Dia Nacional da China: A Semana De Ouro Chinesa

Nesta semana, no dia 1 de Outubro, comemora-se o Dia Nacional da China, um dos principais feriados do país e o mais longo após o Ano Novo Chinês. A Semana de Ouro chinesa, como é conhecido o feriado prolongado, é o período com a maior movimentação turística na China durante todo o ano, portanto, é importante se preparar caso você esteja na China nesse período, ou mesmo que esteja apenas negociando com chineses, já que o feriado impactará diretamente nos seus prazos. Confira abaixo tudo o que precisa saber sobre o Dia Nacional da China!

 

Dia Nacional da China: Breve Histórico

 

dia nacional da china
Mao Tsé-Tung em seu histórico discurso na Praça da Paz Celestial, em 1º de Outubro de 1949.

 

O Dia Nacional da China é comemorado oficialmente todo dia 1º de Outubro para celebrar a fundação da República Popular da China. Mas nem sempre foi assim. Na verdade, a data já aparecia nos calendários chineses há séculos atrás com diferentes significações: ela se originou no período da Dinastia Jin Ocidental (265-316), em comemoração a eventos importantes no país. No período feudal, a cerimônia de entronização do imperador e o seu aniversário eram os principais eventos celebrados nessa data. Hoje em dia, o Dia Nacional da China tem outro significado, mas é ainda muito importante para os chineses.

O dia da independência chinesa ocorreu, de fato, em 21 de setembro de 1949. No dia 1º de outubro do mesmo ano, realizou-se uma grande cerimônia na Praça Tian’anmen – a famosa Praça da Paz Celestial – para comemorar a criação do Governo Popular Central do novo país, quando o líder do Partido Comunista Chinês, Mao Tsé-Tung, anunciou num histórico discurso oficial que o Dia Nacional da China seria comemorado em 1º de outubro a partir daquele ano.

Nesse evento, foi hasteada publicamente pela primeira vez a bandeira nacional chinesa, em frente a um público de cerca de 300.000 pessoas, dando início a uma tradição que perdura até os dias de hoje, em que toda a China comemora o feriado com as mais diversas cerimônias ao redor do país.

 

Cerimônias de Comemoração

 

dia nacional da china
Desfile do Dia Nacional da China do ano de 2009 na Praça da Paz Celestial, em Beijing.

 

O Dia Nacional da China é comemorado em diversas cidades do país, cada quais com as suas peculiaridades regionais. Porém, tradicionalmente as comemorações são iniciadas pela cerimônia de hasteamento da bandeira nacional, que ocorre na famosa praça Tian’anmen, assim como se deu em 1949. Na ocasião, a praça é decorada com flores, bandeiras e imagens de Mao Tsé-Tung, e exatamente ao nascer-do-sol, as tropas uniformizadas marcham para dar início à cerimônia de hasteamento da bandeira.

Milhares de soldados e civis participam dos gigantescos desfiles realizados no Dia Nacional. O Desfile do Dia Nacional da China, geralmente realizado a cada 10 anos, é o mais espetacular de todos. Ele tem início na manhã de 1º de Outubro na Praça Tian’anmen e consiste numa exibição militar e revisão de tropas de cerca de 66 minutos de duração.

Essas exibições militares chamam a atenção pela sua simetria impecável de movimentos e posturas que beiram à perfeição, que pretendem evidenciar a extrema organização e disciplina das Forças Armadas chinesas. Além disso, há a exibição de tanques e aviões que sobrevoam o centro de Beijing e a apresentação de novas armas fabricadas na China, incluindo mísseis nucleares. Tudo isso para colaborar com a imagem de poder do governo chinês e intensificar o sentimento nacionalista na população chinesa.

Atualmente, até mesmo os estrangeiros tem participado de desfiles durante essa comemorações. Pela primeira vez em 2009, houve uma formação consistida apenas por estrangeiros: um total de 181 pessoas oriundas de 53 países, a maior parte estudantes intercambistas em Beijing, além de especialistas e representantes de empresas estrangeiras, participaram do desfile usando vestidos típicos chineses ou camisetas com “Eu amo a China” estampadas, todos balançando bandeiras chinesas com visível entusiasmo pela data.

