Dezembro 01 2018

Ano Novo Chinês: como o feriado afeta a sua importação?

Posted by Victor Fumoto

China e Brasil são países geográfica e culturalmente distantes um do outro. Isso se reflete inclusive no calendário. Os empresários brasileiros estão bem acostumados com a rotina do calendário ocidental, mas muitas vezes se esquecem que em outros países, e neste caso em particular, na China, as coisas são bem diferentes. Os chineses tem feriados que nós não temos e vice-versa, fazendo com que muitas pessoas se confundam.

O problema de não se atentar ao calendário chinês, principalmente aos feriados, é que podem causar transtornos em relação aos prazos de entrega. Então, este artigo é feito para você, empresário que busca importar da China, para que se previna e evite dores de cabeça no futuro!

 

Ano Novo Chinês e seu impacto nas importações

De todos os feriados chineses, o Ano Novo Chinês é o mais importante. Durante as comemorações, costuma-se tirar uma semana de folga do trabalho e as linhas de produção param. Muitos empresários brasileiros já sabem desse importante feriado e antecipam as suas compras, gerando um forte aumento de demanda nas fábricas chinesas, com a preocupação de que suas importações cheguem a tempo.

Por outro lado, os armadores costumam aproveitar essas datas para promover os “blank sailings”, quando há o cancelamento da viagem do navio, ocasionando uma diminuição na oferta e inflacionando os valores do frete logo após o feriado. Muitas vezes, o armador pode promover mais de uma “blank sailing” por semana. Isso faz com que haja um acúmulo de carga na origem, que não conseguem ser embarcadas antes do feriado começar, o que faz o preço do frete subir obrigatoriamente. Assim, recomenda-se fechar o valor de frete já no fim do ano, enquanto os preços estão mais em conta!

No Ano Novo Chinês, as fábricas não param com uma linha de produção na metade. Isso significa que os fornecedores chineses apenas aceitarão os pedidos que poderão ser entregues antes do feriado. Caso contrário, a produção só será iniciada após a folga. Segundo alguns especialistas em comércio exterior, o prazo caso a fábrica esteja sem acúmulo e dependendo do produto, é de 45 dias. Porém, esse período pode dobrar, já que, apesar da “Golden Week” durar oficialmente uma semana, muitas fábricas dão mais uma semana de folga, totalizando 15 dias parados. Uma outra questão é que essa janela é móvel, podendo esses 15 dias serem tirados antes ou depois do Ano Novo. Assim, para muitos empresários, de 20 de janeiro até o final de fevereiro, esse é um tempo de “stand by”, em que a maioria das fábricas param totalmente.

Um outro fator a ser considerado: não são somente as fábricas que param. Tudo para, especialmente no Ano Novo: o serviço de transporte da fábrica até o porto ou local de armazenamento, o desembaraço e o embarque no navio também param. Por isso, é altamente recomendável fazer um bom planejamento de logística antes de fazer a sua importação. 

 

ano-novo-chines-importação

Como os feriados na China podem impactar as suas importações?

 

Abaixo, trouxemos 5 dicas para ajudar o seu planejamento:

1. Programação de compra antecipada: Com a pausa de um mês em fevereiro, é preciso programar bem as importações, já que muitas empresas irão antecipar seus pedidos e o lead time de produção irá aumentar.

2. Planejamento e controle de estoque: É um período que sucede os feriados brasileiros e a redução da demanda temporária pode mascarar as necessidades de estoque.

3. Dificuldade logística: Os transportes rodoviários aos terminais e portos ficam difíceis de contratação e os armazéns têm dificuldade na estufagem dos contêineres.

4. Aumento no valor do frete internacional: pelo aumento da demanda, o valor do frete internacional aumenta. Isso deve estar no planejamento orçamentário.

5. Descompromisso do chinês na iminência do feriado: conforme o feriado se aproxima, muitos chineses ficam ansiosos e podem não tratar o embarque da carga com a mesma importância que o importador.

 

Feriados chineses de 2019

Além do Ano Novo Chinês, a China ainda conta com mais alguns feriados e datas comemorativas ao longo do ano que podem impactar a sua importação. Por isso, é essencial para todo importador conhecer o seu calendário.

Existem feriados nacionais e datas de celebração tradicionais, que não são feriados, mas não deixam de ser comemorados. Aqui, vamos focar nos feriados nacionais, que são 7 no total, pois são nestes dias em que as produções das fábricas param completamente.

 

O Ano Novo ocidental e o Chinês

Embora o Ano Novo Chinês seja bem mais comemorado do que o Ano Novo Ocidental, o dia 01 de janeiro é feriado nacional na China, no qual escolas e a maioria do comércio não funcionam.

 

O Ano Novo Chinês é o principal feriado do país. Fonte: Sputnik

 

As tradicionais e milenares celebrações do Ano Novo Chinês (春节, Chūnjié), também chamado de Festival da Primavera, são certamente as mais importantes para os chineses. A semana de comemoração do Ano Novo Chinês é uma das duas “Golden Week” ou “Semana Dourada”, que o governo chinês sancionou. Durante a Golden Week, os chineses costumam receber uma semana de folga e muitos procuram, especialmente no Ano Novo Chinês viajar para comemorar com a família, ocasionando o maior deslocamento de pessoas do mundo! Neste ano, as celebrações, que seguem o calendário lunar chinês, vão dos dias 04 a 10 de fevereiro. Segundo a tradição, 2019 será o Ano do Porco, de acordo com o zodíaco chinês.

 

Qingming

O Qingming (清明) é considerado o Dia de Finados chinês. É um feriado nacional, cujas celebrações tem origens budistas. Nesse dia, que em 2019 cai em 05 de abril, os chineses costumam ir aos cemitérios fazer a limpeza dos túmulos e prestar homenagens a seus antepassados, oferecendo incenso, comida e chá e ao mesmo tempo, pedir bênçãos para a sua família. Segundo historiadores, o Qingming, que traduzido do mandarim significa “brilho puro”, é uma data comemorada há pelo menos 2.500 anos.

 

ano novo chinês importação

O Qingming é o equivalente chinês ao nosso Dia de Finados. Fonte: The Beijinger

 

O Dia dos Trabalhadores e o Festival do Barco do Dragão

Assim como no Brasil, o 1° de maio também é um feriado nacional na China. Já o Festival do Barco do Dragão (端午节, Duānwǔ jié) também é feriado, muito ligado à mitologia chinesa, no qual o dragão é considerado uma divindade.

Nesse dia, são tradicionais as corridas de barcos em forma de dragão, que tem origem numa antiga lenda chinesa, no qual um importante poeta, diante da sua cidade estar sendo sitiada por um exército inimigo, comete suicídio afogando-se num rio. Por ser uma pessoa muito estimada, algumas haviam tentado salvá-lo com barcos, daí a origem das corridas. Também é tradicional comer zonzi (粽子), bolinhos de arroz glutinoso recheados e envoltos em folhas de bambu. Em 2019, o feriado cai no dia 07 de junho.

 

ano novo chinês importação

A corridas de barco em forma de dragão são tradicionais na China.

 

O Festival de Meio de Outono

Uma das datas mais tradicionais chinesas, perdendo apenas para o Ano Novo chinês, o Festival de Meio de Outono ( 中秋節, Zhōngqiū Jié), que também é chamado de Festival da Lua.

Como a maioria das datas comemorativas chinesas, esse feriado tem origens antigas, de mais de 2000 anos, quando nessa época do ano os agricultores se reuniam para agradecer e celebrar as colheitas, especialmente do arroz. Também é uma data para agradecer à Lua, considerada uma divindade na mitologia chinesa. É por isso que um dos pratos principais, o yuèbing (月饼), que traduzido do mandarim significa bolinho da lua. Isso deve ao formato redondo do bolinho, o qual é recheado de pasta de feijão vermelho ou de semente de lótus, e pode conter uma gema de ovo de pata. Geralmente é consumido com chá. Em 2019, o feriado cai no dia 13 de setembro.

 

ano novo chinês importação

Os bolinhos da lua não podem faltar no Festival do Meio de Outono.

 

O Dia Nacional da China

Celebrado todo ano no dia 01 de outubro, o Dia Nacional da China marca o início da segunda “Golden Week”, quando os chineses tiram uma semana de folga. Esse feriado marca o aniversário da fundação da República Popular da China e as suas celebrações incluem fogos de artifício e paradas militares.

 

ano novo chinês importação

Celebrações do Dia Nacional da China.

 

Gostou de conhecer o calendário de feriados chineses e entender o impacto do Ano Novo Chinês na sua importação? Então deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe o artigo nas suas redes sociais!

 

Fontes: Interseas; Navcargo; UNQ

Por Victor Fumoto, diretamente de Indaiatuba, SP, Brasil

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter