Outubro 27 2018

China Link Trading: conheça nosso novo escritório em Itajaí/SC

Posted by Victor Fumoto

Em setembro, inauguramos oficialmente nossa nova regional no Brasil, em Itajaí – Santa Catarina. Conhecida por suas belas praias e pelo Porto de Itajaí, o segundo maior porto brasileiro, a cidade catarinense é uma das mais importantes para o comércio brasileiro. Confira um pouco mais sobre a cidade e, é claro, nosso novo escritório na Região Sul!

 

A Cidade de Itajaí

escritório de itajaí

O Porto de Itajaí é o segundo maior do Brasil em movimentação de contêineres (Foto: Exame)

 

A cidade de Itajaí localiza-se no litoral do estado de Santa Catarina, distante cerca de 94 km da capital, Florianópolis. Atualmente, sua população é estimada em 212 mil habitantes, sendo a sexta maior cidade do estado.

O nome da cidade provém do rio Itajaí-Açu, no qual o município está localizado em sua margem direita. Antes do início da colonização portuguesa, a região era habitada pelos índios carijós e caigangues. A partir de 1750, iniciou a vinda de colonos portugueses originários da Ilha da Madeira e dos Açores. No século XIX, deu-se início a vinda de imigrantes alemães, italianos e poloneses para a região.

Itajaí conta com uma economia dinâmica, centrada principalmente nas atividades pesqueira, portuária e industrial. O Porto de Itajaí é o maior porto pesqueiro do país, o segundo maior em movimentação de contêineres, atrás apenas do Porto de Santos, e também o principal escoadouro da produção industrial e agrícola da região Sul. Neste porto, os principais produtos exportados são madeira, pisos cerâmicos, máquinas, açúcar, papel e fumo, e os maiores produtos importados são trigo, produtos químicos, motores e têxteis.

Além disso, Itajaí é a segunda maior exportadora de carne congelada do Brasil e sedia a segunda maior empresa do mundo em alimentos.

Uma outra grande fonte de renda para a cidade é o turismo. Itajaí possui belas praias cercadas de morros cobertos pela vegetação da Mata Atlântica. A cidade também é a única da região Sul que possui um píer turístico com alfândega, que permite a atracação de navios de cruzeiro internacionais.

Itajaí também é uma cidade universitária. Localiza-se nela a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), instituição privada que abriga cerca de 23 mil estudantes.

Dentre as atrações culturais, a principal delas é a Marejada, uma festa de origem portuguesa que enfatiza a importância da pesca para a economia da cidade, onde o prato principal é a sardinha assada, e há também apresentações de danças típicas açorianas.

 

O estado de Santa Catarina

Santa Catarina é considerado um dos estados brasileiros com os maiores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), calculado com base em dados sobre educação, longevidade e renda per capita, sendo um dos principais indicadores de qualidade de vida. O estado ocupa o primeiro lugar no quesito longevidade, quarto em renda e terceiro em educação.

O estado de Santa Catarina é conhecido por sua grande influência europeia. Nos tempos da colonização portuguesa, um grande número de açorianos veio para as regiões litorâneas. Posteriormente, houve a chegada de imigrantes alemães, que estabeleceram colônias prósperas, onde hoje estão as cidades de Blumenau e Joinville, sendo que as estimativas contam que 40% da população catarinense tenha ascendência alemã. Os italianos também chegaram em grandes números e estabeleceram muitas colônias. Trinta por cento da população do estado, segundo estimativas, é descendente de italianos. Também há a presença de outras minorias étnicas, como os poloneses e austríacos. Todas essas populações deixaram uma contribuição imensa para a cultura, especialmente através de festas étnicas, como a Oktoberfest, realizada em outubro em Blumenau, e a Fenaostra, em Florianópolis, cidade de grande influência açoriana.

A economia do estado é baseada na indústria, forte nos setores de agroindústria, têxtil, cerâmica e metalmecânica, na extração de minérios, e na pecuária, sendo que nesta última, o estado é o maior exportador de carne de frango e suínos, e também é a sede da Brasil Foods (BRF), uma das maiores companhias alimentícias do mundo e donas de várias marcas conhecidas, como Sadia e Perdigão.

O turismo também é uma importante fonte de renda. Muitas pessoas  praias em Florianópolis e Balneário Camboriú; para visitar as cidades de colonização europeia e também para curtir o frio da serra catarinense, onde no inverno costuma-se a atingir temperaturas abaixo de zero.

Fontes: Wikipedia; Prefeitura de Itajaí; Governo do Estado de Santa Catarina.

 

Novo escritório da China Link Trading em Itajaí

 

escritório de itajaí

Recepção do novo escritório, em Itajaí/SC.

 

Localizado no Centro da cidade de Itajaí, Santa Catarina, o novo escritório comercial da China Link iniciou suas atividades no mês de setembro. Com o objetivo de atender os clientes da região Sul do país mais de perto, a nova unidade está de portas abertas para recepcioná-los.

A história é até um pouco parecida com a nossa abertura da matriz de Santos, onde a situação econômica do país também não era favorável. Mesmo diante deste fato, seguimos a acreditar que nosso crescimento deve ser contínuo para auxiliar nas importações e negócios com a China.

 

escritório de itajaí

Sala de reuniões do escritório de Itajaí/SC.

 

Com o positivo resultado na equipe brasileira de Santos, a expansão para o Sul do país é apenas o início do que planejamos. Como apresentamos em nossos serviços, é importante a confiança na entrega que vem do outro lado do mundo, mas principalmente entender os projetos e ideias iniciais. Nossa dedicação se faz presente em estreitar as barreiras e distâncias, facilitando os negócios para os nossos clientes.

A nova estrutura em Itajaí é resultado de anos dedicados para que cada vez mais possamos ser referência quando o assunto é negócio com a China. Trazemos na bagagem não apenas novas ideias, mas experiência na cultura asiática que certamente requer atenção para as atividades desenvolvidas.

 

escritório de itajaí

Estamos localizados na Rua Uruguai, 223 – Sala 1405A, no Centro de Itajaí.

 

Determinar onde seria localizada a nossa nova regional não foi tarefa fácil, uma vez que muitos dos nossos clientes se fazem presentes por todo o Brasil. Fato é que contamos desenvolver também boas parcerias em terras do Sul do país. O Porto de Itajaí representa também uma motivação para nós, já que vem registrando aumento de atracações e tonelagem comparando as suas movimentações dos anos anteriores. Estar presente, hoje, para nós em outra cidade portuária importante para o Brasil é também motivo de orgulho e satisfação.

Para os que nos visitarem, sentirão um pouquinho também da cultura chinesa. Seja nas paisagens nos quadros, na decoração viva, ou no nosso armário de amostras, para entenderem de perto um pouco dos produtos e projetos que já pilotamos nesses anos.

Com alegria, convidamos aos que estiverem aqui ou por perto, para conhecerem pessoalmente mais um escritório que preparamos com carinho.

Um grande obrigado aos clientes e amigos que certamente tiveram papel fundamental em nossa caminhada até aqui.

 

Endereço: Rua Uruguai, 223 – Sala 1405A – Centro – Itajaí/SC – 88302-203

Telefone: (47) 2122-5336

 

Por Beatriz Dale, Gerente Regional, diretamente de Itajaí, SC, Brasil

 

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +