Fabricação e importação de ar-condicionado da China para o Brasil

A China tem se destacado na produção mundial de diversos produtos, importando também para países tropicais, como por exemplo, o Brasil. Apesar de parecer incomum, um dos produtos que tem sido bastante fabricado e importado da China para o Brasil, ou até mesmo fabricado por fábricas chinesas localizadas no Brasil, é o ar- condicionado.

Uma das fábricas chinesas que tem recebido destaque no mercado de fabricação e importação de ar-condicionado é a Gree. A Gree tem sido denominada como uma excelente fábrica chinesa e, atualmente, vende produtos em mais de 200 países.

Você ficou interessado pela Gree e o mercado de fabricação e importação de ar-condicionado? Então, leia este artigo e fique por dentro deste mercado promissor da China!

 

Importação-de-ar-condicionado
O mercado promissor voltado a fabricação e importação de ar-condicionado. Fonte: Boa Vontade

Histórico da fábrica da Gree

A Gree foi fundada no ano de 1991 e teve o seu início como uma fábrica sem marca, com apenas 200 empregados e uma produção anual de menos de 20 mil unidades de produtos como ar-condicionado. Com o decorrer dos anos,  os números de venda e de colaboradores aumentaram, excedendo atualmente o total de mais de oito mil colaboradores.

No ano de 2015 a Gree esteve na lista das 2000 maiores empresas do mundo. Além disso, esta fábrica da China se posicionou no 385° lugar na Revista Forbes, conquistando também o primeiro lugar na indústria global de eletrodomésticos.

 

A fábrica da Gree na China

A Gree possui capacidade de fabricação e importação de seis milhões de unidades de ares-condicionados anualmente. Além disso, esta fábrica da China tem muita credibilidade, sendo que de cada três ares-condicionados fabricados no mundo, um foi feito pela Gree. Na China, a fábrica da Gree é localizada em Zhu Hai.

Na China, a Gree é a classificada como a n° 1 em vendas de ar-condicionado por mais de 20 anos consecutivos, e a n° 1 no mercado global por mais de 10 anos consecutivos, apresentando mais de 300 milhões de usuários ao redor de todo o mundo.

 

Importação-de-ar-condicionado
A fábrica da Gree é referência no mercado de ar-condicionado. Fonte: Value in vestasia

Todo o destaque da Gree deve-se ao fato de que a empresa representa a mudança do “made in China” para o “criado na China”, com grande enfoque no investimento que a Gree fornece à pesquisa e desenvolvimento (P&D), contando com 10.000 funcionários nessa área. Atualmente considerada como a empresa de eletrodomésticos da China com maior investimento em P&D.

Além de ar-condicionado, a matriz da Gree na China fabrica  outros produtos, tais como celulares e produtos de home appliance, bem como robôs para automação da produção, semelhantes aos da indústria automobilística. Esses robôs têm sido utilizados nas próprias fábricas da Gree tanto na China quanto no Brasil.

 

A instalação da fábrica da Gree no Brasil

No Brasil, a Gree inaugurou no ano de 2001 uma fábrica, cujo faturamento  tem ultrapassado o valor de R$ 2,5 bilhões. Deste rico faturamento, cerca de R$ 1 bilhão foram transformados em contribuições e investimentos.

A Gree é conhecida como a primeira empresa da China que atua no mercado de eletrodomésticos que investiu e construiu fábrica no território brasileiro, sendo a sua localização firmada em Manaus.

A fábrica da Gree no Brasil é um exemplo positivo de negócios com o país asiático, sendo também uma ótima oportunidade de geração de empregos.

A Gree, com seus produtos de alta qualidade e sua marca de boa reputação, ganhou grande reconhecimento dos clientes e consumidores, com participação de mercado estável, sendo o favorito dos usuários da alta classe brasileira.

De acordo com os dados da consultoria britânica Euromonitor,  a Gree tem sido responsável pela fabricação e importação  de ar-condicionado tanto para o uso doméstico quanto para os sistemas de ar condicionado industriais. Além disso, a Gree lançou uma incrível linha de produtos de home appliance e a mesma deseja aumentar esse tipo de produção.

Além disso, a Gree importará outros produtos fabricados na sede da China, tais como, a linha portatil de ar-condicionado. São condicionadores do tipo janela, piso-teto e de grande porte voltados ao mercado comercial, incluindo os modelos de geração fotovoltaica. Atualmente, a empresa produz no Brasil dois tipos de aparelhos split. No mercado brasileiro, a Gree conta com 700 revendas credenciadas e assistências técnicas.

 

A fabricação de ar-condicionado e a preocupação com a sustentabilidade

Um dos aspectos que uma fábrica como a Gree preza é a sustentabilidade, focando no baixo consumo de energia, ou seja, com uma tecnologia de ar-condicionado fotovoltaico.

 

Importação-de-ar-condicionado
A tecnologia de ar-condicionado movido a energia solar. Fonte: Portal Solar

Desta forma, a Gree se preocupa com a importação de ar-condicionado para diversos centros comerciais, hotéis, frigoríficos e outros estabelecimentos comerciais de grande porte, cuja tecnologia utilizada seja a solar, a fim viabilizar o consumo zero aos usuários.

 

Hoje é terça-feira e é claro que temos novo vídeo no canal! No vídeo de hoje falamos sobre a relação entre o Google e a Huawei, o veto da Wikipedia na China e outros assuntos dessa semana.

Se inscreva no nosso canal para mais vídeos e notícias sobre a China.

 

Por Laura Mochiatti Guijo, diretamente de Ottawa, ON – Canadá

Fontes: Portal Marcos Santos, Gree, Refrigeração.Net, Boa vontade, Vallue in Vestasia, Portal Solar, China Link Trading

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário