January 16 2017

Ano do Galo: o que a China espera de 2017

Posted by Camila Sakamoto

Feliz 2017! Aqui no Brasil, as comemorações já acabaram, mas, na China, a verdadeira chegada de um novo ano ainda está por vir! Isso acontece porque os chineses adotam o calendário lunar, diferentemente dos países ocidentais, e o Ano Novo Chinês não acontece no dia 1 de janeiro. Além da diferença entre as datas comemoradas, cada ano chinês é regido por um animal, que detém características específicas, que, acredita-se, influenciarão todo o período. E, em 28 de janeiro terá início o Ano do Galo! Mas você sabe o que isso significa? E como isso será capaz de influenciar os seus negócios com a China? Descubra a seguir:

 

ano do galo

O Ano Novo Chinês é o mais importante dos feriados chineses

 

Que os chineses são muito supersticiosos, todos sabem. Desde o medo excessivo do número 4 , ao famoso Feng Shui e a outros hábitos culturais bastante curiosos. Com o horóscopo, não poderia ser diferente. Na China, a influência dos diferentes signos e elementos é muito considerada, e, não é à toa que as celebrações do Ano Novo Chinês são as principais no país. A influência de cada animal sobre cada período é vista com atenção e acabam tendo consequências na maneira de se comportar dos chineses em cada ano. Assim, mesmo adotando um diferente calendário, e um diferente horóscopo, é muito importante conhecer o significado que esses fatores têm no gigante asiático, pois poderá moldar a forma de atuação de seus possíveis parceiros de negócios na China. Vamos saber o que significa o Ano do Galo, então?

 

2017: O Ano do Galo do Fogo

 

ano do galo

2017 é o Ano do Galo do Fogo na China

 

Enquanto o calendário ocidental obedece aos ciclos do sol, o calendário chinês é baseado no movimento lunar, e, por isso, o Ano Novo Chinês é comemorado no 1º dia do 1º mês lunar, e não no dia 1 de janeiro, como nos países que adotam o calendário solar. Diferentemente do zodíaco ocidental, caracterizado por uma divisão de 12 meses, a astrologia chinesa obedece a um ciclo de 12 anos, onde cada ano é regido especificamente por um dos 12 animais que representam o horóscopo chinês. São eles (em ordem): o Rato, o Boi, o Tigre, o Coelho, o Dragão, a Serpente, o Cavalo, a Cabra, o Macaco, o Galo, o Cão e o Porco. Assim, cada ciclo do zodíaco chinês sempre tem início no Ano do Rato e termina no Ano do Porco.

 

 

ano do galo

O ano determina o signo no Horóscopo Chinês

 

Há diversas lendas que dissertam sobre a origem do horóscopo chinês, bem como explicam os doze animais utilizados e sua ordem dentro do ciclo do zodíaco. Uma delas conta que Buda havia convidado para sua festa de Ano Novo todos os animais do mundo, mas apenas 12 compareceram. Assim, como forma de recompensa, Buda deu a cada animal um ano, por ordem de chegada na festa.

Cada animal apresenta características específicas, que influenciariam nos acontecimentos decorrentes a cada ano regido, bem como na personalidade das pessoas nascidas no período. Atualmente, estamos em um ciclo iniciado em 2008 (Rato) e que se finalizará em 2019 (Porco). De acordo com o horóscopo chinês, 2017 será designado como o Ano do Galo do Fogo, tendo início em 28 de janeiro de 2017 e encerrando-se em 15 de fevereiro de 2018.

No horóscopo chinês, o Galo é o décimo animal, considerado como uma figura exuberante, extravagante, que gosta de chamar a atenção. Ao mesmo tempo, ainda seria caracterizado por sua honestidade, compaixão e coragem, sendo justo, ambicioso e trabalhador. Faz ainda uma alusão ao amanhecer, ao despertar.

Por que Ano do Galo do Fogo?

 

ano do galo

2017 é o Ano do Galo associado ao elemento Fogo

 

Engana-se quem pensa que a superstição dos chineses termina apenas nos 12 animais do zodíaco. Além deles, ainda é considerada no país uma filosofia chamada de teoria dos cinco elementos, que seriam: madeira, fogo, terra, metal e água. A associação com um desses elementos também seria determinante para influenciar a personalidade das pessoas nascidas em cada período, além das tendências e previsões para cada ano. Cada elemento se apresentaria de duas maneiras: fixa e cíclica. Cada animal é ligado de maneira fixa a um dos cinco elementos existentes, o que influencia em suas características fixas. Mas, também, os cinco elementos se associariam de maneira cíclica a cada um desses animais, obedecendo os ciclos de 12 anos do horóscopo chinês. Assim, a cada 12 anos, um novo animal se repete, mas sob um diferente elemento que o anterior. Por isso, a repetição de um determinado elemento ocorre apenas no período de 60 anos (12 animais x 5 elementos). As interações entre os elementos fixos com os elementos cíclicos de cada ano também gerariam consequências sobre os períodos regidos: há elementos que apresentariam relações entre si de complicações e outras que seriam mais equilibradas.

 

Que tal um exemplo? 

2017 é o Ano do Galo do Fogo. Um novo Ano do Galo somente ocorrerá daqui a 12 anos, ou seja, em 2029, mas que será o Ano do Galo da Terra (próximo elemento depois do Fogo). Assim, um Ano do Galo exatamente no elemento Fogo, como o de 2017, somente ocorrerá daqui a 60 anos, ou seja, em 2077.O elemento Fogo traria a 2017 uma onda de entusiasmo, criatividade e paixão. Mas esse mesmo entusiasmo pode trazer mais responsabilidades do que pode-se lidar.

Ainda, o elemento fixo do Galo é o Metal. Assim, o fato de 2017 ser o Ano do Galo do Fogo também seria influenciado pela relação com o Metal. Os dois elementos teriam uma relação mais complicada, criando uma aura de hostilidade entre ambos (tal ideia é proveniente do fato de, na natureza, o fogo derreter o metal). Por isso, prevê-se que a interação das características do Galo, com seu elemento fixo Metal e o elemento cíclico do Fogo em 2017 gerará oportunidades de conflitos, mas, ao mesmo tempo, proporcionará os melhores momentos para focar em ações que beneficiem o coletivo, e não o individual.

 

Previsões para o Ano do Galo

 

ano do galo

Os chineses são muito supersticiosos

 

O que reserva o Ano do Galo? Os chineses são muito supersticiosos e o fato de o Ano Novo Chinês ser considerado o feriado mais importante do ano no país não deixa dúvidas de que essa data não somente é muito celebrada, como levada muito a sério. A associação entre o animal e os elementos é visto como algo essencial para determinar como será um ano que está por vir, e, consequentemente, moldará os comportamentos dos chineses durante esse período. Mas quais são as previsões para o Ano do Galo do Fogo na China? Confira a seguir o que lhe espera em 2017 segundo as crenças chinesas:

 

Um Ano Intempestivo?

As previsões acreditam que o Ano do Galo do Fogo de 2017 será marcado por uma forte carga de energia Yang, que pode tender a um período bem intempestivo. Haverá ainda um sentimento de compaixão no ar e aqueles que souberem encarar essa energia, canalizando-a em ações que beneficiem o coletivo – e não apenas o individual- irá se beneficiar. Assim, será o ano marcado pela cooperação, assim, procure se juntar às pessoas com quem compartilha ideais em comum, evitando conflitos desnecessários. Um dos lemas desse ano será “pensar bem antes de agir”, já que 2017 será marcado por uma tendência à impulsividade: será necessária muita análise antes da tomada de qualquer decisão.

