Asia Fruit Logistica

Entre os dias 7 e 9 de setembro, ocorre em Hong Kong a Asia Fruit Logistica, a única exposição anual de comércio internacional de frutas frescas e comercialização de legumes na Ásia. Esta feira se concentra exclusivamente na cadeia produtiva de produtos frescos, de frutas e legumes, e na rede de valor à ela agregada dentro de toda a Ásia. A feira se tornou a plataforma mais eficiente para quem deseja ter uma visão geral dentro deste mercado na Ásia, prospectar novos contatos e verificar novos produtos e variedades.

A Asia Fruit Logistica oferece oportunidades sem precedentes para quem deseja descobrir o que está acontecendo no dinâmico mundo de produtos frescos, fazer novos contatos de negócios e estabelecer parcerias para fazer crescer o próprio negócio. A feira também possui mais um atrativo: ela é acompanhada pelo Congresso Asiafruit, única conferência internacional sobre o tema. O evento acontece um dia antes da feira, o que aumenta muito mais a experiência obtida pelos visitantes na Asia Fruit Logistica

Asian Fruit

 

Quem participa da exposição

na Asia Fruit Logistica?

Asia Fruit LogisticaParticipam empresas e organizações de todos os continentes e de todos os setores da área de produção de produtos frescos, desde empresas menores que desejam atrair o mercado asiático com novos produtos, até grandes organizações já estabelecidas na região. A feira reúne os principais agentes no negócio, tornando este evento algo extremamente valioso  para visitantes e expositores.

Dentre os produtos expostos, estão frutas e vegetais não processados, frutas secas, nozes, ervas, especiarias, produtos orgânicos, flores e vasos de plantas. Os fornecedores de produtos e serviços para embalagem, armazenagem, transporte e apresentação do produto também apresentam suas ofertas.

 

Quem visita a Asia Fruit Logistica?

Os visitantes que vem até a feira são de todos os continentes. No entanto, 55% dos compradores são originários da Ásia. Na edição de 2014, as principais redes de supermercados asiáticos comparecem, como  Aeon (Japão e Malásia), Carrefour (China), Central Food Retail (Tailândia), CR Vanguard (China), Cold Storage (Singapura), Dairy Farm/Wellcome (Hong Kong), Future Group (Índia), GCH Retail (Malásia), Lotte Mart (Coreia do Sul), Metro Group (China), NTUC Fairprice (Singapura), ParknShop (Hong Kong), Ranch Market (Indonésia), RT Mart (China), Spinneys (Dubai), Tesco Group Food (China & Tailândia), The Food Hall (Indonésia), Walmart (China e Índia) e Yonghui Superstores (China).

Asia Fruit Logistica

 

Asia Fruit Awards

Em parceria com a revista Asiafruit, a Asia Fruit Logistica lançou o prêmio anual Asia Fruit Awards, uma série de prêmios de prestígio, que reconhecem os melhores produtores, exportadores, campanhas e outras realizações proeminentes no negócio de frutas e vegetais frescos da Ásia.

Asia Fruit awards

O prêmio de Campanha de Marketing do Ano de 2015 foi dado a ” NOW! IN SEASON “, da Austrália, um grupo multi-mercado que promoveu as frutas australianas. A campanha, lançada em abril pelo Governo do Estado de Victoria, em parceria com Austrade and Horticulture Innovation Australia, teve uma abordagem em conjunto do setor para promover frutas australianas nos mercados asiáticos. Através de uma mistura de degustação na loja, materiais de promoção e eventos de rede, a campanha promoveu produtos sazonais australianos.

O prêmio de importador de 2015 foi dado ao grupo chinês Golden Wing Mau, devido aos progressos impressionantes feitas pelo seu negócio de importação. O prêmio de produtor Varejista do ano ficou com o produtor Pagoda da China. Tendo aberto sua primeira loja em 2001, Pagoda expandiu seu negócio agressivamente nos últimos anos e, recentemente, abriu sua milésima loja na China.

 

Balanço da última Asia Fruit Logistica

Em 2015, a feira atraiu mais de 9.200 visitantes de 70 países diferentes até o AsiaWorld Expo Center, em Hong Kong. Um recorde de público para a maior feira sobre o negócio na Ásia. Os organizadores creditam o recorde ao aumento no número de visitantes asiáticos. A China lidera, de longe, o ranking de participação, representando mais de um terço do total de visitantes, em segundo e terceiro ficando Austrália e Estados Unidos, respectivamente. 

Os visitantes da feira encontraram um espaço de exibição 30% maior que o da feira de 2014, onde 574 empresas, de 40 nacionalidades diferentes, apresentaram seus serviços e produtos. O número de empresas foi 20% superior ao de 2014. Entre os expositores, a China mais uma vez aparece na primeira posição em número, com 105 empresas, seguida de longe pela Itália, com 54 empresas apresentando seus produtos. A lista segue com Egito, Estados Unidos, Austrália e Holanda.

Embora algumas dessas nações expositoras estejam expandindo suas bases de negócio, alguns países são mais novos para os mercados asiáticos, como Malásia, Polônia e Kenya. A participação bastante representativa destes países demonstra, claramente, que o mercado asiático consegue comportar muito bem novas parcerias, e que vale a pena acompanhar este segmento.

Para maiores informações, consulte aqui o site oficial da Asia Fruit Logistica.

Fontes: Asia Fruit Logistica

Por Gustavo Massi, diretamente de São Paulo, SP, Brasil

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site


Veja Também


Deixe seu comentário