China já se prepara para realização dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, que foram realizados na cidade de Pyeongchang, na Coréia do Sul, encerraram-se de maneira gloriosa na noite do dia 25 de fevereiro deste ano. Os jogos de inverno, já na sua vigésima terceira edição, têm se popularizado de forma definitiva somente em suas últimas edições, deixando para os telespectadores, agora, um sentimento de saudade e expectativa para as próximas edições.

 

Jogos Olímpicos de Inverno
Os jogos Olímpicos de Inverno de 2022 serão realizados entre os dias 5 e 20 de fevereiro, na China!

 

De todas as pessoas no mundo, os chineses são os únicos que ainda não puderam curtir tal momento, uma vez que a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 será nas cidades de Beijing e Zhangjiakou, na China, restando ainda muito trabalho e organização a ser feito! Óbvio que não é uma novidade dizer que o país já se mostra preparado para a realização e organização do evento, agradando enormemente os diretores e presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) durante uma visita feita no dia 28 de Agosto do ano passado!

 

A preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022

Na visita mencionada acima, Thomas Bach, presidente do COI, fez vários elogios a preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, principalmente ao inovador conceito que possibilita aos espectadores participarem em esportes adaptados durante o 13º Jogos Nacionais Chineses. Bach, juntamente com Xi Jinping, visitou o Centro de Esportes de Wukesong, que impressiona por si só pelo bom exemplo de desenvolvimento sustentável e rejuvenescimento urbano de uma região industrial, uma vez que o prédio era uma antiga siderúrgica e hoje é localização escolhida do evento e a sede do Comitê Organizador dos Jogos de 2022.

 

Jogos Olímpicos de Inverno
Na foto temos Xi Jinping, presidente chinês, e Thomas Bach, presidente do COI.

 

O presidente do Comitê Olímpico Internacional descreveu as preparações dos Jogos Olímpicos de Inverno como “realmente excelentes”, apontando que o progresso se mostra de maneira firme igualmente à cooperação com o COI. Sobre o conceito de atração aos visitantes dos eventos esportivos, como foi utilizado na cidade de Tianjin durante os 13º Jogos Nacionais Chineses, Bach se mostrou fascinado com o ativíssimo senso de adaptação dos eventos chineses em relação ao público, atraindo 300 milhões de chineses aos esportes do inverno! O presidente do Comitê que guiará a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 explicou: “Eles apresentam, pela primeira vez, um conceito muito inovador, um conceito muito inclusivo. Eles estão permitindo a todas as pessoas participar destes jogos. É realmente uma ideia excelente”. Assim, a iniciativa chinesa foi vista como “um ótimo progresso”, uma vez que o público quer se sentir cada vez mais incluído nestes grandes eventos esportivos!

 

O apoio dos chineses

A candidatura, que elegeu dentre as cidades de Munique (Alemanha), Annecy (França), Beijing e Zhangjiakou (China) como sede para os Jogos Olímpicos de Inverno 2022 foi apoiada por 94,8% da população chinesa, dos quais 91,8% eram residentes da capital e 99,5% residentes de Zhangjiakou, de acordo com uma pesquisa publicada pelo escritório em Beijing da Ipsos.

A pesquisa teve sua base de realização em 32 cidades chinesas, incluindo Beijing, Zhangjiakou, Tianjin e Shanghai. A pesquisa compreendeu 2.500 amostras obtidas entre mil residentes em áreas urbanas e rurais de Beijing, 200 cidadãos urbanos de Zhangjiakou e 1.300 residentes de outras cidades, capitais provinciais e municípios administrados diretamente pelo governo central. Foram feitas as seguintes perguntas para os 2.500 entrevistados que residem nas áreas locais da realização do evento:

  • Você apoia a cidade de Beijing, juntamente com Zhangjiakou, em organizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno 2022?
  • Qual acredita que seria o maior benefício para a China na organização de tal evento?
  • Você acredita que Beijing, junto com Zhangjiakou, tem capacidade de cumprir com as obrigações para a realização do evento?
  • Está disposto a servir como voluntário, oferecendo ajuda para a preparação e realização dos Jogos Olímpicos de Inverno?

A pequena parcela que se posicionou contrária à pesquisa demonstra uma preocupação com a pressão que a organização de um evento de tal grandeza no Inverno do país pode exercer sobre o ambiente, além dos custos para realizá-lo.

 

jogos olímpicos de inverno
Os Jogos Olímpicos de Inverno 2022 foi apoiada por 94,8% da população chinesa!

 

China garante o sucesso dos jogos!

Durante a visita de Thomas Bach às construções, o presidente chinês, Xi Jinping, frisou que a China está apta a cumprir totalmente com seu compromisso de hospedar uma vigésima quarta edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, prometendo nada menos que uma experiência “fantástica, extraordinária e excelente”. O presidente chinês garante que as preparações para os jogos de inverno estão prosseguindo de forma tranquila, sendo a ocasião também uma grande oportunidade para a China promover-se através dos Jogos Olímpicos de Inverno, além de fomentar o desenvolvimento equilibrado dos esportes de competição e da participação das pessoas comuns, com o fim de melhorar a saúde de todos os chineses, conforme assinalado pelo presidente.

 

jogos olímpicos de inverno 2
Até hoje os Jogos Olímpicos de 2008 em Beijing são lembrados pelo sucesso e organização!

 

Tal ação reforça a característica chinesa de sempre atribuir grande importância aos esportes e ao papel significativo do Movimento Olímpico no desenvolvimento econômico e social. A cooperação entre o governo chinês e o COI continuará sendo uma base para a boa realização do evento em si e todos os assuntos incluem o Movimento Olímpico, como o papel dos esportes na vida da população, promovendo a paz e o desenvolvimento mundial, assim como o desenvolvimento de esportes nos países, ressalta Xi Jinping.

Como você acha que vão ser os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Por Lucas Fortes Mulati, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: Wikipédia, China-Embassy, ESPN, Portuguese People

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +


Veja Também


Deixe seu comentário