 

Negócios: Trabalho Duro e Alianças

Na natureza, o Galo representa o animal responsável por acordar os demais diariamente, aquele que anuncia o começo de um novo dia. Assim, nesse Ano do Galo, essa simbologia poderá ser interpretada no âmbito profissional, demonstrando que apenas encontrarão sucesso em 2017 aqueles que acreditarem em seus trabalhos, que forem perseverantes e incansáveis para atingir seus objetivos. Assim, pessoas que estão trabalhando em algum projeto há tempos, alcançarão bons resultados nesse novo ano. Esse Ano do Galo do Fogo ainda será o ideal para a formação de alianças e implementar o networking, com grande tendência de empresas com propostas inovadoras prosperarem. Como o Galo tem ainda a característica de gostar de se mostrar, 2017 pode ser um bom ano para crescimento principalmente para negócios voltados à moda e a beleza.

 

Finanças: Hora de Economizar

Tanto nos negócios, quanto na vida pessoal, 2017 ainda deverá ser um ano em que a atenção com os gastos precisará ser redobrada. O Ano do Galo será caracterizado por um período que favorece o luxo, os gastos excessivos e o consumismo, o que poderá causar prejuízos financeiros e demandará muita atenção para manter o orçamento sob controle.

 

Relacionamentos: um Ano Favorável

2017 será um ano bastante propício para quem deseja começar um relacionamento, estando mais favorável o estabelecimento de casamentos e a ocorrência de gravidez, já que o Galo é considerado como um animal bastante fértil. Já no campo das amizades, será marcado por um período agitado, com festas, encontros e programas para se fazer em grupo. Conseguirá se beneficiar quem adotar uma postura mais flexível, além de mais carinhosa e interessada nas outras pessoas.

 

Política: Transparência e Diplomacia

O Galo traz consigo a característica de transparência e honestidade, o que poderá influenciar no descobrimento de escândalos de corrupção e investigações mais profundas. Aqueles que tendem a ignorar o bem coletivo buscando o benefício próprio encontrarão dificuldades durante o ano.

O Fogo ainda favorece um maior autoritarismo, decorrente da intensidade desse elemento, já o Galo é conhecido por uma aura conciliadora. As previsões apontam um período mais pacífico no mundo, quando comparado ao ano anterior, o Ano do Macaco do Fogo. Diplomacia e negociações serão as chaves para superar as dificuldades durante o Ano do Galo do Fogo.

 

Para os chineses, ainda, acredita-se que há a tendência de pouca sorte durante o ano àqueles que possuem o signo regido pelo mesmo animal do período em questão. Ou seja, para as pessoas do signo do Galo, 2017 será um ano mais difícil, caracterizado por altos e baixos, mesclando situações extremas de felicidade e angústia. Assim, os Galos – como são conhecidos aqueles que nasceram em Anos do Galo – deverão ter maior atenção e paciência nesse ano. 2017 também não seria muito favorável ao signo do Coelho, que tem um choque direto com o Galo. Já para os nascidos em anos regidos pelo Boi e o Rato, o Ano do Galo do Fogo tende a ser positivo, cheio de oportunidades (descubra seu signo e seu elemento aqui).

 

ano do galo

O vermelho é a cor predominante nas decorações do Ano Novo Chinês

 

Como é comemorado o Ano Novo Chinês?

Como dito anteriormente, o Ano Novo Chinês, também conhecido como Festival da Primavera, é a data mais importante para os chineses, bem como o mais importante feriado do ano. Essa data não é comemorada em um dia fixo, pois, na verdade, é celebrada sempre no primeiro dia do primeiro mês lunar, que modifica-se a cada ano. O início do novo ano para os chineses é também o feriado mais longo: em 2017, por exemplo, o feriado oficial do Ano do Galo do Fogo se estenderá desde a véspera, no dia 27 de janeiro, até o dia 02 de fevereiro.

