Agosto 31 2017

Exportação de frango brasileiro para a China está em crise?

Posted by Victor Fumoto

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais no setor agropecuário e com uma extensão territorial ainda possível de ser ampliada. Tais características colocam o país em uma posição extremamente favorável e capaz de atender à demanda chinesa pelo alimento. No entanto, embora seja um dos maiores fornecedores de carne da China, a exportação de frango do Brasil para o mercado chinês pode estar ameaçada. Saiba mais logo abaixo!

 

exportação de frango

O frango faz parte da alimentação básica diária de milhares de chineses

 

A exportação de frango brasileiro para a China

Por ser um país em constante crescimento, a China possui grandes deslocamentos de população, principalmente, do campo para a cidade. Além disso, problemas com reservas hídricas e problemas de sanidade colocam o país em uma grande demanda de importação de frango. Diante dessa realidade chinesa, o Brasil tem grande interesse em manter boas relações com o país asiático para garantir, sobretudo, o comércio entre ambos.

 

exportação de frango

A China se recupera de um recente e complicado surto de gripe aviária no país

 

O Brasil ocupa a segunda posição de produção em 2016 de carne de frango, com 12.900 mil toneladas, precedido pelos Estados Unidos e na frente da China. No início de 2016, o volume exportado de carne de frango pelo Brasil foi de 13,8% a mais do que o mesmo período no ano anterior, devido, especialmente, ao comércio com a China. De forma geral, nos últimos anos, a produção brasileira de carne de frango tem aumentado consideravelmente, se comparado aos últimos 10 anos. Em 2016, a produção foi de 12,90 milhões de toneladas, enquanto em 2006 marcava 9,34, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal. Desse montante do ano passado, 34% foi destinado às exportações. Segundo o Ministério do Comércio chinês, 50% das importações de frango da China procederam do Brasil, entre 2013 e 2016.

 

Mas, então, por que crise na exportação de frango?

Apesar desse bom desempenho brasileiro, o país tem sofrido investigações, recentemente, nesse setor. A indústria doméstica chinesa deu queixa de que o Brasil vendia produtos abaixo do valor do mercado interno e o Ministério de Comércio da China anunciou o início de investigações sobre um possível dumping nas importações de frango do Brasil.

O dumping é uma prática de comércio desleal em que uma empresa vende produtos com valores muito inferiores ao mercado, podendo ocorrer tanto no mercado interno, quanto no comércio internacional. Tal prática seria motivada com o fim de enfraquecer ou eliminar a concorrência. Para se comprovar o dumping,é necessária a demonstração de que o preço está muito abaixo do mercado e não está definido por concessões tributárias, lucros, custos administrativos etc., que não caracterizam o dumping.

 

exportação de frango

A exportação de frango brasileiro para a China é avaliada em US$ 1 bilhão ao ano

 

Essa questão do dumping já tem sido um problema para a China, visto que o Brasil substituiu os Estados Unidos quanto a ser o maior fornecedor de frango, após tarifas antidumping chinesas sobre os produtos estadunidenses em 2010. Da mesma forma, essa prática também já foi motivo de trabalho para o Brasil. Não é a primeira vez que o país encara esse questionamento; em anos anteriores, o mesmo ocorreu em relação à Ucrânia e à África do Sul.

As investigações levarão ao menos um ano, com a possibilidade de prorrogação por mais 12 meses e o Brasil tem 20 dias para responder aos questionamentos chineses. A Embaixada da China no Brasil justificou que fará “investigações justas” e trabalhará para manter o desenvolvimento das relações comerciais bilaterais. Do outro lado, o Brasil tem buscado uma saída diplomática para esse impasse. O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, se diz preparado para responder essas questões e afirma que o Brasil é um país competitivo, mas que não pratica dumping no comércio de frango.

 

O que isso representa para o futuro?

Após ter as respostas do Brasil, caso haja o entendimento por dumping, a China poderá recorrer à OMC (Organização Mundial do Comércio), na qual os casos de dumping no comércio internacional são resolvidos. De forma geral, a OMC condena severamente esta prática. Entretanto, caso o país não escolha essa alternativa, o mais provável é que se interrompa o comércio de frango entre os dois.

As alegações de dumping fazem com que as exportações do setor, principalmente a exportação de frango, sejam afetadas, o que gera um grande impacto econômico e impossibilita ao país alcançar uma melhor participação no comércio global.

Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

 

Por Anna Carolina Monéia Farias, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: G1; Folha de S. Paulo; IstoÉ; Estadão

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +