Saiba como funciona a divisão de contêiners na importação de produtos da China!

Chegou o momento de importar os produtos da China que tanto foram analisados e cotados pela sua empresa. Como esses produtos chegarão no Brasil, a maioria das pessoas já sabe, será pelo mar, em um contêiner. Mas os contêiners são grandes, não é mesmo? E se o pedido da sua empresa não for o suficiente para ocupar um contêiner inteiro, como funcionará a divisão deste contêiners para que os produtos cheguem no Brasil? A China Link Trading preparou a resposta desta pergunta para você. Continue lendo!

 

importação de produtos da China
Importação de produtos em navio de cargo

Boa notícia para o importador! Para importar, não é necessário comprar um contêiner  e nem encher um contêiner inteiro. A divisão de contêiners é possível e é uma realidade frequente no mundo dos importadores. Também é possível comprar vários produtos diferentes, com fornecedores diferentes e dividir seu espaço no contêiner. Confira nosso vídeo explicativo!

 

O contêiner

Essa forma de transporte de cargas internacionais, também conhecida como “frete”, vem ajudando e facilitando o processo de locomoção de produtos, equipamentos e materiais ao redor do mundo. Os contêiners diminuiram o custo deste transporte e, consequentemente, o curso dos produtos em sua venda final.

Anteriormente, os produtos importados vinham “soltos” dentro dos navios, cada produto em sua embalagem, contudo, a separação. Pense que antes para carregar as cargas, elas iriam apenas em suas embalagens originais, sacos, caixas pelo porão e convês do navio que as transportava. Muitas vezes os produtos já chegavam com defeitos pela falta de cuidado no transporte. Atualmente, os contêiners possuem caixas de metal que protegem o produto e são encaixadas nos navios, aumentando a segurança no transporte do produto importado.

 

De quem é o contêiner?

Na maioria dos casos, os conteiners pertencem a alguma companhia maritime, ou seja, empresas que trabalham exclusivamente com o transporte de produtos entre países. O contêiner faz parte do navio, assim como todo o restante dos equipamentos de manuseio, como guindastes e empilhadeiras. Ao cotar o valor do transporte, o agente de cargas já te passará a informação completa. Para isso, é necessário informar as características da carga, como peso, cubagem, embalagem e o agente irá indicar o contêinersque mais se adapta a sua necessidade.

 

importação de produtos da China
Contêiners empilhados para importação

E quais são os valores?   

Assim como qualquer produto no mercado, a oscilação de preços ocorre. O valor da importação depende de diversos fatores, como quantidade de produto, seguro, distância percorrida, demanda, entre outros. No custo do frete cotado com um agente, já estará incluso a disponibilização da caixa de metal para a viagem. Sendo assim, dentro do contêiner existem subdivisões para transportar sua carga.

Para se ter uma ideia de valores, pode-se achar uma média de preço para importar da China para o Brasil de aproximadamente U$2400. Esse valor se dá levando em consideração um contêinersde 20 pés com a capacidade de levar 28 metros cúbicos.

Mas esses preços, podem mudar facilmente na mesma semana! Os valores mais baixos ou mais altos são definidos pelo mercado, baseado na demanda na importação das cargas. Por exemplo, falta de carga gera espaço vazio no navio então os preços caem. 

 

E como devolve o contêiner?


Quando seu contêiner chega no porto, você sera informado e você deve providenciar a retirada e, em seguida, a nacionalização. O contêiner ficará onde as mercadorias são guardadas. Após a coleta dos produtos, o contêiner deve ser devolvido no mesmo local. Atenção, quando a sua carga chega ao Brasil, o periodo de retirada e devolução do contêiner é de 30 dias. Esse prazo é chamado “free time” do contêiner.

Após este periodo, provavelmente haverá um valor adicional por dia até que o contêinerseja devolvido para a empresa que o alugou para você. Esse valor adicional é o “Demurrage”, que é nada menos que um percentual calculado do valor do frete por dia de atraso. E sim, caso você não devolva o contêiner no prazo máximo estabelecido, terá que arcar com o valor total do contêiner, que pode variar de R$5.000 a R$20.000 se for refrigerado, dependendo do tamanho e de que ano foi comprado.

 

importação de produtos da China
Local onde se guarda as mercadorias

Fique atento as categorias de contêiners


Existem diversos tipos de contêiner: o Dry, Flack Rack, Plataforma, Tanque, Graneleiro e o Refrigerado. 

O Dry é utilizado para caixas normais, de tamanho padrão, entorno de 20 pés, 40 pés e 40 pés high clube.

