Dragon Boat Festival : uma Celebração Milenar Chinesa

Nesse ano, no dia 30 de maio, será celebrado o Dragon Boat Festival: uma das datas comemorativas mais tradicionais da China – e que é celebrada há mais de 2.000 anos no país! Permeada por lendas, envolvendo figuras históricas chinesas, o dia tornou-se um dos feriados nacionais mais aguardados a cada ano. Saiba mais sobre a a origem, costumes e próximas datas dessa que é uma das mais importantes celebrações para os chineses! Leia mais a seguir:

 

 

O que é o Dragon Boat Festival?

 

dragon boat festival
Dragon Boat Festival: uma comemoração milenar na China

 

O Dragon Boat Festival, também conhecido como Duānwǔ Jié ou Festival do Barco do Dragão, é uma das mais importantes e tradicionais datas festivas para os chineses. Comemorado há mais de 2000 anos na China, o Dragon Boat Festival traz com ele várias tradições e superstições – que vão desde competições, rituais supersticiosos e pratos típicos. Mesmo tão antiga, a data somente foi consolidada como um dos ( que não são muitos) feriados nacionais, no ano de 2008. A celebração, ainda, chega a ser lembrada não só na China, mas se estende a alguns outros países da Ásia, como Japão, Malásia, Singapura e Vietnã, por exemplo. Sua importância cultural é tamanha que tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial Nacional em 2006, e, em 2009, o Festival ainda foi alçado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

 

Quando é comemorado?

Como alguns dos feriados públicos chineses, o Dragon Boat Festival segue o calendário lunar, caindo anualmente em todo quinto dia do quinto mês lunar. E, por isso, a data acaba sendo comemorada em um dia diferente a cada ano, mas que, geralmente, cai entre os meses de maio e junho. Nesse ano, a data será no dia 30 de maio, mas, o feriado nacional já se inicia para os chineses no dia 28 de maio. Para celebrá-lo, os chineses costumam tirar três dias de folga, período em que não trabalham e comumente realizam viagens.

Confira abaixo as próximas datas das comemorações do Dragon Boat Festival:

 

dragon boat festival
Próximas comemorações do Dragon Boat Festival

 

Origem Histórica

Comemorado há mais de 2000 anos, o Dragon Boat Festival tem como origem mais popular relacionada a uma figura histórica na China: a do grande poeta Qu Yuan ( 475 a 221 a.C). Qu Yuan é consagrado como um dos maiores nomes da poesia da História da China, tendo composto, principalmente, trabalhos que exaltavam seu sentimento de devoção e patriotismo por seu país. Após ser exilado, Qu Yuan teria se afogado propositalmente no Rio Miluo, no quinto dia do quinto mês lunar, após saber que o Reino de Chu – sua localidade natal- tinha sido invadido pelo rival Reino de Qin. C0m a morte do poeta, a lenda diz que os moradores locais passaram a buscar seu corpo no rio, mas nunca encontraram. Assim, começaram a remar seus barcos ao longo do Miluo, batendo tambores para afugentar maus espíritos e jogando pedaços de arroz, para que os animais não se alimentassem do corpo não encontrado de Qu Yuan.

 

dragon boat festival
Qu Yuan: poeta chinês que teria inspirado o Dragon Boat Festival

 

Mesmo a história de Qu Yuan sendo a mais difundida como a origem desse feriado, ainda há mais duas lendas que também são lembradas como associadas ao início das celebrações do Dragon Boat Festival. Uma delas faz menção à lenda de Wu Zixu (722 a 481 a.C), um general também proveniente do Reino de Chu.  Tendo seus conselhos políticos contrariados pelo rei da época, Wu Zixu teria sido forçado a suicidar-se a mando real. Sua morte também teria acontecido no quinto dia do quinto mês lunar, e, seu corpo, teria sido jogado nas águas de um rio próximo a Suzhou. Os locais, simpatizantes a Wu Zixu, começaram, então, a organizar corridas com barcos em formato de dragão, além de outras atividades, como uma forma de homenageá-lo.

