Setembro 28 2018

A relação entre fábricas chinesas e a importação brasileira

Posted by Victor Fumoto

A relação econômica e estratégica estabelecida entre a China e o Brasil a cerca de 10 anos vem se fortalecendo e se concretizando cada vez mais, fazendo com que ambas as economias sejam dependentes uma da outra para que possam se aproveitar propriamente das vantagens produtivas oferecidas por essa relação entre empresários brasileiros e fábricas chinesas (o mais conhecido sendo o baixo custo da mão-de-obra chinesa). Os empresários brasileiros vem importando cada vez mais produtos chineses , totalizando um volume de 32 bilhões de dólares em 2017, destacando-se produtos como commodities agrícolas, soja, minério de ferro, petróleo bruto e celulose. Além desses produtos já conhecidos como parte do relacionamento sino-brasileiro e também devido ao apelido da China de “Fábrica do mundo”, observamos também uma crescente importância do comércio de produtos eletrônicos que são resultado de um conjunto de medidas tomadas pelo governo chinês para uma mudança do perfil de sua economia, aliados a fatores específicos como o custo de mão de obra e investimento na educação chinesa.

 

Importância das fábricas chinesas

O preconceito com os produtos “Made in China” vem mudando devido aos resultados dessas reformas econômicas que tem como objetivo desenvolver a indústria tecnológica chinesa e competir com gigantes da tecnologia como a Alemanha. O foco do país agora deixa de ser a sua inserção nas trocas comerciais internacionais e passa a liderar essas trocas com produtos de alta qualidade, o que pode ser comprovado com uma visita a Canton Fair. A produção em larga escala aliada  à alta tecnologia é agora a nova estratégia da China para não encarecer seus produtos e continuar sendo líder na exportação mundial.

 

 

Comprar direto de fábrica chinesa

Apesar da crença de que comprar diretamente dos fabricantes chineses seja a melhor opção para o empreendedor brasileiro, muitas das vezes as empresas de trading oferecem mecanismos essenciais para o sucesso de seu projeto como variedade de produtos articuladas por um único fornecedor, facilitações de negociação com quantidade mínima, benefícios fiscais em território brasileiro e garantia de alinhamento do produto com as diretrizes nacionais. A preocupação com a qualidade da produção de diferentes fábricas deixa de ser uma preocupação ao empresário brasileiro que não mais precisa visitar a China para verificar tais fábricas.

 

 

Existem também divergências na maneira em que chineses e brasileiros lidam com contratos e outros compromissos comerciais, que devem ser levados em conta na hora de realizar tal comércio internacional, e essas diferenças culturais devem ser consideradas nos momentos de relação entre empresários de países tão diferentes. A importância que um brasileiro dá a um contrato formalmente assinado dificilmente vai corresponder à maneira chinesas de encarar essa negociação, o que pode resultar em transtornos na compra final que podem vir a prejudicar um dos dois envolvidos nessa relação.

 

Auditoria e Sourcing

A auditoria de fábricas em território chinês não costuma ser fácil para aqueles que não estão lá, esse processo deve ser realizado com cautela, sendo necessário um cuidado extra para desviar das chamadas empresas fantasma. A China Link realiza a auditoria completa de fornecedores, seu histórico, registros e analisa as condições da fábrica propiciar a qualidade necessária para o mercado brasileiro, evitando possíveis fraudes e garantindo relatório completo em português, visita presencial à fábrica e outras vantagens, como o uso do sistema China Link para gerenciamento de projetos.

 

fábrica

A China Link Trading oferece o serviço de visitas às fabricas chinesas! Imagem por Xinhuanet

 

A busca por fornecedores chineses, o processo chamado Sourcing, é realizado pela China Link com a utilização de sua própria metodologia e de maneira a se evitar fraudes e outros dados e prejuízos às empresas contratantes. Os fornecedores exclusivos estão nas feiras e rodadas de negócios frequentadas pelo departamento de Sourcing e estes se transformam em grandes vantagens competitivas no mercado consumidor brasileiro.

Por Mariana M. Fidalgo, diretamente de Marília, SP – Brasil

Fontes: China Link Trading

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter