Feira de Yiwu: a Gigante de Bens de Consumo

A Feira Internacional de Mercadorias de Yiwu, ou apenas Feira de Yiwu, é considerada a terceira maior feira de bens de consumo da China, sendo precedida apenas pela Feira de Cantão e pela Feira da China Oriental, essa última de forte atuação regional. O evento, que ocorre anualmente no mês de outubro, é considerado como uma grande oportunidade de negociações internacionais e acesso ao mercado chinês, tendo em vista sua localização privilegiada e sua relação de simbiose com a conhecida Cidade Internacional do Comércio de Yiwu.

feira de yiwu

A Feira de Yiwu é a terceira maior feira de bens de consumo da China

A Feira de Yiwu teve sua primeira edição no ano de 1995, tendo 21 edições até o momento. O evento declara seu lema de “encarar o mundo, servir toda a nação”, demonstrando alto nível de participação internacional e de influência entre produtores de bens de consumo da China e do resto do mundo. Em 2015, em sua 21ª Edição, ocorrendo entre os dias 21 a 25 de outubro, apresentou mais de 4500 pontos de exibição, envolvendo mais de 200.000 participantes, provenientes de cerca de 200 países e regiões. O volume de negócios na feira somente no ano de 2015 foi estimado em 17.074 bilhões de yuans, apresentando um crescimento de 2,76% anual.

As exibições apresentadas na Feira de Yiwu são divididas em 11 grupos: Hardware, Manufaturas, Bens Culturais e Esportivos, Jóias e Acessórios, Produtos de Necessidades Cotidianas, E-commerce e Serviços Comerciais, Roupas de Malhas, Eletrônicos e Utensílios Elétricos, Mercadorias Estrangeiras, além dos estandes específicos de empresas que compõem a Zona de Cooperação de Shanghai e Zhejiang e a Federação das Mulheres. Durante a feira, ainda ocorrem algumas atividades econômicas e comerciais para auxiliar nas redes de relações entre os participantes, como o International Buyers’ Meeting e o Network Products Trade Fair.

feira de yiwu

Emblema da Feira de Yiwu

 

Feira de Yiwu: um forte valor simbólico

A Feira de Yiwu ocorre, de maneira bastante interessante, apresentando  algumas medidas de forte conotação simbólica. O design da feira, por exemplo, atende à representação dos caracteres “Yi”, além de uma escultura “CI”, que seria abreviatura do termo China International Fair.

Ainda há três flâmulas localizadas em três figuras que representam, cada qual, uma fênix voando em direção ao oriente, que simbolizaria, por sua vez, que a Feira de Yiwu é uma grandiosa atração, dotada da capacidade de atrair negociantes internacionais, como fênix, que se direcionariam a Yiwu (oriente, portanto), com a finalidade de investimento, criação de carreira e estabelecimento na cidade.

Já no emblema oficial do evento, um círculo na parte superior representaria a coroa imperial, que se localiza acima da terra e simbolizaria o caráter internacional da Feira de Yiwu. Ainda haveria uma imagem central, cujo significado apontaria que os empresários seriam tão afortunados quanto seus próprios desejos.

Por fim, as faixas azuis seriam símbolo de que os bens do mercado são ricos, ilimitados e superiores. A feira ainda apresenta um hino próprio, de letra marcada por um sentimento de otimismo, denominado “Nos Reunimos Aqui”.

feira de yiwu

Mercado de Yiwu: o maior complexo integrado de comércio do mundo

 

Yiwu: o maior mercado de commodities mundial

O grande sucesso e importância da Feira de Yiwu podem ser muito associados à cidade homônima que a acolhe. A Cidade de Comércio Internacional de Yiwu vem sido considerada como o maior complexo integrado de comércio do mundo.

A maior parte dos negócios na cidade é realizada no interior do Mercado de Yiwu, composto por um complexo de 4 milhões de metros quadrados. Ele é formado por 75.000 estandes e cerca de 1,8 milhão de produtos exportados a 219 países e regiões. Estima-se que mais de 400.000 compradores estrangeiros buscam por mercadorias em Yiwu a cada ano, e mais de 13000 empresários provenientes de 100 países e regiões têm escritórios estabelecidos na cidade.

Dois dos principais fatores que chamam a atenção de comerciantes de todo mundo são os preços baixos e a imensa variedade de produtos oferecidos. Com o aumento do apoio do governo chinês ao desenvolvimento dos negócios na cidade, ela vem se destacado progressivamente para as atividades comerciais de todo o globo.

A relação do Mercado com a Feira de Yiwu é estreita. O Mercado de Yiwu, de funcionamento permanente, foi o responsável por originar o evento anual, que por sua vez, é considerado como o grande criador de tendências e porta de entrada para lançamentos que serão utilizados no Mercado da cidade, uma situação de complementaridade que origina uma grande rede de abastecimento produtivo, de distribuição, de fornecimento e de vendas.

feira de yiwu

A Feira de Yiwu apresenta grande importância no mercado chinês e internacional

 

Feira de Cantão e Feira de Yiwu

A Feira de Yiwu ocorre entre as duas fases da Feira de Cantão, o que pode proporcionar vantagens àqueles que participarem de ambas. Além de variedade de voos entre as cidades de Guangzhou e Yiwu, os compradores que participaram da Feira de Cantão, por exemplo, podem receber recompensas utilizando o crachá na Feira de Yiwu, além da ocorrência de oferecimento de serviços diferenciados.

Principalmente a pequenas e médias empresas, a Feira de Yiwu pode representar uma alternativa àquelas companhias que não conseguiram participar da Feira de Cantão.  Entretanto, a alternativa ideal seria a participação de ambas, tendo em vista que essa junção se apresenta como uma oportunidade única para negociações de bens de consumo com representantes da China e de todo o mundo.

feira de yiwu

Interior do Yiwu International Expo Center, sede da Feira de Yiwu

 

Feira de Yiwu: maiores informações

Para maiores informações, interessados podem se comunicar através dos e-mails trade@yiwufair.com e service@yiwufair.com, ou do telefone: +86-579-8541588. A Feira de Yiwu ocorre anualmente no Yiwu International Expo Center. O endereço do local é: No.59 Zongze Road, Yiwu, Zhejiang, 322000 China.

 

 

Se você está interessado em fechar um contêiner inteiro de produtos, ou apenas fazer algumas compras de varejo, o Mercadão de Yiwu pode ser um lugar incrível. Muito amado pela sua pronta-entrega, variedade e disponibilidade de horários, esse mercado costuma ser a solução dos problemas de alguns empresários brasileiros. Confira nosso vídeo onde falamos tudo sobre ele!

Aproveita e se inscreve no nosso canal.

Por Camila Sakamoto, diretamente de São Paulo, SP, Brasil

Fontes: Estadão, Exame, Yiwu Fair.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário