February 11 2016

Feiras de Negócios na China

Posted by Gabriel Condi

Tire o maior proveito possível

das Feiras de Negócios na China

Muita gente sabe que a China já é a segunda maior economia do mundo. Quem já pesquisou um pouco mais sabe, também, que o modelo econômico chinês que levou o país à sua posição atual teve início na virada da década de 1970 para 1980. Desde então, o país vem apresentando taxas de crescimento anuais de causar inveja na maioria dos países considerados desenvolvidos ao redor do mundo, e de maneira consistente. Nas últimas quatro décadas, as empresas chinesas aumentaram em tamanho e número, e a quantidade de dinheiro que circula no país aumentou exponencialmente. Mas como isso tem se refletido nas feiras de negócios na China? Qual a dimensão e a importância delas para quem realiza negócios com o país? E o que de mais importante quem participa dessas feiras precisa saber para aumentar as chances de fechar um bom negócio? É o que vamos abordar neste guia, elaborado para te ajudar a aproveitar o melhor que as feiras de negócios na China têm a oferecer.

feiras de negocios na china

 

Quais as principais feiras de negócios na China?

A variedade de feiras de negócios na China é quase tão grande quanto o seu território ou sua economia, e quase tão larga quanto sua História. Algumas oferecem produtos específicos, outras apresentam produtos de várias categorias em um mesmo lugar. Algumas acontecem em períodos regulares de tempo, seja semestralmente, anualmente ou em períodos mais largos; outras não são tão regulares assim. Dada a quantidade enorme de feiras de negócios na China, descrevemos abaixo, em linhas gerais, algumas das principais. Em seguida, fornecemos alguns links para você buscar a feira que mais tem relação com seu negócio.

 

Feira de Cantão

A Feira de Cantão é a maior e a principal feira de importação e exportação da China. Dada a sua importância, separamos um tópico especial ao final deste artigo, que trata apenas dela.

 

SIAL China

A SIAL China é a maior feira de negócios do ramo alimentício em toda a Ásia. Criada em 1999, a feira ocorre todos os anos em Shanghai, no mês de maio, e tem duração de três dias. Incluindo expositores chineses e estrangeiros, a SIAL China se subdivide em 21 subcategorias de produtos alimentícios, atingindo quase 3000 expositores (metade dos quais são chineses, sendo a outra metade formada por estrangeiros) e ultrapassando os 66.000 compradores.feiras de negocios na china

Entre as feiras de negócios na China, a SIAL China é, provavelmente, a mais importante para o mercado brasileiro do agronegócio, já que o Brasil possui tradição na exportação de commodities, e a China é o principal importador e exportador do nosso mercado. A importância da feira é tão grande, que o próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), juntamente com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), apoiam a participação brasileira na feira todos os anos.

 

Hong Kong Electronics Fair

feiras de negocios na china

Esta feira exibe os mais variados produtos eletrônicos que você pode imaginar! Novas invenções, produtos de telecomunicação e audiovisuais, sistema de navegação, produtos ecologicamente corretos, e muito mais. Por isso, além de empresários que trabalham no campo dos eletrônicos, a feira também atrai muitos usuários amadores e/ou aficionados pelo mundo do virtual.

A Hong Kong Electronics Fair também ocorre duas vezes ao ano, em sua edição de primavera e sua edição de outono, na cidade de Hong Kong. Coincidência ou não, ela sempre ocorre mais ou menos ao mesmo tempo que a Feira de Cantão. Graças à proximidade entre Hong Kong e Guangzhou (a cidade onde ocorre a Feira de Cantão), muitas vezes é possível gastar um ou dois dias em cada uma delas, caso você queira aproveitar as duas.

feiras de negocios na china

 

Principais feiras de negócios na China, separadas por mês

Grande parte das feiras de negócios na China ocorrem em períodos pré-determinados a cada ano. Por isso, preparamos essa lista pra te ajudar a encontrar a feira que mais lhe interessa, separadas por mês. As feiras listadas quase sempre ocorrem nos mesmos meses a cada ano.

Clique nos links a seguir para conhecer as principais feiras de negócios na China, e também na Ásia, que geralmente ocorrem nos meses de janeiro, fevereiro, marçomaio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, e dezembro.

 

O que você precisa saber

para fechar um bom negócio?

