Por que viajar à China? Confira dicas essenciais e prepare-se!

Para um viajante iniciante, também conhecido como marinheiro de primeira  viagem, viajar para a China pode ser excitante, mas também exaustivo. O grande número de habitantes (com uma população gigantesca), a língua exótica e muito diferente do que se vê e ouve no Ocidente, além das profundas diferenças culturais, são alguns dos desafios enfrentados pelas pessoas que viajam para a China.

 

viajar
Chinatown em Yokohama (Imagem by meguraw645, 2017, Pixabay).

 

Por isso, viajar para a China possui um sentido especial. Visitar o gigante asiático significa, acima de tudo, essa quebra de barreira que existe entre a noção do leste e oeste, Oriente e Ocidente. Viajar à China, inclusive, serve para ampliar o horizonte em um mundo marcado pelas diferenças culturais. Viajar para a China oferece a possibilidade de compreensão de uma diferente e riquíssima cultura.

 

viajar
(Imagem by Tookapic, 2018, Pixabay).

 

E é nesse sentido que a China tem visto um aumento no número de visitantes nos últimos anos. O país inteiro aparenta estar se tornando mais aberto. Visitantes internacionais cada vez mais percebem como a China é intrigante. Abrindo, assim, caminho para o aprendizado e para uma profunda globalização da cultura chinesa.

 

A questão da língua

Uma das principais preocupações ao viajar para a China é, sem dúvidas, a do idioma. Apesar de uma parcela razoável da população chinesa saber o idioma inglês, nem sempre a comunicação vai ser facilitada. Uma vez que o mandarim está bem distante das línguas aprendidas por brasileiros, o ideal é aprender algumas palavras antes de viajar. Isso é importante para possibilitar o básico: se informar sobre direções, pedir comida, solicitar informações básicas, etc.

 

viajar
(Imagem by PDP, 2018, Pixabay).

 

Outra coisa muito útil é possuir um aplicativo de tradução em seu celular. Obviamente, este provavelmente não é o melhor método para se sair por aí viajando em um país com uma língua tão diferente. Contudo, um aplicativo pode ajudar muito nas horas de emergência. Caso não seja possível, seja old-school e possua consigo um pequeno dicionário. É mais comum encontrar dicionários “inglês-mandarim”. Caso não domine o idioma inglês, em uma busca mais profunda, você pode achar um dicionário “português-mandarim”.

 

Atenção ao clima ao viajar

Quase nenhum lugar na China possui um clima 100% bom para viajar. Por isso, sempre mantenha-se atento(a) ao clima local quando reservar suas passagens. No geral, as melhores viagens acontecem durante a primavera (que seria por volta de Março a Maio) ou no outono (entre Setembro e Novembro). Os preços podem variar nesses períodos (já que essa seria considerada a “alta temporada” para viajar à China).

 

A comida chinesa

A comida na China pode ser muito exótica e diferente. Por isso, aproveite! A comida na rua é deliciosa e está por toda a parte (claro, sabendo olhar bem). Uma dica infalível é prestar atenção em onde os habitantes locais estão comendo. Lugares mais cheios significam mais qualidade e possivelmente melhores preços. Se você vir uma pequena multidão, provavelmente é um local seguro.

 

viajar
(Imagem by Vinsky, 2018, Pixabay).

 

Outra dica importante é sobre os hashis, os famosos chopsticks, que em mandarim se chamam Kuàizi 筷子. Como não é segredo, eles são muito utilizados no Oriente. Por isso, vá preparado(a) para enfrentar os pequenos pauzinhos e cuidado com as roupas brancas! Iniciantes provavelmente se sujarão bastante. Caso o desafio seja muito grande, nada melhor do que solicitar os velhos e bons talheres.

 

Em caso de emergência

As farmácias na China oferecem medicamentos servidos no Oriente ou no Ocidente, então você não deveria ter muitos problemas com isso. Os preços costumam ser razoáveis. No geral, é possível comprar medicamentos sem as receitas. Simplesmente forneça sua identificação (não se esqueça de sempre tê-la em mãos).

Caso a situação seja emergencial, o ideal é procurar ajuda médica. Nesse caso, tenha em mente que os hospitais chineses costumeiramente atendem muitas pessoas. Ou seja, pode ser que estejam lotados. A maioria das grandes e principais cidades possui assistência médica preparada para lidar com estrangeiros.

 

Tire muitas fotos e aproveite

Não é segredo para ninguém que a China é um país lindo. Como você já conferiu em outros posts, a China é um país com lugares incríveis para serem visitados. Por isso, tire muitas fotos. As pessoas na China amam tirar fotos, e você não deveria ficar surpreso(a) se algum habitante local tentar aparecer em uma delas. Como diz o ditado, “o que é bonito deve ser mostrado”. Use e abuse de sua câmera.

 

viajar
(Imagem by Fotografierende, 2018, Pixabay).

 

Aproveite sua oportunidade. A China é um país riquíssimo com muitas coisas para serem descobertas. Sua viagem te engrandecerá como pessoa e como cidadão global!

 

Por Rafael Nascimento, diretamente de Marília, SP. 

Fontes: CNN Travel, Lonely Planet, The Telegraph, TripAdvisor, YTravel

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +


Veja Também


Deixe seu comentário