August 01 2017

ELP: China celebra 90 anos do Exército da Libertação Popular

Posted by Ana Yamashita

Em demonstração de força e organização, a República Popular da China organizou um monumental desfile comemorativo aos 90 anos do ELP, o Exército da Libertação Popular, no último dia 30 Julho 2017.

 

elp

Os 90 anos do ELP comemorados com a formação de 24 helicópteros

 

A comemoração de 90 anos do ELP

O presidente chinês, Xi Jinping, ordenou no domingo que o Exército de Libertação Popular (ELP) siga a liderança absoluta do Partido Comunista da China (PCC).

Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do PCC e presidente da Comissão Militar Central, fez as observações depois de assistir a um grande desfile militar na base de treinamento militar de Zhurihe, na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China, para celebrar o 90º aniversário da fundação do ELP.

 

elp

Comemoração de 90 anos do Exército de Libertação Nacional chinês

 

“Oficiais e soldados, vocês devem seguir firmemente o princípio e sistema fundamental de liderança absoluta do Partido sobre o exército, escutar e seguir sempre as ordens do Partido, e marchar para onde quer que o Partido aponte”, disse Xi Jinping. “Os oficiais e soldados do ELP devem seguir firmemente a meta fundamental de servir o povo sinceramente e sempre ficar junto com ele”, disse Xi Jinping.

É a primeira vez que a China comemora o Dia do Exército, que cai em 1 de agosto, com um desfile militar desde a fundação da República Popular da China em 1949.

Vestido em uniforme militar camuflado, Xi Jinping ficou em pé, em um jipe aberto, enquanto passava em revista as tropas e uma marcha militar soava nos alto-falantes. Posteriormente, assumiu a tribuna de onde assistiu o desfile das forças terrestres, missilísticas e aéreas

Em declarações, o presidente Xi Jinping afirmou que, tanto o Partido Comunista da China, como o povo chinês, têm orgulho do Exército de Libertação Popular. A história comprovou que o ELP é uma força heroica que segue o comando do Partido, serve o país com lealdade, e combate para o grande rejuvenescimento da nação chinesa, disse Xi Jinping.

 

elp

As tropas do Exército da Libertação Popular são divididas em nove grupos de combate: operações terrestres, operações de informação, operações especiais, operações aéreas, operações navais, defesa do ar e dos mísseis, suporte abrangente, contra-terrorismo e manutenção da estabilidade, e ataques estratégicos

 

Após o desfile militar, que foi transmitido ao vivo para todo o país, Xi Jinping disse que desfrutar da paz é uma felicidade para as pessoas e que proteger a paz é a responsabilidade do exército do povo. “O mundo não está em paz em todos os lugares, e a paz deve ser defendida”, disse Xi Jinping.

“Hoje, ficamos mais perto da meta do grande rejuvenescimento da nação chinesa do que qualquer outro tempo na história e precisamos construir um forte exército popular, mais do que em qualquer outro tempo na história.”

O próprio presidente pediu ao ELP que implemente totalmente os pensamentos do Partido Comunista sobre a construção de um forte exército e siga o caminho de fortalecer o exército com características chinesas.

 

ELP: O Exército de Libertação Popular da China

O Exército de Libertação Popular, ELP, foi criado em 1 de agosto de 1927, como braço militar do Partido Comunista da China (PCC). Originalmente chamado de Exército Vermelho, o ELP é a maior força militar do mundo, contando com aproximadamente 2,3 milhões de pessoas. A insígnia do Exército de Libertação Popular da China consiste numa estrela vermelha com os caracteres chineses correspondentes aos números um e oito (八一), em referência ao levante de Nanchang, em 1 de agosto de 1927, quando o ELP foi criado.

 

elp

A insígnia do Exército de Libertação Nacional da China, cuja utilização é regulada pela Lei Militar de 1984

 

Em setembro de 2015, Xi Jinping anunciou uma redução no número de seu efetivo em 300 mil militares, porém, o ELP continua se mantendo no topo entre todas as forças militares internacionais e possui o segundo maior orçamento de defesa do mundo, muito embora órgãos como o Departamento de Defesa dos EUA afirmem que a China não relate, verdadeiramente, seus gastos militares, e, por isso, tal orçamento possa ser ainda maior.

E você, tem alguma consideração sobre essa demonstração de força do exército chinês? Compartilhe conosco nos comentários!

 

Por Ariel Oliveira, diretamente de Garça, SP, Brasil

Fontes: Agências ChinaMil; Xinhua; CGTN News

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +