China inaugura o Maior Telescópio do Mundo para Turistas

Vai viajar para a China e quer fugir do mainstream turístico? Venha conhecer o maior telescópio do mundo, aberto de graça para turistas!

Já sabemos que a China vem sendo reconhecida nos últimos anos como um pólo do desenvolvimento científico. E quando os chineses fazem algo grande, é realmente grandioso, sejam os icônicos guerreiros de terracota ou alguns dos lugares que você nunca tinha ouvido falar. E esse é também o caso do incrível FAST: o maior telescópio do mundo, inaugurado em 2016 e agora aberto para visitantes, ainda tem mais um ponto positivo: uma visita a ele é de graça! Porém, somente é permitida a entrada de 2000 turistas por dia, e esses são instruídos a deixarem seus aparelhos eletrônicos em um local específico para evitar a interferência. Pois, além de ser o maior telescópio do mundo, é também o mais sensível.

 

maior telescópio do mundo

 

O Maior Telescópio do Mundo: FAST

Em setembro de 2016, FAST (Aperture Spherical Radio Telescope), o maior telescópio do mundo, iniciou suas atividades na província de Guizhou, na China. Com ele, os cientistas têm o objetivo de buscar vida extraterrestre mais facilmente. Com o tamanho de 30 campos de futebol, 500 metros de diâmetro e uma única abertura, o FAST supera o Observatório Arecibo, com um raio de 305 metros, localizado em Porto Rico. O refletor do rádio-telescópio chinês tem em torno de 4400 painéis triangulares, cada um com largura de 11 metros. E o mais surpreendente: ele é 10 vezes mas rápido que o telescópio alemão Effelsberg. Quanto maior o refletor, melhor ele capta sinais de outras galáxias. O governo chinês afirma que seu telescópio alcança até 11 milhões de anos-luz de distância e, vai trazer ao nosso conhecimento, dentro de um ano, o dobro de pulsares (estrelas muito densas e pequenas de nêutrons).

 

maior telescópio do mundo

 

Uma das razões de o FAST estar em uma região rural da China é o fato de que, atualmente, num raio de 5 quilômetros, não há cidades, ou seja, não há interferência de ondas de rádio. Isso contribui para que o maior telescópio do mundo consiga captar até os menores sinais emitidos no universo. Hoje, o telescópio já desempenha suas funções de guiar a humanidade na busca das origens do universo e vida extraterrestre. O rádio-telescópio já pode até trazer para a China um prêmio Nobel.

 

maior telescópio do mundo
Veja as fases da construção do maior telescópio do mundo.

As obras do maior telescópio do mundo começaram em 2011, e concluíram-se rapidamente em julho de 2016. Com o custo de 1,2 bilhões de yuans, suas obras obrigaram o governo chinês a realocar dez mil residentes de Guizhou que viviam no raio de 3 quilômetros do FAST. A cada um foram oferecidos 12 mil yuans – que não soma metade do salário anual de um trabalhador chinês. Alguns residentes locais afirmaram que as novas casas construídas para seu realocamento foram de qualidade precária. Ademais, em setembro de 2016, uma nova lei referente ao telescópio requer um “rádio-silêncio” de 10 quilômetros de raio, ou seja: nenhum aparelho eletrônico ou linhas de rádio, internet ou teletransmissão podem estar perto da super-construção. Ainda há uma multa de 100 mil yuans para quem for o responsável pela proximidade de ondas do FAST. Mas quanto a tirar fotos com o telescópio, não há problemas.

 

maior telescópio do mundo
“Selfie pode, né?”

 

Por Ana Luiza Garcia Lachner, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: Shanghaiist, CNN e Jornal JN.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | TwitterGoogle +


Veja Também


Deixe seu comentário