Ou seja, viajar na China durante esse período demanda preparativos com bastante antecedência, pois o fluxo de pessoas no país é intenso! Há tantas pessoas viajando que os chineses batizaram como Chunyun a temporada do Festival de Primavera ou Ano Novo Lunar Chinês, que é considerada a maior migração anual de pessoas do mundo. O Chunyun nada mais é do que o período que normalmente começa 15 dias antes da chegada do Ano Novo Chinês e se estende até 25 dias depois (durando por volta de 40 dias), onde o tráfego de pessoas viajando é extremamente alto, tendo em vista a tradição dos chineses de visitar seus familiares nessa época do ano. Em 2017, espera-se que durante o Chunyun, que acontece nesse ano entre 13 de janeiro e 21 de fevereiro, ocorram, aproximadamente, 2,98 bilhões de viagens na China! Seria a maior migração da história da humanidade!

 

ano do galo

Reunir-se com familiares é uma tradição dos chineses durante o Ano Novo

Os supersticiosos chineses acreditam que um bom início é fundamental para trazer sorte ao restante do ano, por isso, essa data é tão intensamente comemorada no país com uma série de tradições. O Ano Novo Chinês é visto como um momento de reunir os parentes, e, por isso, o mais comum é que os chineses voltem a suas cidades para celebrar juntos à família o novo ano que está por vir. O jantar de véspera é considerado a refeição mais importante do ano, sendo realizado com muita comida e compartilhado por familiares.

A decoração também faz parte da tradição chinesa: você verá casas, prédios e ruas decoradas com ornamentos na cor vermelha e também com imagens do animal de cada ano. Esculturas, roupas, brinquedos e uma infinidade de objetos fazendo alusão ao Galo já são encontrados desde 2016 na China, e, no período de festividades, se expandem ainda mais ao redor do país!

ano do galo

A figura do Galo invade a China para a chegada do Ano Novo

Já a cor vermelha é considerada a oficial do Ano Novo Chinês, pois é vista como auspiciosa: faixas colocadas nas paredes e as famosas lanternas penduradas nas ruas serão todas nessa tonalidade, tudo para garantir prosperidade.

Fogos de artifícios e as conhecidas danças do dragão estão também entre as práticas mais tradicionais das celebrações de Ano Novo Chinês. Como ocorre no Natal no Ocidente, é durante o Ano Novo Chinês que as pessoas têm o costume de trocar presentes. Envelopes vermelhos com dinheiro são um dos mais comuns presentes dados, principalmente para crianças e aposentados chineses, além de ser o que os patrões geralmente dão a seus empregados.

A culinária também é especial durante essas comemorações. Comer peixes é considerado o que mais traz sorte e dinheiro para o próximo ano. Outras comidas que também são muito apreciadas durante o Ano Novo na China são os dumplings (bolinhos recheados com carne ou vegetais, envoltos em uma fina massa), rolinho primavera, bolinhos de arroz glutinoso e bolinhos de arroz doce.

Os chineses ainda têm o costume de rezar em templos, o que acreditam trazer mais calma e tranquilidade ao ano que se inicia. Mas, cuidado! Ainda há coisas que você não deve fazer nesse período!
Na China, algumas pessoas ainda acreditam que durante os três primeiros dias do ano não se deve lavar os cabelos, pois você poderia estar “lavando” também a boa sorte de você. Começar o ano também com crianças chorando seria um mau sinal para toda a família, e pedir empréstimos é algo proibido se você quiser trazer boas energias para o resto do período.

 

ano do galo

A Dança do Dragão é uma tradição durante o Ano Novo Chinês

 

Você pode não ser muito supersticioso ou acreditar na influência real do horóscopo chinês, mas conhecer o que significa o Ano do Galo para os chineses pode te ajudar a entender e até prever o comportamento de parceiros em seus negócios com a China em 2017! Agora que você já sabe o que o gigante asiático espera desse ano, prepare-se melhor  para que seus planos alcancem o sucesso esperado.

 

ano do galo

Feliz Ano do Galo para você!

 

Um excelente 2017 e um próspero Ano do Galo a você!

 

Fontes: China Highlights, UOL, The Sun, Independent,  The Sun, The Japan Times, Shanghaiist

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site