Fechar grandes negócios quase nunca é uma atividade simples. Seja na hora de comprar, ou na hora de vender uma quantidade um pouco maior de determinado produto, é essencial avaliar os riscos envolvidos. Em geral, quanto maior a compra ou a venda, maior o risco que se corre.

feiras de negocios na china

Em uma feira de negócios, e principalmente nas feiras de negócios na China, a quantidade de mercadorias em circulação é enorme! Geralmente, são milhares de compradores atrás de um número igualmente grande de vendedores, em busca de oportunidades para ampliar o próprio negócio, a própria empresa. Na maioria das vezes, o cliente acaba encontrando o que procura, com uma qualidade ou com um preço melhores do que os encontrados fora da feira.

E para não perder a oportunidade, em muitos casos o cliente acaba realizando compras grandes, que envolvem altas quantidades de capital, e que, por isso mesmo, envolvem também um risco bem elevado. Para te ajudar a eliminar esses riscos, e transformá-los em segurança para o seu negócio, indicamos abaixo algumas precauções que são fundamentais antes, durante, e após qualquer feira de negócios na China ou em qualquer outro país.

 

Conheça seu fornecedor

O número de vendedores e fornecedores nas feiras de negócios na China é realmente grande! Os organizadores das feiras não realizam vistorias nas fábricas que se inscrevem para participar de cada uma delas. Isto seria completamente inviável, dado o elevado número de inscrições para as feiras. O tempo necessário para avaliar todas as empresas seria extremamente longo, e o custo disso também seria altíssimo.

feiras de negocios na china

Por isso, é extremamente importante que você contrate empresas especializadas, para realizar vistorias e controle de qualidade nas fábricas com as quais você pretende negociar. Empresas fantasmas e vendedores que, digamos…distorcem um pouquinho as coisas, não são exclusividade do Brasil. Eles existem em qualquer lugar do mundo. Portanto, você deve se prevenir contra eles.

A melhor maneira de conferir se uma fábrica ou empresa é confiável, é visitando-a. No entanto, muitas vezes os custos de realizar esse tipo de visita são muito altos, especialmente se a empresa se localiza em outro país, como a China. Neste caso, a melhor opção é, como dito acima, contratar empresas especializadas no assunto, para visitar as fábricas no seu lugar. As melhores empresas fornecem relatórios completos do processo de produção nas fábricas, incluindo até vídeos do lugar, para que você saiba exatamente o que está comprando, e como seu produto é fabricado.

O chavão “é melhor prevenir do que remediar” se aplica muito bem neste quesito. Pagar uma empresa para realizar vistorias em fábricas, além de ser muito mais seguro, ainda sai mais barato do que realizar uma compra grande e só depois descobrir que a fábrica da qual você comprou simplesmente não existe.

 

Contrate serviços de tradução

Mesmo que você fale inglês, contratar um serviço de tradução é fundamental na hora de visitar as feiras de negócio na China. E o ideal é que o tradutor (ou a tradutora) seja trilíngue, sendo capaz de falar português, inglês e chinês. Não são todos os chineses que sabem falar inglês, mesmo nas feiras de negócios repletas de compradores estrangeiros. Além disso, mesmo as pessoas que falam inglês, em muitos casos não falam com completa confiança. Frequentemente, são capazes de resolver situações e problemas do cotidiano, mas precisam de uma forcinha na hora de realizar uma negociação comercial, que requer um vocabulário um pouco mais específico. É para dar essa ajudinha que o tradutor ou tradutora está lá, ajudinha essa que pode ser crucial no fechamento da compra.

feiras de negocios na china

A esmagadora maioria dos estrangeiros que chegam na China não sabem falar chinês. Isso faz com que, às vezes, o inglês seja a melhor opção. Caso ambas as partes, comprador e vendedor, falem inglês, então o inglês deve ser usado na negociação, e o serviço do intérprete será o de tirar dúvidas em palavras específicas, e confirmar ou explicar alguma frase não compreendida muito bem. Enfim, dar um empurrãozinho para que os dois lados saiam da negociação satisfeitos. Isto porque, quando o cliente interage diretamente na negociação, as chances de realizar uma compra satisfatória são muito mais elevadas.

Entretanto, se uma das partes, ou ambas, não falam inglês, então o serviço do tradutor ou tradutora se torna mais complexo, e mesmo essencial, pois é dele ou dela que depende praticamente a negociação toda. Nestes casos, a necessidade de contratar serviços de tradução é enorme, já que sem eles, o cliente dificilmente terá condições de realizar qualquer tipo de compra, com qualquer vendedor. Por isso, a melhor opção sempre é ter um ou uma intérprete ao seu lado, te acompanhando nas visitas a todos os estandes da feira. Suas chances de voltar para casa com aquilo que você procura serão muito maiores.

 

Conheça a cultura do país

Não apenas a língua, mas os costumes, os hábitos, e a cultura, são todos diferentes na China. Constantemente, várias dessas diferenças já podem ser facilmente percebidas nas ruas, em lugares públicos, e nas situações corriqueiras do cotidiano em geral. No ambiente de negócios elas também existem, e influenciam as negociações muito mais do que imaginamos.

Por exemplo, você sabia que, na China, é muito importante entregar e receber cartões de contato, de visita, ou de apresentação com as duas mãos? De acordo com a cultura chinesa, isso demonstra um alto grau de respeito em relação à outra pessoa. Entregar ou receber qualquer tipo de cartão com apenas uma das mãos, pode fazer a outra pessoa pensar que você não leva muito a sério a negociação, ou até mesmo ficar ligeiramente ofendida e desprezada.

O inverso também pode acontecer, e fazer com que brasileiros se sintam ofendidos por chineses, mesmo que eles não tenham a intenção de ofender ninguém. Por exemplo, em algumas regiões da China, arrotar alto em público não é um costume mal visto. Pelo contrário, é algo bem frequente na cultura de algumas localidades do país. Saber disso antes de chegar na China, vai prevenir você de se ofender com algum chinês, caso ele arrote na sua frente.feiras de negocios na china

Estes foram dois exemplos, mas a cultura de negócios na China envolve um mundo de curiosidades e diferenças muito mais amplo do que isso. Assim sendo, a melhor opção é fazer cursos preparatórios sobre cultura chinesa ainda antes de sair do Brasil, ou antes de chegar nas feiras de negócios. O ideal é que esses cursos sejam oferecidos por empresas localizadas na China, que tenham escritórios no Brasil. Os funcionários dessa empresa que vivem no China, com certeza possuem um conhecimento da cultura chinesa que vai muito mais além de pesquisas na internet, ou em jornais e revistas. Já os funcionários que trabalham no Brasil, poderão ministrar os cursos em português. A combinação desses dois fatores fará com que você adquira um entendimento da cultura de negócios na China muito maior, além de te preparar de fato para as feiras de negócios na China.

 

Feira de Cantão: a maior feira de negócios

multissetorial do mundo

feiras de negocios na china

Entre as principais feiras de negócios na China, a Feira de Cantão é, com certeza, a principal delas. O porte da feira lhe confere o título de maior feira de negócios multissetorial não somente da China, mas do mundo inteiro! E não somente o seu tamanho, mas sua importância também é enorme, graças a quantidade gigantesca de oportunidades de negócio que ela oferece. Há pessoas que, depois de visitarem a feira uma vez, acabam voltando para lá todos os anos seguintes, sempre em busca de novas ideias para aprimorar seu próprio negócio. Isso porque, a cada ano, as oportunidades da feira são renovadas e atualizadas, fazendo com que ela sempre tenha algo novo para oferecer.

 

Com que frequência ocorre a Feira de Cantão?

A Feira de Cantão ocorre todos os anos, duas vezes ao ano, na cidade de Guangzhou, capital da província de Cantão, no sul da China. A primeira edição ocorre na segunda quinzena de abril, e a segunda edição na segunda quinzena de outubro. Dada a dimensão astronômica da feira, os organizadores a separam cada edição em três fases, cada uma delas focada em produtos de categorias diferentes.

 

Alguns dados da Feira de Cantão

Para que você tenha uma ideia do tamanho da Feira de Cantão, fornecemos abaixo alguns dados da edição passada, retirados do próprio site da feira (para ver a versão do site em português, clique aqui. A versão em inglês, entretanto, é mais completa).

 

Espaço de exibição: 1.180.000 m2

Número de estandes: 60.228

Valor das transações realizadas: 27,01 bilhões de dólares

Número de compradores estrangeiros: 177.544 compradores

Número de vendedores: 24.700 vendedores

 

A próxima Feira de Cantão

A próxima Feira de Cantão terá início no dia 15 de abril. A primeira fase vai até o dia 19. A segunda fase ocorre entre os dias 23 e 27 de abril. E a terceira fase entre os dias primeiro e 5 de maio. Se você tem interesse em adquirir novas ideias para sua empresa, comprar materiais mais baratos e de qualidade não encontrada no Brasil, se quer ampliar seu negócio, ou se ainda quer visitar a feira apenas para conhece-la, ainda dá tempo de preparar sua viagem. É só entrar em contato com a gente.

 

Por Gabriel Condi, diretamente de Wuhan, Hubei, China

Fontes: Ministério da Agricultura, Apex-Brasil, Canton Fair

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site.