Outubro 31 2018

A importância do controle de qualidade antes de importar

Posted by Victor Fumoto

Você sabe o que é controle de qualidade? Tal qual o seguro de um carro zero que você acabou de comprar a inspeção de qualidade durante e pós-produção se mantém como a sua maneira de garantir que o seu produto chegará exatamente da forma que você planejou. Quando sua empresa decide por adquirir este “seguro” o risco de ter problemas na chegada da mercadoria é quase nulo, e comparando os preços é possível perceber um serviço controle de qualidade na China ou Ásia antes do embarque tem um valor muito pequeno se comparado ao risco do custo de ter um lote com problemas. Por mais que seus fornecedores ofereçam garantia ou sejam conhecidos, uma vez que os custos de frete e importação caso haja problemas serão direcionados a você e sua empresa!  Como é dito no ditado “é melhor prevenir que remediar” e é justamente da importância de se preparar e sempre manter um controle de qualidade adequado na confecção dos seus produtos, porque afinal seu negócio nunca pode estar disposto a comprometer seus lucros. Conheça à fundo a importante tarefa de realizar o controle de qualidade na mercadoria antes de dar OK na sua importação!

 

 

Controle de qualidade

Image by China Logistic.

 

Como se fazer um Controle de qualidade

Quando uma empresa decide por tratar sobre a questão do controle de qualidade, considera-se qual a taxa padrão de defeito que o seu produto tem no mercado e como tal padrão pode oscilar. A variação também pode variar de acordo com o produto, sendo possível colocar uma taxa de defeito entre 1% a 3% como razoável. Essa questão deve ser negociada já desde o início, para deixar bem claro ao seu fornecedor o que você quer. Se o produto que deseja comprar for de alta qualidade, o tempo é principal chave para o sucesso, por isso estime o tempo suficiente para que seu fornecedor possa fazê-lo bem e apenas uma vez, já que os custos são muito mais altos! Uma outra forma de negociar um produto com uma qualidade melhor é estabelecer materiais de qualidade equivalente, se mantendo, por fim sempre inspecionando os produtos já feitos e a fábrica em si. Lembre-se: só se concentram nos preços baixos juntamente com seu gerente de negociação, não percebendo que não houve uma real aproximação com as empresas chinesas, pode custar muito mais caro do que o esperado! As negociações para a melhora do controle de qualidade da China têm prioridade e devem ser feitas o quanto antes. Sei que parece tentador não exigir tais verificações de qualidade, não somente pelo preço, mas também pela velocidade em que é feita a produção de baixo custo, mas é possível (e necessário) organização para esta atividade, sendo possível ser tão rápidos e alcançar lucros tão grandes mantendo a segurança da sua produção e evitando prejuízos. Uma solução para tal situação é que se envie inspetores diretamente às fábricas para que esses possam negociar e assim os próprios fornecedores seriam obrigados a mudar de atitude na produção. O investimento no controle de qualidade e nos processos de produção, para as fabricantes chinesas, é um processo por si só complexo e por isso diminuir as barreiras geográficas e conversar pessoalmente com os fornecedores é a melhor forma de estabelecer um acordo no qual ninguém perca a vantagem próprias e da mesma forma se estabelece uma parceria internacional.

 

 

Administração Estatal de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena Chinesa (AQSIQ)

É igualmente importante estar atento aos regulamentos relativos ao controle de qualidade dos produtos vindos da China, como maior país exportador do mundo. Com isso, fica claro o grande desafio chinês para manter a qualidade frente à produção de baixo custo. Tal dificuldade culminou em um péssimo cenário de revolta dos consumidores onde punições muito rigorosas e diversas com o foco na pirataria, falsificação e contaminação tiveram que ser tomadas. Mais do que punir, a China necessariamente precisava se esforçar para superar sua fama de fabricante de produtos de má qualidade. Dessa forma nasceu a AQSIQ (Administração Estatal de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena Chinesa) que é basicamente responsável pela inspeção nacional de importação e exportação estando presentes em todas as províncias portuárias, regiões autônomas e municípios chineses, a partir das suas afiliadas CIQ (China Inspection and Quarantine), que são responsáveis pela gestão da área de inspeção de commodities de importação e exportação, regulamentando-a de acordo. No seguinte link é possível ler todas as diretrizes atuais do CIQ, abordando os principais diretórios do órgão, como ele se regulamenta para exportação e como é diferente para a importação. É de extrema importância que se leia tal regulamento antes de importar da China, principalmente efetuando o controle de qualidade.

 

 

Conheça os serviços da China Link!

Nós da China Link Trading possuímos um departamento específico de controle de qualidade com os melhores inspetores que sua linha de produtos poderia pedir. Oferecemos serviços que contemplam relatórios completos em português, inspeção especializada para seu tipo de produto, testes laboratoriais e elétricos e por fim custo único para qualquer local na China! Você pode ter ainda mais informações consultando você mesmo na página ou vendo nosso vídeo sobre o tema, é só escolher!

E então? Restou alguma dúvida sobre controle de qualidade? Comenta aí!

 

Por Lucas Fortes Mulati, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: AQSIQ

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter