March 04 2018

C-pop: conheça a música popular da China!

Posted by Ana Yamashita

Se você gosta de animes, provavelmente já ouviu alguma música J-pop (música popular japonesa). Se você gosta de dramas coreanos, com certeza já escutou alguma banda K-pop (música popular coreana). Mas você já ouviu falar de C-pop?

 

c-pop

 

Como dá para presumir, trata-se da música popular chinesa, gênero musical de muito sucesso na China e que tem ganhado fãs ao redor do mundo entre aqueles que aprendem mandarim ou tem interesse em conhecer a cultura chinesa.

 

O que é C-pop?

O C-pop, em mandarim hànyǔ liúxíng yīnyuè (汉语流行音乐), é uma abreviação para Chinese Popular Music e não está restrito apenas à China. Artistas desse gênero vêm de Taiwan, Hong Kong, Macau, e países asiáticos onde a presença da língua chinesa é grande, como Singapura e Malásia. Esse termo é bem abrangente, visto que pode incluir também ritmos além do pop, como, por exemplo, o Hip Hop e o Rock.

 

A história do C-pop

A origem do C-pop vem da década de 1920. Entre essa época, até o estabelecimento do governo comunista na China, houve a entrada de influências musicais estrangeiras, como o jazz. Todas as músicas produzidas durante esse período são chamadas de “shidaiqu”, que significa “música da era”. Shanghai era o principal centro desse novo estilo musical, que unia a música folclórica chinesa com ritmos ocidentais. A nova música era tocada em boates e casas noturnas nas principais cidades do país.

Durante a ocupação japonesa na Manchúria e a Guerra Civil Chinesa, a música pop era vista como algo da esquerda. Depois que o Partido Comunista Chinês conseguiu controlar o país, o governo rotulou esse estilo de música como indecente. Somente após as reformas de Deng Xiaoping, na década de 1970, é que esse gênero musical passou a ser tolerado pelo governo e tem ganhado muita popularidade desde então, especialmente entre o público jovem.

 

As 3 vertentes do C-pop

O C-pop pode ser dividido em 3 vertentes, de acordo com o dialeto utilizado. O mais comum é o Mandopop, cantado em mandarim, o dialeto oficial utilizado pelo governo nos meios de comunicação e na educação. Depois, temos o Cantopop, que utiliza o cantonês, um dialeto muito falado em Hong Kong, Macau e em regiões do sul da China, como na província de Guangdong. Por último, temos o Taiwanese Pop, cujos artistas vêm de Taiwan.

O Mandopop originou-se em Taiwan na década de 1970. Depois, esse gênero se popularizou em Hong Kong, com artistas como Tsai Chin, Fei Yu-ching e Fong Fei Fei. Todavia, o Partido Comunista bania qualquer entrada de produtos culturais vindo de Taiwan e Hong Kong, pois os enxergava com suspeita de trazerem ideias burguesas e danosas ao regime.

A primeira cantora de Mandopop que fez sucesso na China e até hoje é considerada a mais proeminente representante dessa vertente foi Teresa Teng. Sua música mais famosa é “The Moon Represents My Heart”, em mandarim Yuèliàng Dàibiǎo Wǒ de Xīn ( 月亮代表我的心), ainda muito tocada na China e em outros países asiáticos.

 

c-pop

Teresa Teng – considerada a mais proeminente representante do Mandopop

 

O Cantopop foi a primeira vertente do C-pop a aparecer. Essa vertente é bastante influenciada por ritmos internacionais, assim como o jazz, o rock e o R&B. O principal celeiro de artistas é Hong Kong. Os cantores mais famosos são: Paula Tsui, Samuel Hui, Roman Tam, dentre tantos outros.

O Taiwanese pop é cantado no dialeto taiwanês, também conhecido como min ou hokkien, por isso essa vertente também é conhecida como “minnan pop” ou “hokkien pop”. Diferente dos outros gêneros da China continental, a música popular de Taiwan originou-se deum gênero musical japonês chamado “enka”. Isso se deve à ocupação japonesa da ilha antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Depois que a República de Taiwan foi proclamada, esse tipo de música sofreu perseguição do governo, que combatia tudo aquilo que fosse influência estrangeira.

Ademais, o governo da ilha desestimulou o uso do dialeto taiwanês em favor do mandarim. Em 1987, a lei que restringia a cultura local de Taiwan foi revogada e, mais uma vez, o Taiwanese pop pôde florescer. Os cantores mais famosos de Taiwan são Jody Chiang e Chris Hung. Atualmente ocorre uma maior influência da música da China continental sobre as canções de Taiwan.

 

O C-pop atual

 

c-pop

A boyband de C-pop, Acrush, é, na verdade, composta de 5 meninas

 

A crescente popularidade do C-pop na China atualmente deve-se, principalmente, aos concursos musicais televisionados, tais como Super Girl, Super Boy, The Voice of China, Chinese Idol e The X Factor ,que revelaram grandes cantores, como Bella Yao, Chris Lee e Jason Zhang. Outro fenômeno recente da música popular chinesa são as boybands e girlbands, grupos musicais compostos por cantores jovens que embalam os jovens com suas performances.

 

c-pop

Bella Yao, cantora de C-pop

 

Na música chinesa, todavia, nem tudo são flores. A indústria fonográfica, tanto da China quanto de Taiwan, enfrenta o problema da pirataria, que gera sérios prejuízos financeiros às gravadoras, na casa dos milhões de dólares.

 

Por Victor Fumoto, diretamente de Indaiatuba, SP, Brasil

Fontes: Facts and Details, Chinese Language Blog, SBS

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +