Faculdades na China – A China é Assim!

Nos últimos anos, cada vez mais brasileiros estão tendo como objetivo estudar fora do país. E  a China, é uma opção cada vez mais visada. Você já pensou em estudar na China ou conhece alguém que tem esse plano? Conheça detalhes, veja como é uma aula chinesa e saiba quais são as diferenças com uma universidade brasileira. Assista ao vídeo a seguir de nossa série “A China é Assim” e saiba mais sobre as faculdades na China!

 

Faculdades na China

Em nosso vídeo acima, apresentamos de perto a Universidade de Hubei, uma universidade de porte mediano, apresentando uma estrutura que a maioria das universidades chinesas possuem.

 

Bibliotecas: superlotação e lei do silêncio

A Biblioteca da Universidade de Hubei, por exemplo, possui 13 andares, cada qual com livros de um dado tema. Por exemplo: um andar para livros de literatura estrangeira, outro para obras raras, etc.
Nos andares, há seções com mesas de estudo, onde os estudantes devem permanecer em completo silêncio enquanto leem seus livros – os chineses realmente respeitam a lei do silêncio à risca.
Quando visitar uma biblioteca de alguma das faculdades na China, você ainda provavelmente encontrará bebedouros. Neles, você encontrará também a opção de água fervendo, a mais de 100°C, pois é utilizada pelos chineses em seu costume de fazer chá.
A maioria dessas áreas de estudo estão sempre lotadas nas faculdades na China. Isso acontece porque a maioria dos chineses não gosta de estudar em seus próprios dormitórios, então acabam passando muito tempo nas bibliotecas. Quando as bibliotecas fecham durante a noite, é bem comum ainda ver os alunos estudando do lado de fora dos prédios.
A lotação das bibliotecas universitárias é tão grande que ocorre até mesmo nos finais de semana. Durante o verão, ainda, acontece um fato curioso: no horário de abertura das bibliotecas, chegam a ser formadas gigantescas filas de pessoas querendo entrar, pois os alunos ficam desesperados para estudar em um ambiente que contenha ar condicionado.

 

Dormitórios Estudantis

A maioria dos dormitórios das faculdades na China apresenta, em média, 4 estudantes dividindo o mesmo quarto, mas em alguns casos, há até 6 e 7 pessoas morando no mesmo ambiente. Em geral, portanto, os dormitórios estudantis possuem bastante gente, e, por isso, os chineses não se sentem confortáveis em passar muito tempo nesses locais e acabam preferindo estudar nas bibliotecas.

Por serem compartilhados por várias pessoas, os prédios dos dormitórios estudantis geralmente estão lotados com roupas penduradas secando do lado de fora, pois não há muito espaço dentro dos quartos.

As mensalidades dos alojamentos chineses giram em torno dos 50 reais por mês, em média. Os mais caros, que geralmente têm menos pessoas por quarto e com ar condicionado, ficam na faixa de 150 a 200 reais mensais.

 

Como são as aulas na China?

No vídeo apontado no início do texto, você pode assistir a um trecho de uma aula de uma das faculdades na China. Você conseguirá perceber que os professores chineses têm o hábito de falar bastante, enquanto os alunos costumam ser muito comportados, conversando pouquíssimo durante as aulas, muito menos quando são comparados aos estudantes brasileiros.

Mesmo nas escolas de idiomas na China, esse modelo é seguido majoritariamente: os professores transmitem seu conhecimento, não havendo tanta interação entre os alunos durante as aulas.

 

Sistema Pedagógico Chinês

O sistema pedagógico chinês valoriza muito a memorização. Assim, como dito anteriormente, os professores apresentam seu conhecimento e os alunos memorizam as informações transmitidas.

A grande maioria das universidades chinesas são públicas, entretanto, são pagas. Essa é uma grande diferença quando comparamos com a ideia de que o que é público, não é pago, como ocorre nas faculdades públicas brasileiras. Mesmo assim, as mensalidades das faculdades públicas chinesas são bem mais baratas (cerca de 5 a 6 vezes) quando comparadas às mensalidades das universidades particulares no Brasil.

 

Vestibular na China

O vestibular na China tem caráter nacional, durando alguns dias, e, de acordo com a nota que o estudante tira, ele poderá escolher entre algumas faculdades. Como são muitas pessoas realizando as provas durante o mesmo período, nos dias de vestibular na China, algumas ruas chegam a ser interditadas por autoridades locais, para que o vestibular possa ser, assim, realizado.

A China, atualmente, possui 3 universidades que se encontram no ranking da melhores universidades do mundo. Duas delas se encontram em Pequim: Universidade de Tsinghua e a Universidade de Pequim. A outra, fica em Shanghai, a Universidade de Fudan.

Para conhecer mais importantes aspectos da China, continue acompanhando nossa série no Youtube!

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site


Veja Também


Deixe seu comentário