Você sabe o que é o agenciamento de cargas?

Quem trabalha com o comércio exterior sabe que há muitos processos e etapas envolvidos em toda a cadeia de operações, desde o cliente até o fornecedor. Neste artigo, vamos aprender um pouco mais sobre o agenciamento de cargas, um processo de logística bastante comum e que, ao ser bem executado, traz vantagens àqueles que desejam importar da China. Quer saber mais? Então continue lendo este artigo!

 

O agenciamento de cargas é uma parte importante do comércio internacional
Leia neste artigo sobre o que é o agenciamento de cargas. Fonte: Unsplash

 

O que é o agenciamento de cargas?

A imensa maioria das empresas que prestam o serviço de comércio exterior não são donas de meios de transporte de mercadorias, como navios. Os empresários optam por terceirizar essa parte pois não é a sua atividade-fim. Embora a ação de mover a mercadoria não seja executada diretamente pela empresa, o agenciamento de cargas é uma operação fundamental dentro da logística, sendo que muitas tradings têm o serviço de agenciamento de cargas.

O agenciamento de cargas ocorre quando há um intermediador, chamado de agente de carga, que faz a ligação entre os embarcadores e os prestadores de serviço. Nesse caso, o agente ou agenciador de carga recebe os dados da mercadoria que precisa ser embarcada, os quais precisam ser os mais detalhados possíveis, pois é com base nessas informações que o agente fará toda a rotina de embarque.

 

O que faz um agente de cargas?

O agente de cargas é uma peça fundamental no processo de comércio exterior, pois esses profissionais possuem muitos contatos próximos com operadores de cargas, transportadoras e armadores. Além disso, um bom agente de cargas já possui um bom leque de clientes, empresas que utilizam dos seus serviços para embarcar as suas mercadorias, o que possibilita ao agenciador de carga um maior poder de barganha com as empresas transportadores, justamente por haver um volume de mercadoria a ser transportada maior, o que poderia baratear os custos para os seus clientes.

 

O que faz um agente de cargas?
O agente de cargas é responsável por várias operações de logística. Fonte: Unsplash.

 

O processo de agenciamento de cargas está se modernizando. Um bom agente de cargas precisa usar as novas tecnologias para gerenciar o seu trabalho. Existe no mercado softwares que permitem a análise de rotas, custos, incidência de impostos e distâncias percorridas e identificar pontos de gargalo nos roteiros de transporte para tornar toda a logística muito mais eficiente.

Em resumo, o agente de cargas trabalha superando os desafios na distribuição, transporte, armazenamento e controle de estoques, criando projetos de logística eficientes, com uma velocidade maior e que respeitem o prazo estipulado por seus clientes.

 

Por que contratar o serviço de agenciamento de cargas?

Há vários benefícios em utilizar o serviço de um agente de cargas no seu processo de importação. Sabemos muito bem que o Brasil é um país com uma das maiores burocracias do mundo, um problema para quem faz negócios, pois isso aumenta o custo e o tempo necessário para que uma ação comercial seja realizada, uma questão que diminui imensamente a competitividade do Brasil no cenário internacional, prejudicando a retomada do crescimento de nossa economia.

Confira aqui o nosso vídeo novo sobre a importação de smartwatches!

Como já dito anteriormente, o agenciamento de cargas tem sofrido um grande processo de mudanças e evoluindo conforme o avanço das novas tecnologias ocorre, algo bem parecido com o que está acontecendo com quase todas as profissões. Além disso, essa evolução que a área de agenciamento de cargas tem experimentado aumentou o escopo de atuação de um agente de cargas, sendo que atualmente ele é responsável por cada vez mais operações dentro do setor de logística.

As principais vantagens de utilizar esse serviço são: diminuição de gastos, maior agilidade no fluxo de atividades e um planejamento de distribuição mais inteligente e econômico.

O agente de cargas tem a capacidade técnica para analisar toda a documentação, o prazo de entrega, como fazer a integração de modais de transporte diferentes, como manusear, transportar e armazenar a carga com segurança, utilizando novos recursos tecnológicos como o rastreamento de cargas via satélite. Dessa forma, o agente tem uma visão de todo em relação a todo o processo de logística e tem a visão analítica para tomar decisões de onde cortar gastos e diminuir o tempo. Há a possibilidade também do agenciador oferecer uma solução personalizada para o cliente, levando em conta o tamanho da empresa, tipos de carga, rapidez do modal de transporte, dentre outras necessidades da empresa contratante.

Em relação à agilidade no fluxo de atividades, contratar um serviço de agenciamento de cargas facilita na elaboração de um planejamento com o objetivo de gerar o mínimo de custos possível.

Ter um roteiro de distribuição inteligente, que considera qual o melhor modal de transporte para satisfazer às necessidades do cliente e de sua mercadoria faz com que todo o processo de logística seja mais produtivo, isto é, cumprindo o objetivo definido pelo cliente no menor tempo possível e com o menor desperdício de dinheiro.

 

Quais os cuidados na hora de contratar um agente de cargas?

Verifique antes de contratar esse serviço alguns pontos importantes: pesquisar a reputação do agente ou da empresa que presta esse serviço; saber quem são as empresas utilizadas para fazer o transporte; comparar o valor da comissão ao praticado no mercado.

 

O agenciamento de cargas pode trazer muitas vantagens ao seu negócio.
Pesquise informações sobre o seu agente de cargas. Fonte: Unsplash.

 

Está muito claro que o agenciamento de cargas é um serviço indispensável para as operações de comércio exterior. E aí, a sua empresa já utiliza?

 

Por Victor Fumoto, diretamente de Indaiatuba, SP.

Fontes: Ibid, Cargobr, Conteflex.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário