March 05 2018

7 principais tipos de produtos que são importados pela China

Posted by Victor Fumoto

Quando nos referimos à China e seu mercado, logo pensamos nos baixíssimos preços de seus produtos. Isso acaba caracterizando o país como nada menos que o maior vendedor do mundo, dada sua gigantesca escala de exportação. No entanto, a imensa exportação chinesa não anula o fato de que a China é também uma grande compradora de todo o mundo. Se atentar aos principais produtos importados pela China pode ser significativo para quem busca oportunidades diversas de exportar seus produtos, se estas forem combinadas com boas porções de investimento, mas, principalmente, porções de criatividade e coragem, por, literalmente, nadar contra uma grande corrente. Dessa forma, neste artigo, analisaremos as taxas de importações chinesas em seus 7 principais tipos de produtos.

 

Importados pela China

Confira os principais produtos importados pela China!

 

7 – Veículos terrestres, de todos os tipos, importados pela China (SH ou NCM ’87)

Entre os principais produtos importados pela China se encontram toda a gama de veículos terrestres, englobando também veículos como tratores e acessórios, embora os próprios chineses produzam massivamente seus próprios veículos nacionais – fato que se repete constantemente em diversos países de todo o mundo.

 

Importados pela China

Em 2014, o seguimento alcançou 4,16% de toda a importação do país

 

O código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), ou SH (Sistema Harmonizado, que corresponde aos códigos em escala global), de tal seguimento inicia-se pelo número 87 e é um dos mais regulares nos índices de importação chinesa, sendo responsável por uma média de 4,16% dos trilhões de dólares em compras chinesas entre os anos de 2012 até 2016. Tais números explicam quão abissais são as dimensões que são capazes de ser atingidas pelo mercado chinês, uma vez que, em 2017, após um crescimento de 3% em relação ao ano anterior, foram comercializados 28.878.900 de automóveis novos no país, número que corresponde a mais de 13 vezes o total comercializado no Brasil no mesmo ano (2.172.235).

 

6 – Pérolas e metais preciosos (SH ou NCM ’71)

Diferentemente do grupamento de produtos citado acima, os produtos, cujos códigos SH ou NCM são iniciados pelo número 71, tiveram uma trajetória bem diferente e foram ganhando espaço na agenda de importados pela China.

 

Importados pela China

Segmento foi o que mais se expandiu entre os produtos importados pela China nos últimos 5 anos

 

O grupo, que compreende pérolas naturais ou cultivadas, assim como pedras preciosas ou semipreciosas e semelhantes, metais preciosos, bijuterias em geral e também moedas, obteve um impressionante crescimento nos últimos cinco anos, uma vez que saltaram de apenas 0,7% das importações, em 2012, para 5,7% em 2015, sendo a seção que mais se expandiu entre os produtos importados pela China citados neste texto.  Tal expansão é consequência da valorização dos artigos de luxo pelos chineses, tal qual a indústria dos produtos de beleza e roupas.

 

5 – Aparelhos ópticos e médico-cirúrgicos importados pela China (SH ou NCM ’90)

 

Importados pela China

O grupamento de produtos com código SH ou NCM 90 incorpora a mais estável das importações feitas pela China

 

Instrumentos de precisão cirúrgica, como os que compõem o gamado de acessórios utilizados nos postos de saúde e hospitais, juntamente com aparelhos ópticos, tanto de fotografia como cinematografia, incorporam o mais estável dos itens citados neste texto que são importados pela China, mantendo, entre os anos de 2012 e 2016, a porcentagem de quase 6% de todo o valor dos produtos adquiridos fora do país, demonstrando uma sólida necessidade de tais artigos por parte da população chinesa.

 

4 – Minérios aos montes (SH ou NCM ’26)

Embora as importações de minério de ferro pela China tenham caído significativamente durante os últimos anos, a necessidade do país mais populoso do mundo pela importação de minérios e escórias ainda se demonstra como uma das principais, representando recordes, segundo dados alfandegários.

