Conheça Fenghuang, a cidade histórica que leva o nome de Fênix Chinesa

Já pensou em ir para uma cidade antiga, cheíssima de história, festivais e com a fama de um dos lugares mais lindos da China? A cidade que inspira artistas do mundo todo está te esperando!

 

Fenghuang: história para todo o canto!

O nome Fenghuang (湖南凤凰) é originado da lenda que conhecemos no ocidente como fênix chinesa, que conta a história de um pássaro que fora consumido por chamas e que, posteriormente, renasce das cinzas, simbolizando a virtude e a graça. Segundo o que contam por lá, a cidade recebeu esse nome pois foi lar de duas dessas criaturas místicas, que acharam o lugar tão bonito e encantador que decidiram nunca mais abandoná-lo. A cidade também recebe o apelido de cidade anciã, justamente por ter preservado aspectos da arquitetura da dinastia Qing (1644- 1911), período em que fora construída. Portanto, Fenghuang é a chave para se conhecer como eram as coisas antes da era da modernização.

A cidade de Fenghuang (que na verdade é considerada uma vila) é um lugar encantador para aqueles que gostam de paisagens românticas e inspiradoras. Localizada a aproximadamente 2.000 quilômetros de distância de Pequim, na província de Hunan, a cidade é cercada por florestas e cortada pelo rio Tuo Jiang. O que chama muito a atenção das pessoas que visitam o local, é a predominância da cor verde: montanhas com vegetação densa juntamente com o rio que também reflete a cor, proporcionando uma experiência incrível por se tratar de um lugar único.

 

Fenghuang
Fenghuang: você vai se apaixonar. Créditos da imagem: Photostock

 

A mistura da beleza natural com a ação humana

De dia, observamos uma arquitetura um tanto quanto peculiar das casinhas feitas de madeira na beira do rio, que parecem até mesmo uma cena de algum filme retratando algo antigo e misterioso, juntamente com mais de 200 ruas feitas de pedras irregulares, conservando o estilo de construção por mais de um século. Além disso, também vemos a importância do rio Tuo Jiang na vida dos moradores locais, pois o utilizam tanto para pescar seu alimento quanto para lavar suas roupas.

Durante a noite, a mesma paisagem das casinhas de madeira na beira do rio se transforma: luzes espalhadas por elas se acendem e iluminam o cenário. Por isso, fazer passeios de barco tanto de dia quanto de noite é essencial para conhecer a cidade, além de ser uma experiência incrível.

 

Fenghuang
A beleza indescritível da cidade à noite. Créditos: Photostock

 

A diversidade étnica local

Outra coisa interessante é que Fenghuang é ponto onde vivem duas minorias étnicas chinesas, os Miao e os Tujia. Por isso, outro ponto imperdível da cidade é a aldeia Miao, onde é possível encontrar formas de entretenimento e festivais tradicionais desse povo- além da culinária ser diferente da do resto da China. Se você gosta de acessórios de prata também veio ao lugar certo: os Miao não medem esforços ao criar ornamentos feitos desse material, sendo possível encontrar uma enorme variedade deles. Ademais, principalmente durante festivais, homens e mulheres (que são conhecidas por terem uma beleza diferenciada) se vestem com roupas tradicionais de seu povo.

 

Fenghuang
Mulheres da etnia Miao com vestimentas tradicionais. Créditos da imagem: Photostock

 

Uma viagem no tempo

Em Fenghuang existem 24 famílias tradicionais e influentes, cada qual com seu próprio templo para homenagear seus antepassados e fazer reuniões- as quais acontecem até hoje- além de mais de 200 construções de residências antigas que se mantiveram ao longo de mais de um século. Porém, um local que merece destaque é o Templo Ancestral da Família Yang: construído em 1836, o templo é ricamente decorado com várias peças de arte e arquitetura preservada desde a época de sua construção, permitindo que você volte tenha uma experiência parecida com voltar ao século XIX quando a visita.

Além disso, se você for fã de visitar construções antigas como o da família Yang, outra indicação é o Chongde Hall: sendo um pouco menor do que a atração anterior, o lugar merece destaque pela delicadeza e a grande quantidade de antiguidades perfeitamente conservadas do século XIX, exibindo, principalmente, uma enorme quantidade de materiais escritos- motivo pelo qual atrai pessoas do mundo todo, especialmente calígrafos.

 

Fenghuang
Dentro de um templo da cidade de Fenghuang. Créditos: Paulstravelpics

 

Para finalizar, Fenghuang foi o lar de um dos mais famosos escritores chineses da modernidade: Shen Congwen. Em suas obras, o autor incorporou fortemente a cultura e tradições de sua terra natal, sendo ler algumas delas uma ideia interessante para os amantes de literatura que pretendem conhecer a cidade. A antiga casa de Shen, construída em 1866, atualmente é aberta para visitação e exibe o local onde ele nasceu e a mesa que utilizava para escrever seus romances. Além disso, o local também exibe uma coleção de fotografias e homenagens feitas por diversos artistas, traçando a vida do autor.

E então, malas prontas?

 

Por Caroline Malheiros, diretamente do coração do estado de São Paulo.

Fontes: Travel China Guide, Top China Travel, CRI

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +


Veja Também


Deixe seu comentário