Dicas importantes para a Canton Fair 2019

A partir da segunda metade do mês de abril até o começo de maio deste ano, será realizada na China a Canton Fair 2019. O evento é dividido em três fases, sendo a primeira entre os dias 15 e 19 de abril, a segunda entre os dias 23 e 27, e a terceira e última fase entre os dias 01 e 05 de maio. O evento é dividido dessa forma devido à enorme quantidade de visitantes e expositores, que apresentam as melhores novidades e oportunidades de negócios nos mais diversos segmentos.

Nas edições dos anos anteriores, estima-se que em média o evento contou com a presença de mais de 20 mil expositores, mais de 50 mil estandes e aproximadamente 180 mil compradores dos mais diversos países. A Canton Fair não é um evento pequeno, e para você que tem interesse em visitar o evento, e até mesmo encontrar algumas boas oportunidades de importação de produtos chineses, nós preparamos algumas dicas que podem ajudar a facilitar o dia a dia no evento! Quer saber mais? Continue conosco!

 

 

Dicas gerais sobre o evento

A primeira dica para quem vai participar do evento é: agende tudo o que puder com antecedência! Até mesmo a reserva no hotel. Isso porque devido à magnitude do evento, a maioria dos hotéis na região próxima ao centro de exposições ficam cada vez mais lotados conforme o evento se aproxima. Além disso, muitos hotéis também fazem reservas além do número de quartos disponíveis para evitar que sobrem quartos vazios. Nesse caso de “overbooking”, as reservas que são transferidas para outros hotéis ou negadas primeiro, são aquelas que ainda não pagaram. Então, este seria um caso no qual pagar adiantado seria uma boa ideia para evitar imprevistos e desconfortos.

Outra dica importante é levar muitos cartões de visita. Esse é um hábito comum entre expositores e compradores da Canton Fair. Os cartões de visita são uma forma rápida e prática de passar seus dados para um parceiro em potencial, evitando o incômodo da demora em passar dado por dado em cada expositor que o comprador visitar. Inclusive, alguns expositores não entregam nem catálogos sem antes receber um cartão de visita. Então, reserve uma boa quantidade deles!

 

canton fair
Com quase 200.000 compradores estrangeiros, a Canton Fair é a maior feira multissetorial do planeta.

 

Pensando no seu conforto, temos mais duas dicas para tornar os dias na feira mais confortáveis. A primeira delas é: leve sua mala de viagem para a feira. No hotel, antes de ir para a exposição, esvazie sua mala e deixe apenas itens que não queira carregar na mão, como por exemplo, garrafas de água de reserva. É uma boa ideia levar sua mala de viagem porque a maioria dos expositores na feira dão muitas amostras de produtos, tentando convencer os compradores em potencial. Tendo a mala em mãos, será mais confortável transportar todas as amostras e brindes que você possa receber.

 Além disso, partindo para a vestimenta, uma dica importante é que você se vista pensando mais no conforto do que na aparência, afinal, a Canton Fair é uma exposição com mais de um milhão de metros quadrados, o que significa que você vai andar bastante. Não se preocupe por estar de tênis, por exemplo, seus pés vão agradecer muito depois.

Outras duas dicas muito importantes: planeje o tempo que vai levar para fazer as coisas com folga, e tente também aproveitar o tempo para o lazer! É importante destacar que, devido à dimensão do evento, é muito provável que você passará um bom tempo em filas, por isso a necessidade de planejar o uso do seu tempo com bastante folga. Além disso, passar todos os dias do evento apenas a negócios pode ser estressante e cansativo, então se for possível, aproveite seu tempo para conhecer a cidade e os arredores, passeie um pouco e refresque a cabeça, isso pode ajudar muito até mesmo dando mais disposição para passar mais tempo na feira depois!

 

Algumas frases úteis

Pensando na necessidade de negociar com diversos fornecedores dos mais variados segmentos, é importante estar preparado e já ter as perguntas que pretende fazer planejadas. Isso pode ajudar a poupar tempo durante o evento e a receber respostas mais claras. É importante lembrar que, assim como o visitante tem muito para ver, conhecer e negociar, os expositores têm uma quantidade enorme de compradores em potencial para atender, por isso, planejar as perguntas com antecedência pode ser útil para uma maior organização.

 

Canton Fair
Alguns dos muitos estandes da Canton Fair.

 

Confira algumas sugestões de perguntas importantes a se fazer durante o evento:

  1. Qual o seu melhor preço por unidade?
  2. Qual a quantidade mínima por pedido e qual o preço para esta quantidade? É possível produzir nas quantidades que eu preciso regularmente?
  3. Qual o prazo para entrega dos produtos prontos para embarque no porto após eu confirmar o pedido?
  4. Há quanto tempo sua empresa exporta para o meu país? Você pode me passar o contato de um de seus clientes para referência?
  5. Quais os procedimentos de controle de qualidade que vocês adotam? Posso fazer o controle de qualidade de forma independente durante a produção e antes do embarque?
  6. Quais são suas condições de pagamento? Elas são negociáveis?
  7. Sua companhia possui a aprovação necessária e licenças para exportar este produto para o Brasil?
  8. Vocês fornecem atualizações constantes do progresso da produção? Eu ou meus representantes podemos visitar a fábrica durante a produção?
  9. Quais garantias você oferece e o que acontece se o produto final não estiver em conformidade com o que foi acordado?
  10. Quem será meu contato principal caso eu feche o pedido? Eles falam inglês/português? Eles têm autoridade para falar em nome da empresa? É possível eu conhece-los?

Por ser um evento internacional, o inglês é o idioma de comunicação principal da Canton Fair, e não se exclui a possibilidade de em alguns casos a comunicação ser feita em mandarim. Por isso, caso o inglês e/ou o mandarim não estejam tão “afiados”, você pode contratar os serviços de um intérprete da China Link Trading. O porte do evento atrai os serviços desses profissionais, então encontrar um intérprete que já esteja habituado com a dinâmica da feira não será difícil.

Esperamos que essas dicas te ajudem durante esse grande evento que é a Canton Fair, e se você tiver mais dúvidas, nós da China Link Trading estamos sempre dispostos a ajudar, para que a jornada de negócios seja o mais proveitosa e tranquila possível. Para todos que vão à Canton Fair 2019, desejamos muito sucesso!

Indo pra China pela primeira vez? Fique ligado nas nossas dicas para utilizar a internet na China com nosso vídeo fresquinho do canal!

Por Arthur Bonsaglia, diretamente de Marília – SP.

Fontes: Lifehack, Australian Business Traveler, Canton Fair, Medium, Chinacomex

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário