Cantão : o Paraíso do Comércio e da Cultura

Também conhecida como Guangzhou, a cidade de Cantão é a capital da província de Guangdong. Com cerca de 12 milhões de habitantes, ela figura como a terceira maior cidade de toda a China, estando atrás apenas de Xangai e de Pequim.

Vista como um dos principais e maiores centros industriais, administrativos e financeiros do país, Cantão está localizada ao sul da China, às margens do rio Zhu Jiang, e a aproximadamente 120 km de Hong Kong, cujos habitantes são também, em sua maioria, cantoneses. Graças a essa posição estratégica, a cidade se tornou um dos mais importantes centros portuários, sendo, inclusive, considerada o palco dos primeiros contatos entre os chineses e os mercadores ocidentais.

Apesar de milenar (Cantão foi fundada no século II a.C.), Cantão é, hoje, uma metrópole moderna. Depois de ser incluída nos projetos das Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), durante o processo de abertura econômica de Deng Xiaoping, a partir de 1978, a cidade passou a crescer em uma velocidade bastante acelerada, tornando-se, hoje, uma das cidades mais buscadas para negócios e turismo na China.

 

O que fazer em Cantão

Sede da maior feira internacional de exportação e importaçãoa Feira de Cantão (Canton Fair) -, a cidade é referência econômica da região, destacando-se também pela educação, cultura e ciência. O turismo em Cantão é caracterizado por roteiros que enfatizam as áreas citadas: universidades, museus, templos e torres. Além disso, a cidade é o paraíso para quem deseja comprar barato.

Dentre os principais pontos turísticos, destaca-se a Torre Televisiva de Cantão, cujo formato retorcido é admirado por arquitetos do mundo inteiro.

cantão

Com cerca de 610 metros, a Torre de Cantão é a segunda maior do mundo. No seu interior, há jardins fixos, restaurantes, lojas, exposições e cinemas. A aproximadamente 480 metros do solo, existe uma grande plataforma de observação, ao ar livre, que rende uma belíssima vista panorâmica da cidade. Nela, bondinhos giratórios levam os visitantes a um passeio ao redor da construção. Na base da torre, é possível encontrar estações de metrô e de ônibus. Já no subsolo, estão diversas salas comerciais.

 

cantão

 

Outra atração bastante procurada na cidade é o Templo das Seis Árvores Banyan, assim chamado devido à presença de 6 árvores banyan que lá se localizavam quando o templo foi construído. Apesar de ter sido criado em 537, o templo sofreu um incêndio no século X, sendo reconstruído mais tarde, ente 989 e 990. Desde então, o lugar mantém a mesma aparência e continua funcionando como um templo budista ativo, atual sede da Associação Budista de Guangzhou.

 

cantão

 

Para quem deseja fazer compras em Cantão, o Qingping Market oferece diversas iguarias típicas da região. No Haizu Square, é possível encontrar muita roupa e artesanato. A Avenida Beijing Lu reúne inúmeros shoppings e lojas comerciais, onde os turistas poderão encontrar de tudo um pouco – de celulares a bolsas Louis Vuitton. Mas, cuidado com os produtos falsificados! Apesar das dificuldades criadas pelo governo às vendas de “produtos piratas”, ainda é muito fácil encontrá-los em Cantão, e nem sempre é simples distingui-los. Se possível, evite os vendedores de rua que querem te levar a lojas laterais para mostrar seus produtos.

cantão

 

E aí, pronto para conhecer Cantão?

Lys Brittes, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: Minube, Guia da Viagem

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | TwitterGoogle +


Veja Também


Deixe seu comentário