O Ano Novo chinês: o ano do Porco

O Ano Novo é comemorado e esperado em todo mundo. Tal data é rodeada de grande expectativas por todas as pessoas que esperam um ano cheio de prosperidade e esperança e cada região do mundo realiza uma comemoração específica repleta de suas próprias crenças e cerimônias. Assim, o Ano Novo chinês não é diferente e promete trazer diversas festividades e novas expectativas para 2019 que será considerado o ano do porco para os chineses.

 

Ano do porco
Ano Novo chinês: 2019 será o ano do porco. Fonte: Joao Bidu

 

A festividade de Ano Novo chinês não é completamente desconhecida dos brasileiros e, se faz perceber principalmente com comemoração no próprio Brasil, como a que ocorre na cidade de São Paulo na praça da Liberdade. Contudo, o Ano Novo chinês não é comemorado na mesma data e da mesma forma que tal festividade ocorre em outros países, de modo que o novo ano é determinado de acordo com o calendário lunar e conta com preparativos especiais e com a grande presença dos signos do zodíaco.

 

O Ano Novo chinês: Um signo para cada ano

O Ano Novo chinês assim como uma festividade de qualquer região do mundo, é repleto de costumes específicos e crenças  da população. Assim, entre tais especificidades está a crença nos signos do zodíaco chinês, em que há doze animais representativos.

Logo, de acordo com uma lenda antiga, Buda convidou todos os animais para uma festa de ano novo prometendo uma surpresa para cada um deles e, apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada. Dentre tais animais estão o Rato ou Camundongo; o Boi ou Búfalo; o Tigre; o Coelho; o Dragão; a Serpente ou Cobra; o Cavalo; a Cabra, Bode ou Carneiro; o Galo ou Galinha; o Macaco; o Cão; o Porco ou Javali.

Logo, com o trabalho dos animais o equilíbrio poderia ser mantido, de modo que em cada ano um animal iria trabalhar ativamente na harmonia e conversão enquanto os outros agiriam para trazer o bem de modo silencioso.

 

Ano do porco
Os doze signos chineses. Fonte:  We mystic

 

Previsões do animal do Ano Chinês 2019 – O Porco

De acordo com a cultura do país, o Ano Novo chinês de 2019 será o ano do porco e de acordo com a crença nos signos, será um ano de cuidar da saúde, aqueles entre os 12 signos que se sentem debilitados, devem focar no bem-estar. É preciso ter cuidado com a gula durante esse ano e procurar realizar alguma atividade física.

O ano do Porco é ótimo para aumentar o foco e investir na carreira. Isso porque o animal do Ano Chinês  de 2019 é capaz de ajudar em tudo que se refere ao trabalho, as relações com os colegas serão mais tranquilas e tolerantes. O comércio e a indústria serão favorecidos em 2019 e as deficiências dos anos anteriores serão preenchidas.

Na política, haverá mudança na gestão dos governos em todo o mundo. As figuras políticas que são recentemente conhecidas, irão emergir e fortalecer suas posições através de ideias inovadoras.

As relações familiares estão no centro das atenções. É um bom ano para se casar ou se ter um filho. Também é um ano marcado por festas familiares, encontros e reuniões. Já para os que estão solteiros ou no início de um relacionamento, recomendam ter cuidado para não se apegar demais até ter certeza se é isso mesmo que a pessoa deseja.

 

Finanças no ano do porco

Nesse clima de Ano Novo chinês , de acordo com as previsões o ano de 2019 não será o melhor para as finanças, é preciso estar atento, moderar despesas e limitar a generosidade com pessoas que têm problemas financeiros, se você não quiser se meter em um problema próprio. As tarefas de organização e administração das suas finanças devem ser muito bem planejadas, sendo regular com a criação de poupança e/ou liquidação de dívidas. 

O setor de negócios mais favorecidos neste período será o comércio e a indústria, bem como as atividades intelectuais. Relações de contato profissional serão essenciais para crescer na carreira neste ano. Muito diálogo e atitude positiva serão diferenciais importantes para o crescimento no campo de trabalho. Evite qualquer situação de raiva e impaciência, pois isso poderá trazer problemas futuros. O horóscopo chinês de 2019 alerta que a felicidade não residirá no dinheiro neste ano. Estamos sob o ano do porco, da alegria, do relaxamento e da segurança. Toda frustração financeira que surgir poderá ser contornada, mas a maior alegria vai estar nas pessoas, nas emoções e na conquista pessoal, não no dinheiro.

 

Ano do porco
Fonte: Alto Astral

 

Ano Novo chinês e os signos de terra

De maneira diferente da cultura ocidental, os chineses reconhecem cinco elementos que são associados aos signos: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira. Cada elemento é relacionado ao ano de nascimento, junto à sua polaridade yin ou yang. Terra é o elemento do Ano Novo Chinês de 2019 e traz energias positivas para o ano do Porco. É um elemento de intuição, organização e racionalidade. A espiritualidade, a filantropia e o ensino durante essa nova etapa serão muito importantes.

Neste ano, será um bom momento para pôr fim em relacionamentos tóxicos. Além de ser um momento para evitar ficar sozinho e estar em companhia de amigos e familiares.

Assim sendo, a comemoração do Ano Novo chinês conta, além de todas os ritos e celebrações existentes, com a esperança de um bom ano que compensará elementos que faltaram nos últimos anos e pode ser mundo positivo nos mais diversos aspectos.

 

Por Pedro Mochiatti Guijo, diretamente de Marília , SP, Brasil

Fontes  Horoscopo chinês; Astrocentro; Progresso.com

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter

 

 

 


Veja Também


Deixe seu comentário