O Flack Rack é utilizado para cargas fora dos parâmetros normais e, também, para equipamentos. 

O Plataforma é utilizado para máquinas grandes. 

O Tanque é para cargas que são liquidas. 

O Graneleiro é para o transporte de grãos. 

O Refrigerado é utilizado para cargas perecíveis.

 

Posso contratar meio contêiner?


Sim! Não há necessidade de contratar um contêiner inteiro e muito menos um navio inteiro se sua encomenda realmente não ocupa todo esse espaço. É possível contratar apenas o tamanho que você, de fato, irá utilizar.

Contudo, muitas empresas tem os valores parcialmente fixos, sendo assim, a diferença no preço final do frete não será tão grande, dependendo da mercadoria que você está importanto, um estudo para avaliar se vale a pena encher o contêinerdeve ser feito.

Um exemplo rápido sobre isso, se você tiver volume dos materiais para mais da metade do contêiner, uns 60%, o valor do frete “consolidado” vai ser quase o mesmo do contêiner“full”. Isso ocorre, porque a divisão do valor do frete não é exatamente proporcional ao volume, e sim em metros cubicos ocupados. Ou seja, mesmo que haja “pouco” volume, o valor do frete por metro cúbico tende a ser mais alto.

 

E no caso de diversos fornecedores em um único contêiner?

A resposta para esta pergunta vem com a análise que deve ser feita pela sua empresa em conjunto com o agente de cargas. É fisicamente possível, contudo, o custo benefício deve ser avaliado. Mas sim, é possível comprar uma certa quantidade de vários fornecedores e realizer uma carga consolidada no mesmo contêiner. Leia mais sobre consolidação de carga no texto que preparamos.

 

Consolidação de carga

Seguro sob a carga, sim, é importante!

Uma das inseguranças e preocupações constants dos importadores é o caso de algum acidente acontecer com a carga, como cair no mar ou furto de carga no caminho. Esse é um medo real e traria um prejuízo muito grande para o importador no caso dessa fatalidade. Com o seguro, normalmente, 100% do valor é reembolsado e a “dor de cabeça” será o atraso para uma nova mercadoria chegar até você.

Desta forma, é altamente recomendado que você se preocupe em fazer seguro da carga. Dependendo da seguradora e do plano que você fizer, o seguro pode cobrir até mais do que 100% da carga. Ou seja, se algo acontecer, o valor de reembolso pode chegar até 150% ou 200% da carga. Normalmente, o valor do seguro é barato, gira em torno de 1% do valor da carga. Ou seja, é um impacto relativamente baixo no valor total da carga.

 

Seguro em carga internacional

 

Leia mais sobre Seguro em Transporte Internacional!

 

O que é a regra dos três contêineres?

Manter o fluxo e gerenciar as mercadorias que entram e saem do seu negócio é de extrema importância e não é uma tarefa fácil. Nenhuma empresa deve passar pela fase de “falta de produto” por uma má gestão. Para que isso não ocorra, a regra dos três contêiners foi criada para facilitar este quebra cabeça, então, preste atenção:

Quando um empresário faz um pedido, um fornecedor da China leva, em media, 30 dias para produzir a mercadoria. Até que a carga chegue no porto, coloque no papel 45 dias. Contando o período da documentação de quando a carga chegar (nacionalização) e o tempo que a mercadoria chegará na sua empresa, demorará aproximadamente 10 dias. Além disso, contabilize o tempo médio que seu produto demora a ser vendido.

Sendo assim, a regra dos três contêinersprevê um giro seguro entre compra e venda se o primeiro pedido de mercadoria for feito e após 30 dias, o próximo for feito e após 30 dias, mais um pedido for feito. No momento que o terceiro contêinerestiver sendo fechado, o primeiro estará chegando na empresa. 

Essa regra tem esse nome, pois, você sempre terá três contêinersgirando, um sendo produzido, outro navegando e outro no estoque. Em relação a quantidade de dias, varia de empresa para empresa, pode ser de 30 em 30 dias ou de 45 em 45 dias. No geral, isso significa que não faltará produtos na sua empresa. Confira nosso texto se quiser saber mais sobre Dicas para Importar da China.

 

Planejamento regra dos três conteiners

 

E então leitor, gostou deste texto? Deixe seu comentário abaixo. Queremos saber sua experiência e tirar suas dúvidas. A China Link Trading está aqui para facilitar o tramite de importações da China para o Brasil, conte conosco!

 

Por Carolina Ranzoni, diretamente de São Paulo, Brasil.

Fontes: Administradores, Youtube China Link Trading

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário