Ano Novo Chinês: a celebração mais importante da China!

De forma diferente ao Ocidente, as festividades de virada do ano para os chineses são feitas em diferentes épocas a cada ano. O Ano Novo Chinês deste ano é no dia de hoje e representa a entrada do ano novo do porco! Descubra como vai ser as festividades de 15 dias recheadas de superstições, rituais, comida e músicas típicas (a música de ano novo cantada para as crianças pode ser ouvida clicando aqui) para atrair boa sorte e prosperidade para o novo ciclo que chega aos chineses! Conheça o Ano Novo Chinês!

 

Ano Novo Chinês

 

Como vai ser celebrado o Novo Ano Chinês

Muito vermelho. A cor que você mais vai ver se você estiver na China durante um Ano Novo Chinês é com certeza a cor vermelha (com alguns detalhes em ouro). Mas principalmente vermelho. A cor traz muita sorte, então as pessoas cobrem suas casas em vermelho com papéis de parede, lençóis, cobertores, lâmpadas ou lanternas que iluminam e embelezam ainda mais as ruas pelo país inteiro. Ainda há as casas que serão decoradas com recortes de papel de frases e versos que trazem mensagens de esperança e boa sorte. As roupas têm que ser todas novas durante o Ano Novo Chinês, então a venda de sapatos e roupas para simbolizar um novo começo são os produtos mais vendidos nas lojas chinesas. Enquanto acontecem as festividades do Ano Novo Chinês, as pessoas acendem lanternas vermelhas e penduram-nas diante da porta principal durante 15 dias que são celebrados, sendo lançados fogos de artifício para espantar os maus espíritos, o azar e as más energias. Na noite da véspera, é servido o último jantar do ano no qual a família se reúne para a refeição de encerramento do ciclo anual com pratos especiais para trazer todo o tipo de sorte, riqueza e felicidade durante a última noite do ano. Os pratos que são mais feitos são os bolinhos em forma de lingotes de ouro, o peixe que representa o dinheiro, tangerinas, um prato feito a partir do arroz moti que representa a prosperidade e o macarrão que simboliza a longevidade e por fim, todas as frutas e doces são servidos em bandejas ou pratos da cor vermelhos. Depois da virada, no primeiro dia do ano, as crianças e os solteiros da casa são presenteados pela matriarca da casa com um envelope vermelho com dinheiro, sendo este ato conhecido como hong bao e representam a generosidade e o desejo de boa sorte à geração mais jovem. Vale lembrar que não vale espiar a quantia recebida, pois os envelopes só podem ser abertos depois de entrar do novo ano. Embora você não possa espiar, pode ter certeza que a quantia presenteada sempre estará de acordo com os costumes em números pares, pois os números ímpares geralmente são utilizados para as quantias de dinheiro dadas durante cerimônias funerais. O número 8 ou (八) é considerado como o número da sorte, pois é homófono ao que representa fortuna. O número seis ou liú (六) também é considerado como um número da sorte, pois também é homófono à  suave (流, liú), esperando que o novo ano suave, tranquilo, calmo.

 

Ano Novo Chinês

 

A mitologia do Novo Ano Chinês

A história que se é contada com o festival é que o Ano Novo Chinês seria um momento para se celebrar os antepassados ​​e os deuses, mas existe uma lenda que explica melhor o simbolismo da data. De acordo com a lenda, o Ano Novo Chinês começou quando uma criatura mítica chamada Nian, uma fera gigante que vive no fundo do mar ou nas montanhas e se assemelha a uma mistura entre um leão e um dragão, atacaria a aldeia e comeria as pessoas, principalmente crianças, no início de cada ano. Segundo a história contada, os aldeões tentavam se esconder todos os anos, esperando que Nian não os achassem, até que em algum determinado ano, um homem velho apareceu na aldeia e disse que tinha se cansado do Nian, então ele entrou na noite e cobriu a aldeia com papel vermelho e fogos de artifício. Os moradores da vila julgaram o homem como um louco e se mantiveram escondidos. No outro dia, quando eles voltaram para a aldeia pela manhã, descobriram que nada havia sido destruído. A população assumiu que o velho era uma espécie de divindade que tinha vindo para ensiná-los a se proteger da criatura. Logo a história se espalhou por todo o país e foi assim que se entendeu que o Nian tinha medo de barulho e da cor vermelha. Então, todos os anos, os aldeões usavam a cor vermelha, penduravam lanternas vermelhas e desencadeavam fogos de artifício para assustar o Nian.

Embora este seja a lenda que supostamente deu origem à festividade, a maioria dos costumes do Ano Novo Chinês foram se desenvolvendo para ser uma celebração que atraísse boas energias para o próximo ano e a limpeza da energia ruim do ano anterior.

 

Ano Novo Chinês

 

Superstições em família

Na noite de Ano Novo Chinês todas as portas e janelas devem estar abertas à meia-noite para deixar que o ano velho vá embora. Juntamente com isso, a casa deve estar a mais limpa possível antes do novo ciclo para literalmente limpar as más energias. No momento da virada, na China, a primeira pessoa que se encontra e as primeiras palavras ouvidas considera-se serem importantes para determinar a sorte que se irá ter ao longo do ano, por isso os chineses consideram muito importante estar em família para que as primeiras palavras da primeira pessoa sejam positivas para você. Ouvir e ver pássaros vermelhos é considerado um bom presságio. Como dito anteriormente, qualquer grande festa é um momento para estar com a família e amigos e com o Ano Novo Chinês não é diferente! Comer uma grande refeição, trocar presentes e aproveitar o tempo um com o outro são os principais objetivos! Mas não pense que somos tão diferentes, pois a experiência do jantar em família costuma ser um pouco estressante para jovens adultos, uma vez que os parentes mais velhos, muitas vezes, questionam os mais jovens sobre o trabalho e os relacionamentos. De tanto ouvir “e os namoradinhos(as)?” em mandarim, é comum para alguns jovens “contratar” uma namorada ou um namorado apenas para o festival para que eles não fiquem sozinhos.

O que achou do Novo Ano Chinês?

Deixe seu comentário sobre as lendas e superstições da principal festividade chinesa!

 

Por Lucas Fortes Mulati, diretamente de Rio Verde, GO, Brasil

Fontes: VivaMundo, Little Fox Chinese, MariaHelena, Wikipédia

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +


Veja Também


Deixe seu comentário