Censura na China: filmes banidos

A censura na China está entre os fatos mais debatidos no mundo. Aqui, vamos focar na censura do Governo Chinês sobre o setor cenográfico, onde há um órgão que analisa cada filme antes de ser exibido nos cinemas pelo país.censura na china

Pela grande população, a China é atualmente o mercado mais visado pela indústria do cinema, pois, de acordo com alguns dados, é o segundo maior mercado de cinema do mundo, e como exemplo, o filme Velozes e Furiosos 7 conseguiu atingir a marca de 383 milhões de dólares, mais do que foi ganho nas bilheterias americanas e do Canadá combinadas (351 millhões), no mesmo período do início de junho, e esse filme se tornou o campeão de bilheteria da China.

Por isso o mercado chinês é essencial e a indústria mundial está se adaptando.

 

Censura na China: Órgãos de Controle

O Órgão responsável pelo controle é o SARFT (em inglês, a sigla significa State Administration of Radio Film and Television, em português, temos a Administração Estatal de Radio, Filme, e Televisão).

Esse é o braço do governo que controla todo o conteúdo exibido na radio, televisão, transmissões por satélite e via internet do país. Existe, dentro desse órgão, um comitê composto por cerca de 30 pessoas, que será quem analisa os filmes. Essas pessoas vêm da própria indústria cinematográfica chinesa, e de diversos departamento do governo, como a Liga Jovem Comunista, a Federação das Mulheres, entre outros.

A partir da análise desse órgão, será decidido que conteúdo deve ser restringido, retirado do filme, ou banido, e isso vai desde sexo e violência até política, mas foca principalmente na forma como a China é retratada no filme.

O Partido Comunista rege os padrões de censura, pois não admite que a China seja retratada como um país em desenvolvimento, que não pode se defender, ou com uma visão deturpada de sua cultura.

Exemplos de Censura na China

Esse controle de censura na China já incidiu sobre muitos filmes famosos. Por exemplo, no filme “007: Skyfall”, uma cena foi cortada pelo Comitê de Censura, pois nessa cena, um assassino entra em um prédio dentro do distrito financeiro de Shanghai, e atira em um segurança do prédio, que morre. Foi ordenado que se cortasse a cena por passar a ideia que a China não sabe defender seu prédios importantes, e passa uma imagem de fraqueza.

censura na China
A censura na China às vezes omite cenas de filmes que considera danosas à sua cultura. Veja aqui a cena cortada do filme “007: Skyfall”

O filme “Amanhecer Violento” é sobre uma invasão de Norte Coreanos em uma cidade americana. Acontece que originalmente, foi filmado como se os soldados fossem, na verdade, chineses. Após ter sido terminada a filmagem, os responsáveis alteraram a nacionalidade dos invasores, para não incomodar a China e perder o mercado chinês.

A invasão por chineses passaria uma ideia que a China é uma ameaça militar às vidas dos cidadãos americanos, e isso incluiu até mesmo uma reunião com os diplomatas chineses nos Estados Unidos.censura na china

A censura na China é um assunto muito sério, mas alguns casos chegam ao ridículo nos argumentos do comitê.

O filme De Volta Para o Futuro”, de 1985, foi proibido de ser exibido na China pois exibia viagem no tempo, e isso é o máximo em ilegalidade.

Também, o filme “Os Infiltrados”, de 2006, pois sugeria que o governo chinês poderia usar armas nucleares em Taiwan. O filme nunca foi permitido de ser exibido, estando banido definitivamente.

Ainda podemos trazer os filmes “Lara Croft Tomb Raider”, de 2005, pela nada favorável visão da sociedade chinesa, e também O Código da Vinci”, de 2006, pelo conteúdo blasfêmico.

Censura ao Inverso

Como a indústria quer conquistar a China e seu bilhões de telespectadores, existem casos que o filme possui uma versão alternativa, em que algo é alterado para a alegria da audiência chinesa.

No filme Homem de Ferro 3”, foi acrescentada uma cena em que o debilitado Tony Stark está na mesa de cirurgia, e foram colocados atores chineses como médicos, discutindo sobre os procedimentos feitos no Homem de Ferro. A cena foi apenas para o mercado chinês, e a audiência adorou.

censura na China
Veja aqui como o filme “Homem de Ferro 3” foi modificado para atender as preferências chinesas

Consequências perigosas da censura na China

O que se observa é que a indústria cinematográfica vem se rendendo à censura na China, e por isso, mesmo os filmes da maior indústria, de Hollywood, são feitos com muito cuidado quando se trata da China.

Na década de 90, até era possível ver filmes em que a China era exibida de um ponto de vista político crítico, e Hollywood não se importava tanto com o mercado – ainda crescente – da China. Foram filmados os filmes “Sete Anos no Tibet”, “Justiça Vermelha”, entre outros.

Nos dias de hoje, esses filmes nunca seriam filmados por Hollywood.

censura-na-china2

Como o lucro e retorno do investimento feito no filme é muito importante, parece que o Partido Comunista está agora triunfando sobre a indústria, pois sua influência está sendo capaz de mudar até mesmo os filmes mais famosos, como “007” e “Homem de Ferro”.

O problema dessa situação é que pode se estar dando poder demais ao modo como o mercado chinês controla os filmes estrangeiros e nacionais também, e os censores chineses estão funcionando mais como uma polícia de filme mundial, e então, filmes críticos à China serão um tabu, não terão espaço, restringindo a liberdade artística e de expressão dos produtores.

Por Alexia Domene Eugenio, de Presidente Prudente, São Paulo

Fontes: NPR (National Public Radio), LA Times.

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site


Veja Também


Deixe seu comentário