto dia do quinto mês lunar, que, em 2018, cairá no dia 18 de junho e será comemorado entre os dias 16 e 18 de junho.

Há diversas tradições na cultura chinesa ligadas à data, como as corridas de botes em formato de dragão chinês e o Zongzi, um bolinho feito de massa de arroz glutinoso, embrulhado em folhas de bambu em formato de pirâmide. Os Zongzi podem ter vários tipos de recheio dependendo da região do país.

 

Festival do Meio do Outono (24/09)

 

feriados chineses em 2018
O Festival do Meio do Outono está ligado à celebração da Lua.

 

Também conhecido pelo nome em inglês, Mid-Autumn Festival, é um dos mais celebrados feriados no gigante asiático. Sua comemoração ocorre sempre no 15º dia do 8º mês do calendário lunar e deve seu nome ao fato de marcar a metade da estação do Outono. Também é conhecido como o Festival da Lua, já que acontece no período do ano em que a lua mostra-se mais brilhante e redonda, além da grande ligação que apresenta com este astro. Em 2018, sua data oficial será 24 de setembro, mas as comemorações acontecerão entre os dias 22 e 24.

Esta famosa data existe há mais de 3000 anos e costuma ser associado a lendas e mitologias chineses, além de antigos costumes de sacrifícios em nome da lua: esta era considerada dona de uma grande influência sobre as mudanças das estações e produção agrícola e, por essa razão, era bastante reverenciada.

Devido a esta relação com a lua, alguns dos principais costumes deste feriado ainda fazem referência à ela. A principal comida típica do Festival do Meio do Outono é o Bolinho da Lua e, acredita-se que ele possua a simbologia de reunir as famílias. É bastante comum entre os chineses oferecer Bolinhos da Lua de presente a amigos e familiares como uma forma de desejá-los uma vida longa e feliz.

 

Dia Nacional da China (01/10)

 

feriados chineses em 2018
Desfile na Praça Tiananmen no Dia Nacional da China.

 

O Dia Nacional da China acontece todo ano no dia 1º de outubro em comemoração ao aniversário da fundação da República Popular da China, que se deu na mesma data, no ano de 1949. Este é o segundo mais longo entre os feriados chineses em 2018, perdendo apenas para o Ano Novo Chinês, e suas comemorações se estendem por, ao menos, 7 dias. Por esse motivo, ficou conhecido como “Semana Dourada”, um dos períodos do ano com a maior movimentação de pessoas dentro do país. Em 2018, o Dia Nacional da China será um feriado prolongado entre os dias 1 e 7 de outubro.

Entre as diversas tradições ligadas à essa data, estão os desfiles abertos ao público, a queima de fogos, exposições de danças e músicas, além de adornos e esculturas de tons patrióticos espalhados por quase todas as cidades do país. Nessa época, é bastante comum entre os chineses utilizar acessórios estampados com bandeiras chinesas e outros símbolos do seu amor à república chinesa.

 

Calendário de Feriados Chineses em 2018

 
feriados chineses em 2018 
 

Agora que você já sabe quais são os feriados chineses em 2018, é hora de se planejar de acordo com eles, seja você um importador preocupado com suas importações, ou alguém interessado em viajar para a China! Não deixe de conferir nosso vídeo sobre os feriados na China, prepare-se para os feriados e evite surpresas desagradáveis em suas importações ou viagens. No mais, desejamos um Feliz Ano Novo e um próspero Ano do Cachorro!

 

 

Por Laís Barbosa, diretamente de Santos, SP, Brasil

Fontes: China Link Trading; China na Minha Vida; Travel China Guide

 
Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:
Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +
 
 
 
 
 


Veja Também


Deixe seu comentário