O dia 1º de Outubro costuma ser encerrado com shows de luzes e fogos de artifícios providenciados pelo governo na capital chinesa. Ocorrem, também, outras comemorações ao redor do país, como apresentações de música, dança e exposições de pinturas e caligrafias, atividades que se tornam atrações turísticas à parte se você estiver na China nessa data.

 

A “Semana De Ouro” Chinesa

 

dia nacional da china
Comemorações noturnas com queima de fogos no Dia Nacional da China em Beijing.

 

Legalmente, o feriado do Dia Nacional da China dura 3 dias na maior parte da China, 2 dias na região administrativa de Macau e 1 dia em Hong Kong. Porém, desde 1999, na maior parte da China, os 3 dias de feriado são conectados aos finais de semana precursor e sucessor, criando, assim, um feriado de 7 dias, do dia 1º ao 7º de Outubro.

Essa semana é o feriado mais longo do país depois do Ano Novo Chinês e ficou conhecida como a Semana de Ouro chinesa por se tratar da semana com maiores lucros para as lojas e atrações do país em todo o ano. É muito comum encontrar grandes descontos nos centros comerciais nesse período, que costumam também estar superlotados.

Outro fator que caracteriza a Semana de Ouro é a intensificação do turismo durante o Dia Nacional da China. Por tratar-se de um feriado prolongado, no clima ameno e agradável do outono chinês, os chineses tendem a aproveitar o período para visitar os familiares e amigos ao redor do país, assim como participar das comemorações nas mais diversas localidades. Obviamente, muitos turistas estrangeiros também visitam a China neste período de festividades, colaborando para criar a maior movimentação de pessoas dentro do país no ano todo.

 

Dicas de viagem

 

dia nacional da china
Os pontos turísticos famosos costumam ficar superlotados de turistas na Semana de Ouro.

 

Durante a Semana Dourada Chinesa, devido à movimentação turística intensa, você irá se deparar com multidões em todos os lugares, principalmente no trânsito, no transporte público e nos pontos turísticos mais famosos. Por isso, se você decidir viajar pela China neste período, recomendamos que siga as seguintes dicas:

1) Se possível, evite viajar durante essa semana. Planeje-se para viajar um pouco antes ou um pouco depois do período de superlotação: você terá que lidar com menos multidões, o custo é significantemente menor e o passeio é mais satisfatório;

2) Se mesmo assim você decidir viajar nesse período, tente evitar os 2 primeiros dias e o último dia da Semana Dourada. Esses são os dias mais lotados no transporte público, as passagens de avião são mais caras e de trem e ônibus são mais difíceis de encontrar, além de serem os mais lotados nos pontos turísticos, principalmente os mais populares.

3) Os pontos turísticos mais famosos sempre ficam muito lotados de turistas durante a Semana Dourada. Se possível, evite-os! Procure conhecer outras cidades e atrações menos famosas, como as localidades do oeste e sudoeste do país, como as províncias de Xinjiang e Guizhou.

4) Reserve seu voo, passagem de trem e hospedagem com o máximo de antecedência possível. Comprar passagens de avião e de trem nesse período, além de ser mais caro, é bem mais difícil que o normal. As passagens de trem são disponibilizadas para compra 60 dias antes da partida, mas podem se esgotar em alguns minutos, então é preciso se preparar! Os hotéis em localidades mais populares também são mais disputados nessa semana, então também é recomendado reservá-los com bastante antecedência.

Gostou de conhecer mais sobre o Dia Nacional da China? Conte para nós nos comentários e compartilhe o artigo com seus amigos!

 

Por Laís Barbosa, diretamente de Andirá, PR, Brasil

Fontes: China Highlights; China Link Trading; China Travel; Travel China Guide.

 

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +

 


Veja Também


Deixe seu comentário