A China, com as suas características únicas, é um dos países mais interessantes e exóticos do mundo. Sua riquíssima cultura, desde muito tempo, tem fascinado e influenciado os costumes de diversos países do Ocidente. Para os que se interessam pelo cotidiano desse inusitado país, aqui vão 10 curiosidades sobre o gigante asiático.
10 curiosidades sobre a China:
-
Os chineses fogem do número 4, mas amam o número 8!
Enquanto no Ocidente boa parte das pessoas teme o número 13, na China, o grande pavor é pelo número 4. O motivo disso é a semelhança fonética entre o algarismo e o ideograma da “morte”. Lá, o número 4 é evitado sempre que possível, seja em elevadores, números de residências ou de celular, quanto menos, melhor! Enquanto isso, o número 8, apesar de dobro do 4, não é temido pelos chineses, já que sua pronúncia assemelha-se a do ideograma da “prosperidade”.

-
É permitido bisbilhotar!
A segunda das curiosidades é que, durante o período mais intenso do comunismo na China, surgiram políticas que tornaram a privacidade da população um item de pouca importância quando comparado à cultura ocidental. Daí em diante, bisbilhotar a vida alheia, seja pelo puro interesse pessoal ou para descobrir se há algo de errado sendo feito, virou algo bastante comum entre os chineses.
-
Vários fusos
Como é sabido, a China é o segundo país em extensão do mundo, e, por esse motivo, possui 4 fusos diferentes. Entretanto, apenas um fuso é adotado em todo o país! O sol nasce às 4 horas no leste e às 9 horas no oeste.
-
Comporte-se bem na China!
É melhor seguir rigorosamente as leis locais, pois a China é o país que mais condena seus réus à morte. Muitas das execuções são públicas, a fim de servir como exemplo ao povo. Em 2001, 30 mil chineses saíram de suas casas para assistir a execução de cerca de 30 condenados.
-
A China possui diversas cidades-fantasma
Cidade fantasma é o nome dado a uma localidade que, por algum motivo, foi abandonada. A migração para os grandes centros e o intenso desenvolvimento urbano criaram cidades muito maiores do que sua população, fazendo com que elas pareçam vazias. A cidade chinesa de Ordos, por exemplo, possui 1,9 milhão de habitantes, o que, a princípio, pode parecer muito, mas a sua área é de aproximadamente 87 mil quilômetros quadrados, extensão que equivale ao estado inteiro de Santa Catarina!

-
O estresse é mínimo
Apesar de se consistir em um grande centro financeiro, a China é considerada bastante calma quando comparada a outros grandes países. Dificilmente você escutará o som constante de buzinas nos engarrafamentos, ou cruzará com pessoas de cara fechada.
-
O significado de “higiene” para os chineses pode não ser o mesmo para nós
A medicina tradicional chinesa afirma que engolir a própria saliva não é saudável, assim, cuspir na rua é algo bastante comum. Outras regras de etiqueta, às quais estamos acostumados, também são ignoradas: urinar na rua não é algo tão ruim assim; encontrar um buraco no lugar de uma privada não é novidade; e, arrotar ou soltar gases na rua é tão normal quanto cantarolar.
-
O país é muito poluído!
Das 20 cidades mais poluídas do mundo, 16 são chinesas. Quase meio bilhão de pessoas estão vivendo sob uma densa poluição no norte da China. Uma das situações mais críticas ocorreu em dezembro do ano passado, quando autoridades chinesas colocaram 21 cidades, incluindo a capital Pequim, em alerta vermelho. O governo pediu que as pessoas não usassem seus carros e permanecessem em casa. Muitas escolas ficaram fechadas, e devido a visibilidade de aproximadamente 50 metros, diversos vôos foram cancelados.

-
Não faltam manifestantes
Em média, os chineses se reúnem em 200 protestos por dia!

-
Comidas exóticas
A última das curiosidades é que os chineses seguem bem o ditado “se tem quatro pernas e não é mesa, então é comida”. Graças à Revolução Cultural, na década de 50, milhões de pessoas passaram por dificuldades financeiras, situação que as deixou mais criativas e menos exigentes. Desde então, cães, gatos, escorpiões e gafanhotos fazem parte do cardápio.
E aí, qual das curiosidades chamou mais a sua atenção?
Lys Brittes, diretamente de Marília, SP, Brasil
Fontes: Descubra o Mundo
Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:
Facebook | Canal do Youtube | LinkedIn | Instagram | Twitter | Google +