Janeiro 07 2016

Ano do macaco no horóscopo chinês

Posted by Gabriel Condi

ano do macaco“Feliz 2016! Muita paz e saúde pra você e toda a sua família”! Com certeza, essa foi uma frase dita e ouvida repetidamente por muitos brasileiros na última virada de ano. O clima festivo, típico dessa época do ano, trouxe esperanças renovadas, de que 2016 seja um pouco melhor que 2015, e que, de verdade, possa trazer mais alegria às nossas vidas. Pois bem. Na China, o ano mais importante ainda está para começar, e não estamos falando de 2016, mas sim, do ano do macaco. Mais precisamente, o macaco de fogo!

Para os brasileiros, pode soar um pouco estranho, e talvez até hilário, comemorar um ano dedicado…ao macaco! No entanto, para os chineses, o ano do macaco que se aproxima, com início na primeira quinzena de fevereiro, vem carregado de muitas promessas e perspectivas promissoras, principalmente para quem tem ambições financeiras, para quem quer iniciar um novo negócio, ou para quem quer ampliar o próprio empreendimento.

Muito influenciados por superstições – principalmente as relacionadas ao ano novo chinês, a maior festa nacional – grande parte dos chineses se basearão no horóscopo chinês na hora de tomar decisões ao longo desse ano. Se você faz negócios com a China ou pretende começar a fazer, o ano do macaco pode influenciar suas relações com os chineses em 2016. Por isso, te recomendamos entender um pouco mais sobre ele.

 

De onde vem o ano do macaco de fogo?

O horóscopo chinês é um pouco diferente do ocidental. Enquanto o nosso tem duração de 12 meses, o chinês tem duração de 12 anos! Desse modo, no decorrer de cada ano, percorremos todos os signos do zodíaco, enquanto que os chineses celebram um animal diferente por ano. Por exemplo, este ano do macaco está substituindo o ano da cabra, que foi precedido pelo ano do cavalo, e assim por diante. Como o horóscopo chinês compreende 12 animais, cada animal é celebrado novamente 12 anos depois. De acordo com a tradição, cada um desses animais influencia nossas vidas em meses diferentes, e em horários diferentes do dia, que são:

Rato (鼠 Shǔ):  07/Dez a 05/Jan, das 11:00 pm à 1:00 am;

Boi ou Touro (牛 Niú): 06/Jan a 03/Fev, da 1:00 am às 3:00 am;

Tigre (虎 Hǔ): 04/Fev a 05/Mar, das 3:00 am às 5:00 am;

Coelho (兔 Tù): 06/Mar a 04/Abr, das 5:00 am às 7:00 am;

Dragão (龙 Lóng): 05/Abr a 04/Mai, das 7:00 am às 9:00 am;

Serpente (蛇 Shé): 05/Mai a 05/Jun, das 9:00 am às 11:00 am;

Cavalo (马 Mǎ): 06/Jun a 06/Jul, das 11:00 am à 1:00 pm;

Cabra (羊 Yáng): 07/Jul a 06/Ago, da 1:00 pm às 3:00 pm;

Macaco (猴 Hóu): 07/Ago a 07/Set, das 3:00 pm às 5:00 pm;

Galo (鸡 Jī): 08/Set a 07/Out, das 5:00 pm às 7:00 pm;

Cão (狗 Gǒu): 08/Out a 06/Nov, das 7:00 pm às 9:00 pm;

Porco (猪 Zhū): 07/Nov a 06/Dez, das 9:00 pm às 11:00 pm.

Assim sendo, você vai sofrer influência mais forte de um desses animais, dependendo do ano, do mês, do dia, e da hora em que você nasceu. E se você acha que os chineses são muito supersticiosos, ainda vem mais por aí. De acordo com a lenda, esses doze animais não foram escolhidos aleatoriamente. Buda havia convocado todos os animais para comparecer a um evento, mas somente esses doze aparecerem. Por isso, até hoje, eles continuam auxiliando os budas a controlar o universo, cada um desempenhando seu papel e sua influência distinta.

ano do macaco

 

E o fogo? De onde vem?

Todos nós estamos acostumados a ouvir falar dos quatro elementos: fogo, ar, terra e água. Estes seriam os quatro elementos que constituem tudo o que existe no universo, de acordo com a crença antiga. Entretanto, os chineses acreditam que o universo seja formado, não por quatro, mas por cinco elementos.

Supersticiosos como são, também acreditam que cada um desses cinco elementos exerce influência distinta em nossas vidas e em nossas personalidades. Os cinco elementos, e as principais características das pessoas que nascem em seus respectivos períodos são:

Madeira: pessoas em geral muito confiantes;

Fogo: pessoas com espírito de liderança;

Terra: pessoas muito objetivas;

Metal: pessoas determinadas a vencer;

Água: pessoas muito comunicativas.

No horóscopo chinês, a combinação dos doze animais com os cinco elementos gera ciclos de sessenta anos (12 x 5 = 60) que se renovam sucessivamente. Dentro de cada um desses ciclos, cada animal é combinado com um dos elementos uma vez. Por isso, apesar de termos um ano do macaco a cada doze anos, a próxima vez que teremos outro ano do macaco de fogo será apenas daqui a sessenta anos.

Seu signo no Horóscopo chinês

Graças às diferenças entre o horóscopo chinês e o ocidental, nossos signos são diferentes em cada um deles. Como afirmado anteriormente, de acordo com o horóscopo chinês, o ano, o mês, o dia e o horário em que nascemos definem, ou ao menos interferem, nas nossas personalidades e nas nossas vidas, de acordo com as principais características dos animais que nos influenciam. Para saber qual o seu signo no horóscopo chinês, incluindo o mês e dia que você nasceu, clique aqui. Para saber o que isso representa na sua personalidade e na sua vida, clique aqui.

ano do macaco

 

O que esperar do ano do macaco de fogo?

ano do macacoComo dissemos acima, apesar de, para os brasileiros, parecer um pouco estranho comemorar um ano do macaco, para os chineses isso não ocorre. Isso se dá graças a algumas diferenças culturais existentes entre os dois países. Na China, o macaco não é visto como um animal bizarro, mas sim, como um animal inteligente, esperto. Não é raro ver chineses chamando seus amigos, carinhosamente, de 猴子 (Hóuzi), que significa…macaco! E sim, quando isso acontece, os chineses realmente o fazem de um jeito carinhoso e amigável, e ninguém se ofende.

A natureza dinâmica e versátil do macaco vai influenciar bastante 2016. Os astrólogos concordam que este ano do macaco será um ano movimentado, com muitas inovações e surpresas, não importando a quantidade de feriados que ocorrerão. Muitas pessoas terão uma tendência maior a correr riscos, em todas as esferas da vida, seja no amor, na família ou no trabalho. Justamente por isso, é bom ter cautela, para evitar que riscos mal planejados causem problemas. Ambição desenfreada pode gerar resultados opostos ao esperado. A astúcia, a inteligência e a praticidade, características típicas do macaco, devem ser usadas de maneira positiva, levando em conta as pessoas ao redor, e não somente a si mesmo.

O ano do macaco também será um ano de oportunidades. Você que está planejando começar um negócio ou expandir sua empresa, este é o ano certo para você! A energia do macaco vai fazer com que muitas coisas se movam por si mesmas, o que quer dizer que um forte dinamismo estará constantemente presente em nossas vidas, levando-nos adiante, quer queiramos ou não. Além disso, 2016 será um ano de novidades, em que soluções pouco convencionais para os problemas serão observadas.

ano do macaco

No geral, o ano do macaco é um período de energias positivas e bons fluidos, que estarão frequentemente pairando no ar. Procure um novo sócio. Entre em contato com novas pessoas. Dê asas à sua imaginação na hora de resolver problemas e propor soluções. Confie no novo e no não-convencional. Entre na maré dinâmica e ativa do macaco. Arrisque mais!

Afinal, você que tem ou planeja realizar negócios com a China, pode não acreditar em horóscopo, mas ao longo de 2016, muitos chineses estarão baseando suas ações nele. Se você acha que o ano do macaco não terá nenhuma influência sobre sua vida, pelo menos poderá ter uma ideia de como os chineses irão se comportar, e assim, planejar melhor seus passos, e arriscar com mais segurança.

Um feliz 2016, e um feliz ano do macaco para todos!

 

Por Gabriel Condi, diretamente de Wuhan, Hubei, China.

 

Fontes: Horóscopo Chinês.net, livro “As religiões chinesas”

 

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook e em nosso site.