O que não faltam na China são destinos turísticos de beleza única, importância histórica, arquiteturas deslumbrantes ou impressionantes cenários naturais. E é claro que muitos deles não poderiam ficar de fora dos registros da sétima arte, e se tornaram palco de muitas produções que marcaram o cinema mundial. Quais os destinos chineses em filmes famosos?

6 Imperdíveis Destinos Chineses em Filmes Famosos
Seja pela beleza, pela similaridade com outras regiões do mundo ou pelo valor histórico, sobram motivos para a China ter sido escolhida tantas vezes para ser o cenário de produções cinematográficas, mesmo que estrangeiras. Confira a lista de filmes que você já deve ter assistido, ou aproveite para se atualizar para aproveitar melhor uma visita à China. Abaixo, veja alguns imperdíveis destinos chineses em filmes famosos que você não deve deixar de conhecer em sua próxima viagem à China!

1. Montanhas Huangshan, em “O Tigre e O Dragão”
O filme chinês considerado como o mais conhecido no exterior, O Tigre e o Dragão (2000), teve muito de seu conteúdo gravado nas Montanhas de Huangshan, localizadas no sul da província de Anhui e um dos principais pontos turísticos da China, por constituir um cenário da natureza de beleza única. Mas a fama dessa cordilheira não é recente: já era reproduzida em pinturas e na literatura chinesa há séculos. Em 1990, foram declaradas como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

2. Cidade Proibida, em “O último imperador”
O filme de 1987 retrata a vida do imperador chinês Pu Yi, da dinastia Qing, e último imperador da China, forçado a abdicar em 1912. Assim, é claro que a Cidade Proibida, local que foi a residência imperial por quase cinco séculos, não poderia ficar de fora da obra cinematográfica. O local, expoente pela beleza arquitetônica e importância histórica, é parada obrigatória em Pequim, além de ser considerado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1987. Assistir ao filme antes de uma visita é uma combinação que com certeza enriquecerá sua experiência!

3. Kashgar, em “O Caçador de Pipas”
O filme O Caçador de Pipas (2007), baseado na obra literária homônima de Khaled Hosseini, tem como cenário principal de sua história Cabul, a capital do Afeganistão. Mas o longa, ao contrário do que parece, não foi gravado no país do Oriente Médio, mas sim na China!

Os responsáveis pela produção do filme apontaram motivos de segurança, e elegeram Kashgar, localizada na Região Autônoma Uigur do Xinjiang, para gravarem o filme e a decisão foi alvo de críticas pelo governo afegão. A semelhança entre os dois locais, marcada pela forte influência da Ásia Central e a presença da etnia uigur na região chinesa, ajudou na escolha do centro antigo de Kashgar em substituição ao Afeganistão, tornando-o mais um dos destinos chineses em filmes famosos.

4. Zhangjiajie, em “Avatar”
Você ama estar em contato com a natureza? Então o Parque Nacional de Zhangjiajie, localizado na província de Hunan é uma opção imperdível!

Além de tudo, Zhangjiajie foi escolhido como o cenário para Avatar (2009), o filme com a maior arrecadação de bilheteria da história do cinema mundial. O parque foi escolhido para ser o planeta fictício de Pandora, o local onde se passa a trama.

5. Xitang, em “Missão Impossível 3”
As cenas finais do filme Missão Impossível 3 (2006) foram filmadas em Xitang, conhecida como a “Cidade das Águas” ou a “Veneza chinesa”. Localizada na província de Zhejiang, é banhada por nove rios, o que lhe concede também o apelido local de a “Cidade dos Nove Rios”.

Com mais de 100 pontes, águas calmas e uma incrível arquitetura, que à noite é iluminada por luminárias vermelhas espalhadas pelas ruas, Xitang não só é destino de turistas provenientes de todo o mundo, como também constitui um dos imperdíveis destinos chineses em filmes famosos.

6. Exército de Terracota, em “A Múmia : Tumba do Imperador Dragão”
O filme de 2008 conta a história fictícia de uma maldição lançada sobre o Imperador Han, interpretado por Jet Li. O filme tem por cenário um dos mais famosos destinos turísticos da China, o Exército de Terracota, localizado em Xian. Composto por esculturas datadas aproximadamente do século III a.C., era parte de uma arte funerária, enterradas juntamente com o Imperador Qin Shi Huang, e que foram descobertas apenas em 1974. Desde 1987, o Exército de Terracota é considerado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Definitivamente, um interessante cenário cinematográfico e um incrível tesouro arqueológico!

Mais Destinos Chineses para os Amantes do Cinema
Para complementar os seis destinos chineses em filmes famosos e enriquecer ainda mais sua viagem, ainda há mais opções que também foram palco de produções cinematográficas que valem muito a pena sua atenção e sua visita. Prepare-se também para conhecer a Cidade Antiga de Pingyao, retratada no filme Lanternas Vermelhas (1991); Jiuzhaigou, palco do filme Herói (2002); a Cidade Antiga de Huangyao, que pode ser vista em “O Despertar de uma Paixão” (2006); e Yangshuo, que você pode conferir em “O Rouxinol” (2013).

E aí, preparados? Agora só conferir os filmes, se inspirar e arrumar as malas!
Por Camila Sakamoto, diretamente de São Paulo, SP, Brasil
Fontes: China Highlights, UNESCO
Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site