Março 15 2017

Créditos Chineses no Brasil: Fator de Relação Bilateral

Posted by Camila Sakamoto

No ano de 2016, as maiores entidades da China concederam 47 bilhões de reais em créditos para o Brasil. Confira as relações econômicas entre o Brasil e a China nos últimos anos. O Brasil se transformou no segundo maior beneficiário dos créditos chineses desde 2014, recebendo 15 bilhões de dólares somente no ano de 2016. O valor dos créditos chineses no Brasil fica atrás apenas da Venezuela. De acordo com dados do relatório anual do centro de estudos Diálogo Interamericano, 72% dos investimentos de crédito na América Latina foram para o Brasil.

créditos chineses no brasil

 

A injeção de créditos chineses no Brasil em 2016 coincidiu com um ano conturbado na política e na economia brasileira. A maior parte dos fundos foi aplicada na Petrobras, em troca do envio de petróleo à China, com o objetivo de financiar sua crescente dívida. O estudo reúne os créditos concedidos pelo Banco de Desenvolvimento da China e o Banco de Exportações e Importações da China, duas instituições que dependem diretamente do Conselho de Estado. A grande maioria dos fundos é dirigida a projetos relacionados com a energia e a construção de infraestrutura.

 

Empréstimos de créditos chineses no Brasil

Abaixo, você pode conferir uma listagem das maiores quantias de crédito chinês no Brasil concedido nos últimos anos:

 

– Em dezembro de 2007, o Banco de Desenvolvimento da China concedeu 750 milhões de dólares para um gasoduto brasileiro.

– Em junho de 2008, o mesmo Banco de Desenvolvimento da China cedeu 356 milhões de dólares para a construção de uma usina de carvão.

– Em abril de 2015, o Banco de Desenvolvimento da China cedeu 10 bilhões de dólares ao Brasil no acordo de cooperação bilateral para geração de energia.

– Em maio de 2015, o Banco Ex-Im da China concedeu 1,3 bilhões de dólares para a venda de aeronaves da Embraer.

– Em fevereiro e dezembro de 2016, o Banco de Desenvolvimento da China deu um total de 15 bilhões de dólares em crédito para o Brasil para o financiamento da dívida.

 

O relatório do centro de estudos Diálogo Interamericano revela que os bancos institucionais chineses continuarão sendo uma verdadeira “salvação” para as economias mais frágeis da América Latina. A China é uma fonte de financiamento importante para os países que tiveram acesso reduzido aos mercados de capitais internacionais. Esse financiamento tem sido importante para o Brasil, porque fortalece as relações entre Brasil e China e garante acordos futuros.

 

créditos chineses no brasil

 

Além da América Latina, a China tem investido na Espanha desde 2008, aproveitando a crise. Em 2016, os chineses injetaram 1708 milhões de euros na Espanha, com foco nos setores: imobiliário, financeiro, e no lazer, principalmente no futebol. O governo chinês tem fomentado os clubes futebolísticos espanhois e apoia que a população chinesa dedique tempo de lazer para assistir o futebol europeu. Os torcedores podem notar que há mais marcas chinesas nas camisas dos jogadores e os jogos acontecem em horários compatíveis com os da China.

 

créditos chineses no brasil

 

O investimento de crédito chinês no Brasil tem confiança principal no setor petrolífero, além das empresas de tecnologia com interesse no Brasil. A Petrobras tem despertado o interesse da China como forma de parceria para os próximos anos. Enfim, resta aos brasileiros prestar atenção nesses acordos para ver se respondem aos interesses nacionais.

Por Ana Luiza Garcia Lachner, diretamente de Marília, São Paulo.

Fontes: El País Brasil e El País Espanha

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | TwitterGoogle +