O que é consolidação de cargas?

Não é segredo que a logística é um dos maiores desafios ao se fazer comércio com a China. Os altos preços de frete que podem variar muito de acordo com o modal de transporte (aéreo é mais rápido, porém mais caro que o marítimo, por exemplo), sem contar que o preço também pode variar com a companhia de frete na qual se escolha trabalhar. Há de se considerar ainda a dificuldade de comunicação e de fiscalização das mercadorias que estão sendo manuseadas do outro lado do mundo. Além dos elevados custos e dificuldade de fiscalização, pode-se ainda citar as dificuldades burocráticas de se importar, não só da China, mas em aspectos gerais, além do longo tempo de espera para se receber a mercadoria.

Mas se você está pensando em importar da China saiba que esses problemas podem ser muito facilmente resolvidos, basta apenas tomar os caminhos certo, e é pra isso que estamos aqui, para te mostrar por onde seguir e como agir em situações que parecem tão desanimadoras como a que acabamos de descrever. E a solução é mais fácil do que aparenta, e ela se chama “consolidação de carga”, sem falar que com a ajudinha de uma trading estabelecida na China, como é a China Link Trading, tudo fico ainda mais simples.

 

Consolidação de cargas e sua vantagem financeira

A primeira pergunta que deve ter aparecido é: mas o que é consolidação de cargas? É a solução tanto para importadores que possuem grande volume de compra quanto para aqueles que compram em quantidades mínimas, porque reduz variados custos em sua importação da China. Tudo bem, mas como? A consolidação de cargas permite ao importador comprar pequenas quantidades de produtos de fornecedores diferentes agrupando-os em um mesmo contêiner, de forma a proporcionar o melhor aproveitamento possível do espaço e, com isso, reduzir os custos de transporte das mercadorias.

Contudo, é importante ressaltar que o contato e a contratação de uma trading são essenciais para que o processo ocorra de maneira legal e , sem contar que a facilidade aumenta muito, uma vez que suas mercadorias estarem prontas na fábrica, a trading fará o trabalho logístico de levar os  diversos produtos provenientes de diferentes fornecedores a um só lugar, um armazém ou galpão onde juntas, as mercadorias poderão formar apenas uma carga para serem enviadas de uma só vez.

 

Consolidação de cargas
A quantidade de contêineres mostrar como é importante facilitar ao máximo o processo

 

E a vantagem burocrática…

Então, a consolidação de cargas significa agrupar algumas mercadorias de origens diferentes em um mesmo contêiner, com um mesmo destino, como se fossem apenas uma mercadoria. Isso também faz muito diferença da hora da papelada. Assim, a nota fiscal ou Proforma Invoice (PI) a ser emitida, também unificará os diferentes produtos de fornecedores diversos, permitindo que se faça apenas uma transação internacional para o pagamento, ao invés de um pagamento para cada fornecedor, eliminando assim outras taxas bancárias de contratos de câmbio diferentes.

Ou seja, no lugar de enviar um documento separado para cada item do lote, é emitido um único recibo no nome de todos que tinham uma mercadoria dentro do conjunto, resultando em muito menos trabalho para consolidar toda a documentação posteriormente, além de facilitar os pagamentos e a divisão de custos. E como a carga consolidada é de responsabilidade da entregadora, também haverá menor volume de tarefas a serem cumpridas no processo, facilitando seu monitoramento. Assim, fica claro como a esfera burocrática também afeta a questão pro preço final de todo o processo, isto é, ao facilitar burocraticamente todo o desenrolar também se está barateando.

 

Consolidação de cargas
Com o consolidação da cargas, o preenchimento de documentos fica muito fácil e rápido

 

As entregas chegarão mais rápido

Como já falamos, as mercadorias não são agrupadas somente no papel. Fisicamente elas também são divididas e agrupadas em um só contêiner, isso significa que é mais fácil e prático para a transportadora manusear a mercadoria e fazer os carregamentos, sem contar que, como existe apenas uma carga a ser considerada e todo o processo burocrático já foi drasticamente reduzido, colocar cada lote em um modal e enviá-lo ao seu destino é muito mais simples e rápido. Ou seja, as facilidades se estendem além do porto ou do aeroporto.

 

Mas e se eu desejo importar grandes volumes de mercadorias?

Se você deseja começar a fazer negócios ou já realiza compras que envolvem grande volume e não possui necessidade de colocar produtos provenientes de diferentes fábricas em um mesmo contêiner, e que por isso está pensando que a consolidação de carga deixa de ser uma opção, está errado. O processo continua sendo altamente viável. Além de também desfrutar das vantagens citadas durante todo o texto de pagar, as despesas aduaneiras, honorários para o despachante e taxas de desembaraço também são reduzidos, pois são pagos de uma só vez.

 

Consolidação de cargas
Outro conjunto de contêineres prontos para serem enviados

 

Assim, a consolidação de cargas se mostra um processo simples seja pra você que deseja comprar em quantidades mínimas e de diferentes fornecedores sem necessariamente fechar um contêiner, ou pra você que precisa comprar em grandes quantidades, porque com processo haverá ganhos logísticos que farão grande diferença no preço final da importação, viabilizando cada vez mais suas compras da China, mas é importante lembrar que para manter o processo legal e fácil, a consolidação deve ser feita apenas com a ajuda de uma trading estabelecida na China e é pra isso que China Link Trading está aqui.

Quer saber mais sobre consolidação de carga? Entre em contato conosco.

 

Por Tatiana Tamagawa, atualizado por João Victor Scomparim Soares, diretamente de Cerquilho, SP, Brasil

Fonte: Tecnovia e Wikipédia

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:
Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +


Veja Também


Deixe seu comentário