 

Importados pela China

Entre os anos de 2012 e 2016, esta importação caiu 29,45%, ou US$ 39.248.925.000,00

 

As importações em dezembro caíram para 84,14 milhões de toneladas, contra 94,54 milhões em novembro. Já o acumulado do ano de tais importações equivalem a 5%, ultrapassando o recorde pelo segundo ano seguido, com simplesmente 1,075 bilhão de toneladas de minérios! A importação aos montes dos minérios correspondeu, no ano de 2016, a 5,9% de todos os produtos importados pela China, sendo que, 5 anos antes, tal taxa equivalia a 7,3%!

 

3 – Caldeiras, reatores nucleares e aparelhos mecânicos (SH ou NCM ’84)

Todos os maquinários que empregam uma função de siderurgia e moimento de qualquer tipo de planta ou semestre, juntamente com os aparelhos mecânicos que incorporam o manuseio destas máquinas, fazem parte do terceiro tipo de produtos mais importados pela China e, com certeza, um dos mais rentáveis, tanto para os chineses, que investem tal dinheiro, como para o vendedor!

 

Importados pela China

As importações chinesas destinadas a tal seguimento investiram 18,2 bilhões de dólares

 

Houve uma queda considerável nos últimos anos, igualmente ao tópico anterior, porém, mesmo assim, essa gama de produtos compreende 9,2% dos 1,5 trilhões de dólares estadunidenses em produtos importados por todos os chineses, ou 14,76 bilhões de dólares, apenas no ano de 2016! Esse número foi ainda maior no ano de 2012, quando 10% das importações chinesas foram destinadas a tal seguimento, investindo 18,2 bilhões de dólares!

 

2 – Combustíveis minerais, óleos e produtos de sua destilação (SH ou NCM ’27)

Tal tipo de importação é a mais comum entre todos os países e não teria como ser diferente entre os produtos importados pela China, uma vez que os combustíveis minerais, juntamente com óleos e os produtos resultantes de sua destilação, são tão necessários à produção de todo o país, sendo, de fato, ainda o único combustível que faz as engrenagens dos países rodarem! Entretanto, os últimos anos demonstram uma queda de 17,6% para 11,1% das importações do tipo pelos chineses, demonstrando que o país tenta, cada vez mais, ver-se independente da utilização de combustíveis de outros países, economizando cerca de 136 bilhões de dólares estadunidenses!

 

1 – Máquinas e aparelhos eletrônicos (SH ou NCM ’85)

Por mais estranho que possa parecer, justamente o principal tipo de produto importado pela China é o que se destaca, grandemente, como uma das principais produções do país! Os produtos que se encaixam na SH ou NCM ’85 são todos os tipos de aparelhos eletrônicos, como celulares, máquinas, aparelhos de gravação ou de reprodução de som, aparelhos de gravação ou de reprodução de imagens, de som em televisão, somados a todas as suas partes e acessórios.

 

Importados pela China

Os chineses compraram 41,287 bilhões de dólares de fontes não nacionais no ano de 2016

 

Tais produtos representavam 20,1% dos produtos importados pelos chineses no ano de 2012, o que equivalia a assombrosos 38 bilhões 152 milhões de dólares estadunidense! Esse número pode parecer gigantesco, mas fica ainda menor quando comparado ao dado do ano de 2016 quando, apenas em tal seguimento, os chineses compraram 41 bilhões 287 milhões de dólares de fontes não nacionais, sendo equivalente a 26,1% de todos os produtos importados pela China!

E aí, o que achou? Teve alguma ideia do que pode ser importado pela China?

Para ficar por dentro das notícias sobre a China e saber tudo sobre importação, fique ligado no blog! 
 

 Por Lucas Fortes Mulati, diretamente de Rio Verde, GO, Brasil

Fontes: TradeMap, Invest & Export Brasil, Motor1, Extra

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +