A educação chinesa – China Link Blog de Importação

“Enquanto você está na internet tem um chinês estudando”, quem nunca ouviu essa expressão? Para entender melhor o significado dela, este artigo tratará um pouco sobre a formação educacional chinesa, tento com intuito final conhecer mais sobre os valores chineses.

A educação chinesa é um reflexo claro de sua cultura, história, política e de suas aspirações. Com o maior contingente populacional do mundo, as salas de aulas chinesas possuem entre 40 e 50 alunos, onde o pragmatismo é bem trabalhado. Historicamente a China não possuía professores bem formados, portanto nos últimos anos, visando o bom desenvolvimento do país algumas políticas foram adotadas, como a valorização do professor em detrimento de funcionários administrativos públicos e bonificação para aqueles cujos alunos tiveram um bom rendimento nas avaliações nacionais e internacionais.

Xangai ficou com o primeiro lugar do mundo no último Pisa (Programme for Internacional Student Assessment – o maior teste de aproveitamento escolar mundial realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mostrando que nos últimos dez anos sua formação educacional em relação ao restante do mundo pode ser considerada de qualidade. Entretanto, muitos especialistas acham a educação chinesa doutrinadora, além de não incentivar a criação.

Porém, afirmações como estas podem ser desmitificadas quando se volta o olhar para a abertura ao mundo que a China vem trabalhando em diversos setores. Ainda possuindo como exemplo as regiões urbanas da China, muitos de seus profissionais que lecionam no setor educacional passam temporadas de estudo em universidades nacionais e no exterior, na busca por novidades e conhecimento avançado, diversificando o material didático a ser trabalhado. Contudo, estas afirmações podem ser favoravelmente questionadas quanto à institucionalização da educação pelo poder público.

Em relação ao Brasil, podemos dizer que na China os seus funcionários são bem mais valorizados e que a educação não é uma empresa que visa o lucro. Certo que para atender o crescimento do país prioriza-se a formação de profissionais em certas áreas, mas primeiramente eles visão educar sua população como chineses conhecedores de sua história e de suas prioridades com o futuro glorioso do mesmo.

Segundo o Ministério da Educação da República Popular da China, o ensino superior na China tem desempenhado um papel importante no seu crescimento econômico, no progresso científico e no desenvolvimento social, formando em grande escala talentos e especialistas avançados para a construção da modernização socialista.

Por fim, pode-se dizer que a educação na China vem se atualizando devido ao seu novo papel mundial, porém ela não deixou de priorizar a sua qualidade e a sua tradição.

Taiame-souza  Por Taiame Souza – Direto de São José dos Campos/Brasil
www.chinalinktrading.com
  Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.

 


Veja Também


Deixe seu comentário