A terceira lenda relacionada à origem do Dragon Boat Festival seria a de uma jovem chamada Cao E ( 130 a 143 d.C.), que teria morrido igualmente no exato quinto dia do quinto mês lunar, ao tentar recuperar o corpo do pai morto em um rio da Província de Zhejiang. Para reaver o corpo, a jovem teria pulado no rio, morrendo afogada no mesmo local.

As três origens para o Dragon Boat Festival são consideradas populares na China, sendo cada uma delas mais ressaltada, dependendo do local comemorado. Em comum, além da data estabelecida, estão os conceitos atrelados ao Festival, que envolvem sempre alguns dos mais importantes valores para os chineses, como: virtude, espiritualidade, lealdade, honra e amor.

 

Tradições e Costumes

Sendo um dos mais antigos e tradicionais festivais comemorados na China, o Dragon Boat Festival é permeado de costumes particulares para celebrar a data. A atividade central é justamente aquela que vem nomeando esse feriado: os barcos em forma de dragão.

 

dragon boat festival
Barcos em formato de dragão para o Dragon Boat Festival

 

Os barcos de dragão recebem justamente esse nome devido ao seu formato característico: a popa e a proa seguem o formato de um dragão chinês. Esses incríveis barcos, então, são usados durante a data em uma espécie de competição. Grupos se deslocam em uma “corrida” de barcos: o objetivo é chegar primeiro ao local estabelecido, através de remadas. Além disso, um membro da equipe sempre se senta na ponta de cada barco, tocando um tambor, como forma de manter o equilíbrio de remadas, além do incentivo aos competidores. Essa corrida de barcos de dragão tornou-se praticamente um esporte,sendo praticado, além da China, em territórios do Japão, Vietnã e até mesmo no Reino Unido.

 

dragon boat festival
A corrida de barcos em formato de dragão é a principal tradição desse feriado

Outro costume bastante popular durante o Dragon Boat Festival está ligado à gastronomia. Durante a manhã da data, cada família chinesa costuma comer o chamado zongzi – uma forma de bolinho de arroz envolto em folhas de bambu, que pode ser recheado com variados tipos de alimentos. Na região norte do país, por exemplo, os bolinhos são mais comumente recheados por jujuba – uma frutinha chinesa. Já no sul, os zongzi são usualmente feito com pasta de feijão adocicado, carne fresca ou gema de ovo. Em comum, é que o zongzi geralmente é preparado pelas famílias um dia antes da grande data. A origem desses dois costumes são comumente associados à lenda de Qu Yuan – os barcos de dragão seriam resultado da prática das remadas em barcos para afastar os maus espíritos do corpo do poeta; enquanto os pedaços de arroz jogados nas águas dos rios teriam originado a tradição do zongzi.

 

dragon boat festival
Zongzi, a comida mais típica do Dragon Boat Festival

 

Por ter também um significado de purificação, o feriado do Dragon Boat Festival traz com ele práticas que remetem a esse objetivo. Uma das atividades realizadas pelos chineses na data é a de pendurar em portas e paredes ervas com propriedades inseticidas e antifúngicas, como a artemísia chinesa e o calamus, pois acredita-se que são capazes de afastar energias negativas e doenças. Essa tradição geralmente vem na forma dos chamados Xiang bao – sachês coloridos e perfumados, feitos à mão, contendo essas ervas. Esse antigo costume supersticioso, entretanto, vem diminuindo ao redor da China, sendo mais lembrado nas áreas rurais.

 

dragon boat festival
Sachês com ervas são usados para afastar más energias e doenças

Assim, independente da região e da lenda de origem associada à data, o hoje considerado feriado do Dragon Boat Festival, é, inegavelmente, uma das heranças culturais mais antigas e importantes dos chineses. Com costumes específicos tão coloridos, fascinantes e até mesmo supersticiosos, o Festival do Barco do Dragão agrada dentro do país e chama a atenção também dos olhares estrangeiros. Além de suas majestosas e impactantes celebrações, deve ser principalmente lembrado pelo seu intrínseco significado, formado por valores basilares que devem ser compreendidos universalmente pelas mais variadas culturas. Mais honra, amor, virtude e lealdade. Para os chineses e para todos nós.

Feliz dia do Dragon Boat Festival!

 

Fontes:Travel China Guide,China Highlights, China na Minha Vida

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | TwitterGoogle +


Veja Também


Deixe seu comentário