August 05 2016

Destinos Chineses em Filmes Famosos

Posted by Gabriel Condi

O que não faltam na China são destinos turísticos de beleza única, importância histórica, arquiteturas deslumbrantes ou impressionantes cenários naturais. E é claro que muitos deles não poderiam ficar de fora dos registros da sétima arte, e se tornaram palco de muitas produções que marcaram o cinema mundial. Quais os destinos chineses em filmes famosos?

destinos chineses em filmes

“O Último Imperador” foi gravado em dos principais destinos turísticos da China


6 Imperdíveis Destinos Chineses em Filmes Famosos

Seja pela beleza, pela similaridade com outras regiões do mundo ou pelo valor histórico, sobram motivos para a China ter sido escolhida tantas vezes para ser o cenário de produções cinematográficas, mesmo que estrangeiras. Confira a lista de filmes que você já deve ter assistido, ou aproveite para se atualizar para aproveitar melhor uma visita à China. Abaixo, veja alguns imperdíveis destinos chineses em filmes famosos que você não deve deixar de conhecer em sua próxima viagem à China!

destinos chineses em filmes

Cena do filme “O Tigre e o Dragão” nas Montanhas Huangshan

1. Montanhas Huangshan, em “O Tigre e O Dragão”

O filme chinês considerado como o mais conhecido no exterior, O Tigre e o Dragão (2000), teve muito de seu conteúdo gravado nas Montanhas de Huangshan, localizadas no sul da província de Anhui e um dos principais pontos turísticos da China, por constituir um cenário da natureza de beleza única.  Mas a fama dessa cordilheira não é recente: já era reproduzida em pinturas e na literatura chinesa há séculos. Em 1990, foram declaradas como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

destinos chineses em filmes

Cidade Proibida, local de gravação de “O último Imperador” e parada obrigatória em Pequim

2. Cidade Proibida, em “O último imperador”

O filme de 1987 retrata a vida do imperador chinês Pu Yi, da dinastia Qing, e último imperador da China, forçado a abdicar em 1912. Assim, é claro que a Cidade Proibida, local que foi a residência imperial por quase cinco séculos, não poderia ficar de fora da obra cinematográfica. O local, expoente pela beleza arquitetônica e importância histórica, é parada obrigatória em Pequim, além de ser considerado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1987. Assistir ao filme antes de uma visita é uma combinação que com certeza enriquecerá sua experiência!

destinos chineses em filmes

Cena de “O Caçador de Pipas”, gravado em Kashgar, na China

3. Kashgar, em “O Caçador de Pipas”

O filme O Caçador de Pipas (2007), baseado na obra literária homônima de Khaled Hosseini, tem como cenário principal de sua história Cabul, a capital  do Afeganistão. Mas o longa, ao contrário do que parece, não foi gravado no país do Oriente Médio, mas sim na China!

destinos chineses em filmes

Kashgar: semelhanças com o Afeganistão transformam-na em um dos destinos chineses onde foram gravados filmes famosos

Os responsáveis pela produção do filme apontaram motivos de segurança, e elegeram Kashgar, localizada na Região Autônoma Uigur do Xinjiang, para gravarem o filme  e a decisão foi alvo de críticas pelo governo afegão. A semelhança entre os dois locais, marcada pela forte influência da Ásia Central e a presença da etnia uigur na região chinesa, ajudou na escolha do centro antigo de Kashgar em substituição ao Afeganistão, tornando-o mais um dos destinos chineses em filmes famosos.

destinos chineses em filmes

Zhangjiajie, local de gravação de “Avatar” e um dos principais destinos chineses em filmes famosos

4. Zhangjiajie, em “Avatar”

Você ama estar em contato com a natureza? Então o Parque Nacional de Zhangjiajie, localizado na província de Hunan é uma opção imperdível!

destinos chineses em filmes

Zhangjiajie, o cenário de “Avatar”

Além de tudo, Zhangjiajie foi escolhido como o cenário para Avatar (2009), o filme com a maior arrecadação de bilheteria da história do cinema mundial. O parque foi escolhido para ser o planeta fictício de Pandora, o local onde se passa a trama.

destinos chineses em filmes

Cena de “Missão Impossível 3”, gravada em Xitang

5. Xitang, em “Missão Impossível 3”

As cenas finais do filme Missão Impossível 3 (2006) foram filmadas em Xitang, conhecida como a “Cidade das Águas” ou a “Veneza chinesa”. Localizada na província de Zhejiang, é banhada por nove rios, o que lhe concede também o apelido local de a “Cidade dos Nove Rios”.

destinos chineses em filmes

Xitang, a “Veneza Chinesa”

Com mais de 100 pontes, águas calmas e uma incrível arquitetura, que à noite é iluminada por luminárias vermelhas espalhadas pelas ruas, Xitang não só é destino de turistas provenientes de todo o mundo, como também constitui um dos imperdíveis destinos chineses em filmes famosos.

destinos chineses em filmes

Exército de Terracota: tesouro arqueológico e cenário cinematográfico

6. Exército de Terracota, em “A Múmia : Tumba do Imperador Dragão”

O filme de 2008 conta a história fictícia de uma maldição lançada sobre o Imperador Han, interpretado por Jet Li. O filme tem por cenário um dos mais famosos destinos turísticos da China, o Exército de Terracota, localizado em Xian. Composto por esculturas datadas aproximadamente do século III a.C., era parte de uma arte funerária, enterradas juntamente com o Imperador Qin Shi Huang, e que foram descobertas apenas em 1974. Desde 1987, o Exército de Terracota é considerado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Definitivamente, um interessante cenário cinematográfico e um incrível tesouro arqueológico!

destinos chineses em filmes

O filme ” O Despertar de uma Paíxão” foi gravado nas belas paisagens de Huangyao

Mais Destinos Chineses para os Amantes do Cinema

Para complementar os seis destinos chineses em filmes famosos e enriquecer ainda mais sua viagem, ainda há mais opções que também foram palco de produções cinematográficas que valem muito a pena sua atenção e sua visita. Prepare-se também para conhecer a Cidade Antiga de Pingyao, retratada no filme Lanternas Vermelhas (1991); Jiuzhaigou, palco do filme Herói (2002); a Cidade Antiga de Huangyao, que pode ser vista em “O Despertar de uma Paixão” (2006); e Yangshuo, que você pode conferir em “O Rouxinol” (2013).

destinos chineses em filmes

Cena de “Herói”, filme gravado em Jiuzhaigou

 

E aí, preparados?  Agora só conferir os filmes, se inspirar e arrumar as malas!

Por Camila Sakamoto, diretamente de São Paulo, SP, Brasil

Fontes: China Highlights, UNESCO

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site