Dez Razões Para Morar na …”China”

Para falar a verdade, demorei um pouco para escrever esse artigo. Não que eu não goste de viver na China. Muito pelo contrário. Mas às vezes acho difícil elencar coisas que são muito pessoais e talvez acabem sendo subjetivas, pelo meu ponto de vista.

Outro motivo é que a mídia não ajuda muito a China… As notícias que chegam ao ocidente geralmente são catastróficas e surreais. Não que não tenha verdade nessas notícias, mas sabem aquela história de quem conta um conto aumenta um ponto? Em alguns casos são muitos pontos. Um exagero pelo ‘trash’, pelo bizarro.

É que sempre procuro um olhar otimista para tudo e questiono, em relação a cultura, principalmente, se um chinês estivesse no nosso país não acharia hilário algum dos nossos costumes, ou horrível, ou mesmo sem nexo. Mas aí esse é um outro tópico que fica para uma outra oportunidade!

ano do galo

Aí você pode estar se perguntando: mas se ela gosta tanto de viver na China, porque seria difícil listar 10 coisas boas? Simplesmente porque as coisas boas daqui você pode até conseguir usufruir numa viagem de férias, como vocês vão ver na lista abaixo. E outras você só vai perceber depois de muitos anos aqui ou quando vai embora. Só que nunca terão a experiência tão latente, profunda e contagiante de viver aqui.

Vamos às minhas razões para morar na China:

1-     Segurança – se pudesse escreveria esse item 10 vezes (então contem que a minha lista tem 18 itens! rs). Só quando saímos do Brasil que temos a exata noção de como a falta de segurança estão presentes no nosso dia a dia e simplesmente convivemos com isso. Claro, convivemos porque não existe outra opção, e aí passa a ser normal colocar grades, cercas, contratar seguranças, se prender dentro da própria casa. Aqui isso praticamente não existe. Os batedores de carteira, oportunistas da distração alheia sim, tem aos montes. Mas nunca ouvi um caso de agressão para tirar um relógio do pulso ou um tênis do seu pé. Aqui se anda na rua de madrugada e pode até atender seu celular e por aí vai.

2-     Violência controlada – como aqui o porte de armas de fogo é proibido e o uso de drogas têm punição severa (o que não quer dizer que não tenha drogas… infelizmente), a violência urbana é bem menor. Isso é algo que nós brasileiros percebemos logo que chegamos.

3-     Custo de Vida – Shanghai é uma das cidades mais caras do mundo, mas ainda assim é mais barata para algumas coisas que o Brasil. O que acontece, geralmente, é que o padrão de vida muda aqui, as saídas para restaurantes, viagens são mais frequentes, e temos a impressão que gastamos mais. Com certeza não levaria a vida da mesma forma no Brasil. E quando se fala de cidades chinesas fora da bolha de Shanghai, aí sim o custo de vida é bem menor.

4-     Viajar – se você gosta de viagens, morar na China é como estar no paraíso. A Ásia toda fica em 4 horas de voo (até menos em alguns casos). Aí dá para passar aquele feriado de 4 dias na Tailândia ou Filipinas sem dor na consciência. Fora os locais belíssimos que há para se conhecer dentro da China.

5-     Conhecer outra cultura – bom, isso é algo muito pessoal, mas para mim foi uma das coisas mais interessantes que fiz (e ainda faço) em terras chinesas. Não há um dia que não se descubra algo novo, interessante, pitoresco.

6-     Aprender outro idioma – sei que tem pessoas que mudam para cá, brasileiros ou não, e vão embora somente com o idioma que chegaram. Mas a maioria busca aprender um pouco, ao menos, do mandarim, no meu caso aprendi o inglês também. E isso, no mínimo, nos protege do Alzheimer lá na frente, certo?

7-     Conhecer a verdadeira comida chinesa – a culinária chinesa vai muito além de escorpiões, baratas e besouros… acreditem. E é deliciosa. Ah, ‘china in box’ não é referência de comida chinesa também. Claro que vai do paladar de cada um, mas existem pratos aqui super gostosos e diferentes.

melhores comidas da china

8-     Ser mais paciente – pode parecer estranho, mas a maioria das pessoas que conheço que vivem ou viveram aqui tem essa mesma sensação: aprendi a ser mais paciente… O seu sentido de urgência muda, pois literalmente não adianta dar ‘murro em ponta de faca’. Apesar daqui ser um lugar em que tudo acontece da noite para o dia, as coisas são lentas, a lógica deles não nos faz sentido. Na realidade acho que tudo acontece rápido, porque tem muita gente para trabalhar e não exatamente pela eficiência da equipe.

9-      Comprar no TAOBAO – esqueçam Alibabá… aqui a gente compra direto do Taobao – o Alibabá chinês (mesma empresa) – e diretamente da fonte. Preços mais baixos ainda, entrega quase que imediata na porta da sua casa. Algumas pessoas que deixam a China e a gente pergunta: o que você sente mais falta? A resposta vem na hora: comprar no taobao! rs

10-     Experiência de vida – é incontestável: ninguém vem para a China, vive aqui e volta ileso. Sempre algo muda no seu ponto de vista, na sua trajetória de vida, na suas urgências e necessidades. É muitas vezes inquietante, já que nos vemos questionando nossas certezas, repensando o que vale à pena, tendo outros parâmetros. Sem contar na família ampliada que levamos conosco, para sempre, no coração.

Então é isso. A China tem altos indíces de poluição, uma cultura muito diferente da nossa, comidas estranhas, trânsito maluco. Mas ainda assim a experiência de viver aqui é ímpar. Colocando na balança, temos mais ganhos do que perdas, no meu ponto de vista.

Tourist-chinese

Entendo que isso é uma visão pessoal. Nem todos possuem a mesma opinião. Nem todos querem ficar na China tantos anos como minha família está.

Mas mesmo assim, encorajo a todos que me perguntam (alguns desesperados… rs) se vale a pena encarar o desafio. Minha resposta sempre é: venha com a mente e coração abertos e não irá se arrepender!

Fonte: Brasileiras Pelo Mundo

 

11780457_1009017505821534_1934737618_nPor Wlly Camara – Direto de São Paulo – SP, Brasil.

www.chinalinktrading.com

 Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a  procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.


Veja Também


Deixe seu comentário